Quem é o chefe da quadrilha
Extraído do Blogo de jornalista Josias de Souza, Folha on line, em 14.04.2006
Dirceu foi a Itamar como enviado de Lula
Ao visitar o ex-presidente Itamar Franco (PMDB) em Juiz de Fora (MG), o deputado cassado José Dirceu (PT-SP) cumpriu uma missão que lhe foi atribuída pelo presidente da República. Depois de uma série de conversas por telefone, Lula e Dirceu tiveram um encontro reservado no último dia 5 de abril, uma quarta-feira. O presidente incumbiu o ex-chefe da Casa Civil de defender os seus interesses junto ao PMDB.
Dirceu esteve em Brasília no mesmo dia em que a CPI dos Correios aprovou o seu relatório final. Seis dias antes, o Ministério Público encaminhara ao STF a mega-denúncia em que Dirceu figura como chefe da “quadrilha” do mensalão. Sem saber da nova encrenca, o ex-homem forte do governo discutiu com colegas de partido o plano para retirar o seu nome do rol de indiciados da CPI. A estratégia, como se sabe, malogrou.
Na mesma data, Dirceu esteve com Lula. Conversaram por quase duas horas. O presidente pediu ao ex-auxiliar que acionasse os seus contatos no PMDB. Lula ainda acalenta o sonho de formalizar uma aliança com os peemedebistas. Mantém de pé a oferta da candidatura ao posto de vice-presidente.
Se a parceria em primeiro turno mostrar-se inviável, Lula quer melar a candidatura de Anthony Garotinho. Prefere que o PMDB participe das eleições sem candidato ao Planalto. Imagina que, com Garotinho fora do páreo, crescem as suas chances de vencer as eleições em primeiro turno.
Por ora, Dirceu não revelou nem aos amigos mais chegados o teor de sua conversa com Itamar. De modo que não se sabe o que o emissário de Lula ofereceu ao ex-presidente. De concreto, sabe-se apenas que o grupo de Garotinho enxergou as digitais de Dirceu no anúncio da candidatura presidencial de Itamar.
Os partidários do ex-governador do Rio suspeitam que Itamar tenha entrado no jogo apenas para tumultuar o já conflagrado ambiente do PMDB. Na última hora, abandonaria a candidatura presidencial e concorreria a uma cadeira no Senado.
No encontro com Dirceu, desconfia o grupo de Garotinho, Itamar teria sido sondado para compor a chapa de Lula como candidato a vice. E teria respondido que prefere que Lula confirme o atual vice-presidente José Alencar como seu companheiro de chapa em 2006, evitando que o dono da Coteminas dispute com ele a cadeira de senador por Minas Gerais.
José Dirceu foi a Minas Gerais a bordo de uma aeronave particular, o jatinho Citation 500 PT-WBY. Contou a um amigo que o avião pertence a um “cliente”, que o teria contratado para prestar um “serviço de consultoria.” Disse ter voado a Belo Horizonte a trabalho. A caminho da capital mineira, aproveitou para pousar na Juiz de Fora de Itamar. De olho na movimentação de Dirceu, a oposição investiga o nome do dono do avião e o custo da viagem.
Comentário do Blog:
Ora veja, Dirceu não foi denunciado como chefe da quadrilha pelo MP, mas mesmo assim o Presidente da Rerpública ainda lhe atribui missões, ainda mantém longas coversas, ainda divide com o mesmo os planos políticos e de governo.
A Pergunta que não quer calar:
Se Lula fosse candidato a síndico do seu prédio, voçê votaria nele?
Se o Síndico de seu prédio continuasse a se reunir com um empregado que estava denunciado por diversos crimes contra a adminsitração do condomínio, voçê já não teria esquentado a orelha do tal síndico usando bruscamente sua palma da mão.
Neste país quem primeiro tem que ter aula de étivca e de moral é a classe média, os formadores de opinião, para que se depois se ensine ao povo.
A tolerancia com o crime, a bandidagem, o cinismo é da elite e não do povo, que está muito ocupado em cuidar de sua sobrevivência imediata.
sexta-feira, abril 14, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário