terça-feira, junho 06, 2006

STF autoriza investigação contra 15 sanguessugas

Atendendo a um pedido formulado na última sexta-feira pelo procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza, o ministro Gilmar Mendes, do STF, autorizou nesta segunda-feira a abertura de inquérito contra 15 congressistas sanguessugas. Serão investigados pela Polícia Federal, sob a supervisão do Ministério Público.
Os 15 são suspeitos de injetar emendas no Orçamento da União em troca de propinas. Parte do dinheiro, destinado à compra de ambulâncias foi desviado em licitações viciadas que resultaram em superