Mostrando postagens com marcador Bahia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bahia. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, junho 08, 2012

MPF recomenda à Marinha medidas para 'coibir' repressão a quilombolas-08/06/2012

Procuradoria proíbe qualquer tipo de coação moral ou física aos residentes.

Marinha disputa posse do território ocupado pelos quilombolas na Justiça.
As denúncias de repressão contra os residentes do quilombo Rio dos Macacos, território situado perto da Base Naval de Aratu, entre as cidades de Salvador e Simões Filho, são focos de ação do Ministério Público Federal (MPF-BA). A Procuradoria direcionou recomendação ao Comando do 2º Distrito Naval da Marinha no dia 1° de junho, com o intuito de coibir "constrangimento físico e moral" aos remanescentes de escravos. A Marinha, que disputa a posse do território na Justiça, tem 15 dias para se posicionar acerca das providências que serão tomadas.

A abertura da representação, assinada pelos procuradores Ovídio Augusto Amoedo Machado e Melina Flores, foi motivada pelas denúncias recebidas pelo órgão e noticiadas na imprensa. No entanto, teve como base um inquérito civil que apura ato de improbidade administrativa feito por militares contra os moradores.
A recomendação prevê que o comandante seja responsável pela tomada de três providências. A primeira aborda a proibição de qualquer tipo de coação física ou moral e adverte que cabe à Justiça resolver o impasse, "a quem compete, exclusivamente, e por meios de seus servidores próprios, executar e fazer cumprir o que for decidido".

Em seguida, os procuradores solicitam que o órgão militar "exerça o controle e a fiscalização efetiva dos atos praticados por oficiais subordinados" e que repreenda qualquer tipo de "prática arbitrária ou agressiva" com medidas disciplinares. E, por fim, recomenda à Marinha que informe ao MPF a ocorrência dos fatos ilícitos.
Há registro de que mais de 200 famílias moram no local, ocupadas pelos quilombolas há cerca de 230 anos. Há uma Ação Reivindicatória, impetrada pela Marinha na 10ª Vara Federal Cível na Bahia, solicitando a reintegração de posse para fins militares. A execução da reintegração seria executada em março deste ano, mas foi suspensa por ordem do governo federal. O órgão militar relata que a suspensão da ação ocorreu com o propósito de "assegurar a conclusão da articulação com as esferas e instâncias do governo responsáveis por uma retirada pacífica, com realocação segura dos réus". Na ocasião, movimentos sociais afirmaram que a comunidade não teve defesa na ação.


'Vivemos em guerra'

O G1 conversou no fim do mês de maio com a líder comunitária Rosimeire Silva dos Santos, que narrou o tratamento realizado pelos militares aos moradores. Na ocasião, houve um conflito entre as partes, depois que a Marinha entrou no território para impedir a reconstrução de uma casa de barro que havia sido destruída pela chuva.
"Passamos a noite toda vigiados. Hoje já entrou um camburão. Na madrugada, passaram em frente à casa de meu irmão. Estão dentro do mato. A gente não sabe se vai sair vivo ou morto. Vivemos em guerra, a escola das crianças é arma na cabeça. Tenho muitas balas aqui que guardei", disse ela, que é mãe de quatro filhas. Segundo conta, os militares que cercaram o quilombo utilizaram violência, prática que denuncia ser constante.
"Chegaram com fuzis, metralhadoras e duas caixas de granadas, pelo que viram e me disseram, porque não entendo de arma. Nossos filhos, que correram para abraçar a gente, eles empurraram. Apontaram a arma [contra a criança], mas depois mandaram se retirar. Pisaram em uma senhora, colocaram arma na barriga de minha irmã", afirma Rosimeire. A Marinha do Brasil nega a versão de que fuzileiros navais tenham estado "dentro" da comunidade no período da madrugada. Afirma ainda que é comum o trânsito de militares armados por se tratar de área militar.
As defensorias públicas estadual e federal, além de movimentos sociais, atuam para resolver o impasse, porque existe uma ordem judicial que proíbe qualquer obra no local, segundo relatou a defensora estadual Fabiana Almeida.

Antiga fazenda
Em março, Vilma Reis, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia (CDCN-BA), explicou ao G1 que a área em que hoje vivem as famílias de quilombolas era fazenda há 238 anos. Segundo ela, em 1972 foram retiradas do local 57 famílias, época em que a Vila Naval foi construída. "Até hoje essas famílias expulsas estão encostadas no muro, porque nunca perderam o vínculo com a comunidade", disse.
Vilma Reis retrata que a fazenda pertencia à família Martins, por décadas dona de grande parte do território do recôncavo baiano, mas que abdicou da propriedade de São Tomé de Paripe com a decadência do açúcar. "Foram se envolver em outras atividades, mas os quilombolas permaneceram no local. Se for lá, ainda vê os restos de fazenda, das correntes e de todo o material que servia para a tortura [dos escravos]. O laudo da Marinha mostra totalmente o contrário", descreve.
Fonte;globo.com

STF considera 'incabível' recurso da Bahia sobre salários de professores-08/06/2012

Recurso pedia suspensão de liminar de determinava pagamento de salários.

Professores da rede estadual estão em greve há 59 dias em todo o estado.
O presidente Carlos Ayres Britto, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento ao recurso de suspensão de liminar, impetrado pelo Governo da Bahia, que almejava anular a ordem do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) sobre o pagamento dos salários dos professores estaduais. A categoria está em greve há 59 dias em campanha por reajuste salarial.

A posição do Supremo foi proferida nesta sexta-feira (8) e deve ser publicada no Diário Oficial de Justiça no início da próxima semana. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o recurso foi considerado "incabível", por isso, o mérito não será apreciado pela Corte. "É um balsâmo, alivia muito e dá mais gás ao movimento. Depois de meses de salários confiscados, o Supremo dá um presente desses antes do dia dos namorados", comemora o presidente do sindicato da categoria (APLB), Rui Oliveira.
O corte nos pontos dos profissionais grevistas foi comunicado às 33 diretorias regionais, na capital e no interior do estado, no dia 18 de abril. A medida foi baseada, segundo a secretaria de Educação, na decisão do próprio TJ-BA, que determinou a ilegalidade do movimento grevista. No recurso acerca do pagamento dos salários, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) argumentou que pagar salários vai de encontro com a declaração de ilegalidade afirmada pela Justiça baiana.
Negociação
Representantes do sindicato dos professores estaduais (APLB) se reuniram nesta sexta-feira (8) com o arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, na Residencia Episcopal, em Salvador, para abordar medidas que ajudem a por fim à greve no ensino público. O secretário-geral da APLB, Claudemir Nonato, afirma a categoria fez dois pedidos ao líder católico.
"Primeiro, queremos que ele tente com o governo um possível diálogo, para que possa sentar e discutir o fim da greve. Segundo, queremos que o governo apresente para a categoria a proposta que foi feita à imprensa, de forma escrita", explica o sindicalista. A proposta do governo foi foco de uma reunião entre o sindicato, a secretaria de Administração e o Ministerio Público Estadual. Na ocasião, os sindicalistas discordaram do apresentado.
Claudemir Nonato afirma ainda que o movimento está disposto a abdicar de atuais exigências no sentido de retomar as atividades o mais breve possível. Por isso, o comando de greve se reúne no sábado (9) para elaborar uma contraproposta, que será apresentada aos professores na assembleia marcada para as 9h do dia 12 de junho (terça-feira). A contraproposta, segundo ele, tem como base a do governo. "Vamos nos reunir de antemão e formular a contraproposta", diz.
Proposta
A proposta feita pelo governo prevê reajuste salarial de 22% para aqueles professores que não têm ensino superior. Outros professores teriam os 6,5% aprovados na Assembleia Legislativa da Bahia, além de dois avanços, de 7 a 7,5%, nos meses de novembro deste ano e abril de 2013, respectivamente. O total seria de 22% para os professores que estão em atividade. No entanto, para ter direito ao aumento, os professores teriam que ter presença regular em cursos de qualificação promovidos pelo governo.
"Ela vai atingir 90% a 100% de quem está na ativa. Não estamos falando de provas, nós estamos falando de cursos de qualificação. Ninguém tem que fazer prova, tem que estar presente no curso, se qualificou para poder fazer jus a uma promoção", explica o governador Jaques Wagner.

O sindicato aponta, por outro lado, que a proposta não contempla os professores aposentados, em licença médica e estágio probatório. Afirma ainda que o governo estaria colocando cursos de qualificação no lugar da prova de desempenho, avaliação feita todos os anos, que concede avanços na carreira e aumento de salários a um número limitado de professores.
A categoria insiste na exigência do cumprimento do acordo de novembro de 2011, indicando que o governo se comprometeu a dar a todos os professores reajuste de 22,22%, estabelecido pelo Ministério da Educação como piso nacional do magistério. "Entedemos que não é preciso ter esse caráter [a promoção]. Que pode ser feito de forma automática, sem curso, sem nenhuma restrição", opina Marlene Betros, vice-coordenadora da APLB.
Movimento grevista
Os professores pediram reajuste de 22,22%. Eles alegam que o governo fez acordo com a categoria, em novembro do ano passado, que garantia os valores do piso nacional, e depois ignorou o acordo mandando para a Assembleia um projeto de lei com valores menores. No dia 25 de abril, os deputados aprovaram o projeto enviado pelo executivo que garante o piso nacional a mais de cinco mil professores de nível médio. Na última terça-feira (29), conseguiram uma liminar da Justiça que determina o pagamento dos sálarios do mês de abril e maio, que estavam suspensos. O Governo da Bahia informou que iria recorrer da decisão.
fonmte; globo.com

Governo da Bahia e empresa negam plágio em estudo ambiental-07/06/2012

O governo da Bahia e a Hydros Engenharia e Planejamento negaram a existência de plágio no estudo de impacto ambiental do Porto Sul, complexo portuário de R$ 3,5 bilhões projetado para Ilhéus (BA).

Eles disseram que o estudo cita explicitamente os autores e que trechos sem aspas e sem referências foram corrigidos.
O Ministério Público Federal havia aberto investigação sobre a suspeita de plágio nos estudos do empreendimento, cuja construção tem valor estimado em R$ 3,5 bilhões
Com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e da iniciativa privada, a construção do porto é uma das principais promessas de campanha do governador Jaques Wagner (PT).

Segundo a Procuradoria, parágrafos inteiros do estudo de impacto ambiental, apresentado como inédito e específico do empreendimento, são idênticos ao de artigo científico publicado em 2007 por dois pesquisadores da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), na Bahia.
Em nota, o governo disse que o suposto plágio está em trechos de um estudo de autoria da consultoria ICON - Instituto de Conhecimento que diz explicitamente quem os realizou. "São citados os nomes de quem se queixa e de outras entidades."
A nota diz que a "identificação de trechos sem aspas e sem referência já foram objeto de correção nos estudos complementares coordenados pela empresa contratada pelo Estado, inclusive seguindo orientação do Ibama".
Segundo o governo, a equipe técnica que realizou os estudos ambientais é formada por profissionais com experiência e responsabilidade técnica, e que parte deles são professores universitários e profissionais seniores.
A Hydros, empresa responsável pelos estudos, disse que "houve a expressa citação do nome do denunciante no texto e nas suas referências bibliográficas, em respeito aos seus direitos autorais".
Por meio de nota, a empresa disse também que, "considerando nota técnica do Ibama de 2 de fevereiro de 2012, o consórcio realizou nova formatação do texto e procedeu revisão das citações e referências bibliográficas utilizadas, contempladas nos estudos complementares a serem entregues ao Ibama".
Fonte: folha online

sábado, dezembro 31, 2011

João Pereira dos Santos (1917-2011) - João Pequeno, mestre da capoeira -18/12/2011

Em Mata de São João (BA), João Pereira dos Santos ganhou o apelido de João Carvão devido à atividade que exercia: a de carvoeiro. Lá, também trabalhou como chamador de boi e agricultor.
Já em Salvador, para onde se mudou aos 25 anos, ganhou outra alcunha, que não tinha nada a ver com suas atividades de cobrador de bonde e de servente de pedreiro.

No grupo de capoeira de mestre Pastinha, que passou a frequentar, existiam dois Joões. Um ficou sendo o João Grande; ele, o João Pequeno.
Filho de uma ceramista e de um vaqueiro, nasceu em Araci (BA), de onde saiu em 1934 fugindo da seca.
O primeiro contato com a capoeira foi ainda no interior, aos 15. Mas só foi se aprimorar mesmo na capital. Por causa do estilo "rasteiro", era descrito como "cobra mansa". Já o xará, João Grande, era chamado de "gavião".
Em 1982, abriu no forte de Santo Antônio Além do Carmo um centro de capoeira angola em memória de Pastinha, morto um ano antes.
O capoeirista nunca parou de se dedicar ao centro esportivo, conta a neta Cristiane (ou professora Nani de João Pequeno). Mas como morava na periferia e não tinha carro, criou também um projeto em casa, para ensinar as crianças da comunidade.
Alegre, segundo a família, no fim das rodas perguntava: "Não vai ter samba não?". Frequentador da igreja Universal, não bebia, não fumava e não gostava de televisão.
Tinha doença de Chagas. Ultimamente, sofria de problemas intestinais. Morreu na sexta (9), aos 93, de falência de órgãos. Teve uma filha, quatro netos e três bisnetos.
Fonte: folha online

terça-feira, setembro 06, 2011

Antonio Carlos Magalhães- Personagens da história

Apesar de enfrentar o ocaso em seus últimos momentos -seu grupo político, que manteve o poder por quase duas décadas na Bahia, foi derrotado nas eleições de outubro de 2006 -, Antonio Carlos Peixoto de Magalhães foi um dos mais influentes nomes do cenário político brasileiro nas últimas quatro décadas, e manteve-se como força atuante em governos dos mais variados matizes ideológicos, desde o regime militar instituído em 1964.

Nascido em 4 de setembro de 1927 e médico por formação, ACM pode ter seu ingresso na vida política atribuído à atuação como líder estudantil, primeiro no ginásio e depois na Universidade Federal da Bahia, onde foi presidente do Diretório Central de Estudantes.
Filiado à UDN (União Democrática Nacional), foi eleito deputado estadual em 1954 e por três vezes deputado federal, em 1958, 1962 e 1966. Em 1967, já ligado à Arena (Aliança Renovadora Nacional), partido de base do governo militar, assumiu a prefeitura de Salvador.
Em seguida, ACM exerceu o cargo de governador da Bahia em três oportunidades. Os dois primeiros mandatos, por indicação do regime militar, foram de 1971 a 1975 e de 1979 a 1983. O terceiro viria pela escolha popular, em eleições diretas, de 1991 a 1994.
Esteve ainda à frente da Eletrobras (Centrais Elétricas Brasileiras S.A), em 1975, nomeado pelo então presidente da República Ernesto Geisel, e do Ministério das Telecomunicações, durante o governo de José Sarney.
Em 1994, foi eleito para a primeira legislatura como senador pelo Estado da Bahia. Presidiu a Casa entre 1997 e 2001. Em 30 de junho de 2001, durante as investigações sobre sua conduta no episódio da quebra do sigilo do painel eletrônico do Senado, viu-se obrigado a renunciar ao mandato, em uma estratégia para manter os direitos políticos e retornar ao circuito nas eleições do ano seguinte.
O principal revés de ACM, no entanto, ocorreu em 21 de abril de 1998, com a morte de seu filho, o deputado federal Luís Eduardo de Magalhães, vítima de um infarto aos 43 anos.

ACM manteve-se ativo e teve seu campo de influência renovado com as eleições de 2002, quando foi eleito novamente ao Senado. Ele ainda contribuiu para a chegada do aliado Paulo Souto ao governo da Bahia, e de Antonio Carlos Magalhães Neto à Câmara Federal.
Em 2003, ACM esteve envolvido em novo escândalo. Dessa vez, foi acusado de utilizar a estrutura da Secretaria de Segurança Pública da Bahia para realizar escutas telefônicas ilegais contra seus desafetos políticos. Após a abertura de inquérito pela Polícia Federal e da denúncia oferecida pela Procuradoria Geral da República, o caso acabou arquivado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Nas eleições de 2006, foi duplamente derrotado. Nacionalmente, seu candidato Geraldo Alckmin não conseguiu impedir a reeleição de Lula; regionalmente, ACM viu o aliado Paulo Souto perder um novo período à frente do governo estadual baiano, ainda no primeiro turno, para o petista Jaques Wagner.
Com sua morte, aos 79 anos, ACM será substituído pelo filho, Antonio Carlos Magalhães Júnior, que assume a vaga como suplente durante o restante do mandato no Senado, até 2011.
Fonte: uol.com.br

domingo, setembro 04, 2011

Bahia Surpreende Flamengo e vence no Engenhão

Em uma tarde iluminada, o Bahia venceu o Flamengo, por 3 x 1, no estádio do Engenhão, pela vigésima primeira rodada do Campeonato Brasileiro . Com este resultado, o tricolor saiu da zona de rebaixamento e agora ocupa a décima quinta posição na tabela de classificação, com 24 pontos. Na próxima quinta-feira, a equipe, já comandada por Joel Santana, encara o Grêmio, no Pituaçu.

Tricolor faz três e deixa rubro-negro carioca desnorteado
Com cinco jogos sem vencer e precisando dos três pontos para voltar a briga pela ponta na tabela de classificação, o rubro-negro carioca iniciou o confronto errando muitos passes e dando espaços ao tricolor. A equipe baiana procurou manter a cautela, sempre exigindo da dupla Ricardinho e Carlos Alberto passes precisos para os laterais, que apoiaram bastante nestes primeiros quarenta e cinco minutos.
E em uma dessas jogadas com o lateral-esquerdo Dodô, o clube do Fazendão conseguiu abrir o placar, aos 22 minutos. O zagueiro Gustavo perdeu a dividida com o jogador tricolor, dando um escanteio de graça aos visitantes. Na cobrança, Fabinho desviou para a marca do pênalti, nos pés de Titi, que colocou no fundo das redes de Felipe, fazendo a festa da torcida baiana no Rio de Janeiro.
Contudo, apenas sete minutos após o gol que abriu o placar no Engenhão, o rubro-negro foi buscar o empate, também em uma bola parada. O meia Renato Abreu bateu falta de longe, sem muita força, mas a bola desviou na barreira, enganando Tiago, entrando bem devagar no canto direito dele.
Sem se abalar, o tricolor reagiu em seguida, aos 33. O atacante Souza fez o trabalho de pivô e passou na medida para Dodô, que entrou na área e bateu na saída de Felipe, deixando a equipe na frente do marcador novamente. E antes de terminar o primeiro tempo, Souza ainda deixou a situação carioca mais complicada. Depois da confusão na grande área, a redonda sobrou na cabeça do atacante tricolor, que testou no fundo das redes.
Precisando reverter o placar, o rubro-negro carioca procurou pressionar o tricolor na etapa final e o técnico Vanderlei Luxemburgo fez logo três alterações para tentar virar o placar. Porém, com um sistema tático bastante equilibrado, o tricolor segurou bem a pressão da equipe da Gávea durante todo o tempo.

FICHA TÉCNICA
Flamengo 1 x 3 Bahia
21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data: 04/09/2011
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro.
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG).
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Tatiana Jacques de Freitas (RS).
Flamengo: Felipe; Léo Moura (Fierro) Ronaldo Angelim, Gustavo e Júnior César; Willians, Renato, Bottinelli (Negueba) e Thiago Neves; Deivid (Diego Maurício) e Jael. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Bahia: Tiago; Jancarlos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Carlos Alberto (Diones) e Ricardinho; Reinaldo (Jones) e Souza (Júnior). Técnico: Eduardo Souza.
Fonte:bahianoticias.com

Médico e hospital indenizarão paciente por complicação no parto

03/09/2011

Hospital e médico terão de indenizar mãe e filha por demora no parto. Esse é o enteimendo da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, que manteve a decisão de primeira instância proferida pelo Judiciário baiano. O hospital pagará uma indenização no valor de R$ 54.500 por danos morais e mais uma pensão vitalícia. O médico terá de pagar à autora da ação 150 salários mínimos e, também, uma pensão vitalícia.
A paciente ajuizou uma ação indenizatória após ter tido que esperar 20 horas para ser atendida no hospital e, por causa disso, a recém nascida teve uma lesão cerebral irreversível e necessitará de cuidados médicos por toda a vida. A gestante chegou no hospital por volta de 4 da madrugada e só foi atendida por volta de 1h e 30 da madrugada seguinte, e, por isso, o bebê nasceu com a saúde debilitada permanentemente.
Os condenados recorreram da decisão de primeira instância, porém mas o Tribunal de Justiça da Bahia manteve a sentença. Para o Tribunal, o hospital deve ser responsabilizado por omissão, uma vez que não assistiu os procedimentos médicos que deveriam ocorrer na instituição.
O médico recorreu para se eximir do pagamento da indenização, porém foi condenado, apesar de inicialmente não figurar no pólo passivo da demanda.
Fonte:bahianoticias.com

Operários da Fonte Nova ameaçam fazer greve

As obras no estádio da Fonte Nova podem ser paralisadas na próxima quinta-feira (8). Os trabalhadores pedem aumento em R$ 30 da cesta básica, atualmente no valor de R$ 130. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada da Bahia (Sintepav), Adalberto Galvão, afirmou que uma assembléia foi marcada para o início da semana.

“Fizemos uma reunião com os trabalhadores nesta quinta-feira. Eles disseram que estão sentindo o aumento da inflação. Uma cesta básica na Bahia, com 12 produtos, está custando R$ 210. O Consórcio atendeu outros pedidos importantes, mas esse é indispensável para os operários, que já queriam entrar em greve. Contudo, gosto de trabalhar para buscar uma solução que possa ser boa para todas as partes. Estamos esperando uma posição na reunião marcada para a próxima terça-feira. Mesmo com a obra estando 30% adiantada, não queremos que o Brasil passe um vexame internacional”, disse ele, em entrevista ao Globoesporte.com
Os operários buscavm melhorias na comida servida durante o almoço. Outra queixa é o desvio de funções dentro da obra. O próprio consórcio responsável pela reconstrução do estádio admitiu que 22 funcionários estivessem sobrecarregados. Após uma reunião entre o Sintepav e a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), houve um acordo sobre esses pontos, faltando a reivindicação do aumento da cesta básica.
O Secretário do Projeto Copa 2014, Ney Campello, acredita que o impasse será solucionado. “ Estamos aguardando FNP (Fonte Nova Negócios e Participações SA.) se pronunciar sobre o único ponto pendente (cesta básica). Mas é bom lembrar que houve uma Convenção Coletiva em abril e tudo foi pactuado com os trabalhadores para um valor de R$ 130. Torço muito para que o problema seja acertado logo, mas temos que ter um cuidado no país para que o calendário da Copa não nos torne reféns. Isso vai ser definido ainda hoje. Acho possível que a FNP venha atender o pedido”, declarou.
Fonte: Bahia noticias.com

sábado, março 07, 2009

CPI do grampo poupa Lacerda, Protógenes e Dantas-06/03/2009


O relator da CPI dos Grampos apresentou nesta quarta (4) o seu relatório final.
O texto contém um feixe de provas cabais, inquestionáveis, irretorquíveis.
Quem atravessa o relatório sai convencido da prática de um crime imperdoável. Que crime?
O delito da embromação. Cometeu-o a própria CPI.
Pelegrino sugeriu o indiciamento de sete pessoas.
Ficaram de fora da lista Paulo Lacerda, Protógenes Queiroz e até Daniel Dantas.
Quanto a esses personagens, o relator decidiu apenas encaminhar os depoimentos ao Ministério Público.
A oposição acena com a hipótese de apresentar um relatório paralelo.
Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), presidente da Comissão, diz que tentará arrastar para o rol de indiciados pelo menos Paulo Lacerda, que prestou “falso testemunho” à comissão.
A votação ocorrerá na semana que vem. Por ora, bóia no ar uma única certeza.
A CPI dos grampos converteu-se em mais uma prova de que as CPIs não são senão o desnecessário levado longe demais.
A propósito, vale mencionar uma outra interrogação irrespondida: Que diabos foi feito do inquérito aberto pela PF para apurar os desvios da Satiagraha?


Fonte: Blog do Josias de Souza (folha online)

sexta-feira, março 06, 2009

Policial federal e cinco bandidos morrem em ação em Nova Divinéia

Redação CORREIO
O policial federal Leonardo Maia Fonseca, 30 anos, foi morto a tiros em ação na invasão Nova Divinéia, no bairro do IAPI, na tarde desta quarta-feira (04). Segundo informações policiais, ele foi baleado na rua Conde de Porto Alegre por volta das 16h quando ia entregar uma intimação na localidade. O policial chegou a ser encaminhado ao hospital Ernesto Simões, mas não resistiu aos ferimentos.Durante a ação, cinco homens foram mortos e outros três foram presos. Agentes das policiais federal, civil e militar estão no local realizando rondas.

Fonte: correio online- 04/03/2009

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Viradouro fala de preservação do ambiente e homenageia a Bahia

Com o enredo "Vira, Bahia, Pura Energia", a Viradouro homenageia o Estado da Bahia que, segundo o enredo da escola, herdou da cultura africana a preocupação com o ambiente. A escola de samba, que fecha os desfiles do Grupo Especial do Rio, iniciou a apresentação às 4h55 desta terça-feira.
A escola vai contar com cerca de 4.000 componentes para apresentar o enredo, que se divide em 38 alas e oito carros alegóricos que vão associar os orixás com diferentes elementos da natureza. "Iansã corresponde aos ventos, Oxum é a água doce e Nanã se relaciona a lama", afirma o carnavalesco da Viradouro, Milton Cunha.
Para ele, a preocupação da cultura africana com a natureza precede a busca das sociedades modernas por meios de minimizar os impactos ambientais. "A África sempre disse 'respeite os oceanos', 'respeite o vento', então eu acho que quando o homem moderno criar represas ou cataventos gigantes para gerar energia é a morada de oxum na modernidade", disse Cunha.
Desfile
Para representar essa relação entre as políticas de conservação ambiental e os orixás, a escola de samba leva no abre-alas Oxalá abrindo os braços para a Marques da Sapucaí e revela o etanol, um dos projetos brasileiros de biocombustível.
O enredo também lembra o protocolo de Kyoto e a usina de Candeias, onde foi perfurado o primeiro poço de petróleo pela Petrobrás, há cerca de 60 anos.
A reciclagem também é lembrada em uma das alegorias e no samba enredo da escola com a mensagem: "Do bagaço nasce um tesouro; o lixo se veste de luxo, reluz em ouro".
Para encerrar a apresentação da Viradouro, a escola traz uma alegoria sobre o mito de Xangô e Iansã, de que do beijo dos dois é produzido o trovão e consequentemente a chuva. Segundo o carnavalesco, esse último carro tem o objetivo de garantir que não falte água no sertão nordestino, com a chuva produzida pelo beijo do casal.
Durante todo o desfile, as cores de destaque serão o vermelho e o branco por corresponderem às cores da escola de samba.
Além da Viradouro, desfilaram nesta segunda noite do Grupo Especial do Rio Porto da Pedra, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira.
Na primeira noite desfilaram Império Serrano, Grande Rio, Vila Isabel, Mocidade Independente, Beija-Flor e Unidos da Tijuca.
Fonte: Folha online

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Morre na Bahia o ex-deputado Sergio Naya


O ex-deputado e empresário Sérgio Naya, 65, foi encontrado morto na tarde desta sexta-feira (20) num quarto do hotel Jardim Atlântico, em Ilhéus, no sul da Bahia. Ele estava hospedado ali desde o dia 13 de fevereiro e participava de reuniões da negócios. Naya era proprietário da construtora Sersan, que construiu o prédio Palace 2, no Rio de Janeiro, que desabou em fevereiro de 1998 matando oito pessoas. Ele pretendia construir um shopping center em Ilhéus.

O ex-deputado federal Jorge Viana (PMDB-BA), que vive em Ilhéus e era amigo de Naya, disse ao UOL que foi avisado da morte e acompanhou o legista que teria constatado que Naya morreu de infarto. "Assim que eu soube, fui para lá. Depois de constatar a causa da morte, os legistas levaram o corpo para o necrotério de Ilhéus, onde ele está sendo embalsamado", disse Viana.
Segundo o deputado, o irmão de Naya, Paulo Naya, irá buscar o corpo neste sábado e o levará para Laranjal, em Minas Gerais, a cidade natal da família. Funcionários do hotel onde Naya estava hospedado contaram que o motorista do ex-deputado solicitou que ele fosse chamado, pois não estava no lugar marcado para encontrá-lo. Os funcionários chegaram a procurá-lo em outras dependências do hotel, antes de entrar no quarto com uma chave reserva
De acordo com o hotel, até ontem Naya estava aparentemente bem, foi simpático com todos e viajava à cidade algumas vezes, a negócios. O corpo foi encontrado na cama, coberto, por volta das 16h.

Fonte: Uol Cotidiano 20/02/2009

domingo, fevereiro 15, 2009

Barões do marketing político assumem publicidade em SP


Nomes expressivos do marketing político, os baianos Duda Mendonça, Nizan Guanaes e Fernando Barros se lançaram em disputa pelas contas de publicidade do governo do Estado de São Paulo.
Num momento em que o governador José Serra lidera as pesquisas para a Presidência da República, as agências desses publicitários --a Duda Mendonça & Associados Propaganda, a 3P Comunicações e a Propeg-- têm participado, desde o ano passado, de concorrências no Estado. Hoje, cada uma é responsável por uma conta milionária na área de transportes metropolitanos.
O movimento coincide com outro: o de tucanos que pressionam para que Serra convide um marqueteiro de fora de São Paulo para o comando de sua campanha em 2010.
Interlocutores do governador --entre eles, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e o embaixador Sérgio Amaral-- insistem na ideia de que o jornalista Luiz González, responsável por sua vitória em 2004 e 2006, funciona bem em São Paulo, mas não conhece o resto do país.
Prova disso, segundo essa linha de raciocínio, seria a derrota de Geraldo Alckmin para o presidente Lula em 2006.
Segundo tucanos, Guerra intercedeu pessoalmente em favor de Duda, sugerindo que Serra não feche as portas para o publicitário, que coordenou a comunicação da campanha de Lula em 2002.
Nizan, por sua vez, conta com a simpatia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 2002, comandou a campanha de Serra para a Presidência. Os dois romperam. No fim de 2007, Nizan buscou uma reaproximação com Serra, a quem ofereceu um jantar. Apesar do desfecho da campanha de 2002, manifestou sua admiração e elogiou o prefeito Gilberto Kassab (DEM).
Segundo o vice-presidente da 3P-MPM, Rui Rodrigues, a agência decidiu participar de concorrências em São Paulo porque só agora oferece estrutura para contas desses porte".Já Fernando Barros --que tem trânsito com parlamentares do DEM e do PSDB-- afirma que o volume de contratos é atraente.
Em novembro, a Propeg, de Barros, venceu uma concorrência para prestação de serviços de publicidade para a CPTM. Com prazo de seis meses, o contrato é de R$ 14 milhões.
No dia 28 de outubro, a Duda Mendonça foi contratada, por outros R$ 14 milhões, para divulgação das obras de expansão do Metrô. O contrato também é de seis meses.
A 3P Comunicações, de Nizan, também foi contratada pelo Metrô, a R$ 11 milhões, por um período de seis meses.
Segundo dados do "Diário Oficial", as três agências participaram de outras concorrências, incluindo as realizadas pela Secretaria de Comunicação do Estado, além de Dersa e Sabesp.
Para a escolha das agências, o governo adota um critério de pontuação que leva em conta qualificação técnica e preço.
O Metrô e a CPTM informaram, por intermédio de sua assessoria, que "o governo de São Paulo contratou em 2008, através de licitação, cinco empresas para executar serviços de comunicação para o Metrô e para a CPTM. O total da verba licitada é de R$ 57 milhões. Esse investimento será feito em campanhas de esclarecimento e informação dos usuários e da população em geral, assim como para comunicar as medidas de modernização e ampliação da rede de transporte coletivo sobre trilhos na região metropolitana de São Paulo, que está recebendo verbas superiores a R$ 20 bilhões no período 2007-2010, aplicadas em seu Plano de Expansão".

Fonte: folha online

sábado, junho 24, 2006

Coisas da Bahia

Isso é o que dá as letras sexualizadas dos pagodes de péssimo gosto. Ensinam as meninas pobres a iniciarem sua sexualidade mais cedo, banalizando as relações e formando uma geração, em pleno século 21, se mulheres que só enxergam o sexo como instrumento de realização de seus objetivos, isto quando têm objetivo. E "Rala a checa" e "rala a checa" como diz a letra de um dos pagodes(lixo) mais cantados pela juventude. Aliás em sua maioria eletores de Lulalau.

sábado, abril 22, 2006

Coisas da Bahia

Carla Perez pede aos fâs para "respeitarem o seu silêncio".

Depois de anunciar o fim de seu casamento com Xanddy, líder do grupo Harmonia do Samba, a cantora (?!?) e dançarina Carla Perez pediu aos fãs para respeitaraem seu silêncio.***

Nem precisava.
Eu, que nem sou fã, não só respeito esse silêncio como agradeço.
Valeu, Carla! Uhuuuu!!!

Fonte:kibeloco.blogspot.com

quarta-feira, abril 19, 2006

Menoria de Salvador- Farol da Barra


Farol da barra- Ontém e hoje

Memória de Salvador- Elevador Lacerda


Elevador Lacerda- Ontém e hoje

Memória de Salvador


Lagoa do Abaeté- Ontém e hoje

ACM x TJBA

Justiça baiana representa contra ACM por falta de decoro
Por Patrick Cruz, no Valor:
"O Tribunal de Justiça da Bahia vai encaminhar à mesa do Senado uma representação contra o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) por acusação de falta de decoro e abuso de prerrogativas constitucionais. A intenção é de que a mesa acate a representação e a encaminhe ao Conselho de Ética do Senado. A decisão foi tomada no início da noite de segunda-feira e aprovada por 29 dos 30 desembargadores do TJ baiano. O único a se abster foi Eduardo Jorge Magalhães, irmão do senador. A sessão do Tribunal também aprovou moção de desagravo ao Poder Judiciário e um pedido de providências a ser feito ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 'Não há nada de pessoal na representação. O senador fez muito pela Bahia no passado, mas os tempos mudam. Ele não pode ficar se fiando na imunidade parlamentar para falar do Tribunal de Justiça como tem feito', diz a desembargadora Telma Britto, que apresentou a proposta aprovada pelo TJ. As últimas manifestações de ACM contra o Judiciário baiano ocorreram depois que, no dia 4 de abril, o TJ afastou do cargo o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel de Oliveira (PFL). Ele alugou um prédio para servir de escola municipal, mas foi acusado pelo Ministério Público Estadual de ter usado uma das salas como comitê eleitoral. Oliveira nega as acusações. O senador disse que o afastamento do prefeito ocorreu porque o município leva o nome de seu filho, falecido em 1998. No Senado e no jornal Correio da Bahia, de propriedade de sua família, ACM chamou o Tribunal de 'prostituído' e usou termos como 'bêbado', 'estuprador' e 'canalha' para falar de alguns desembargadores. (...) Uma comissão do Conselho Nacional de Justiça vai visitar Salvador nas próximas semanas para acompanhar o trabalho do Judiciário no Estado, considerado caótico, mas agora deve também analisar o caso de ACM."

Fonte: www.primeiraleitura.com.br
Em 19.04.2006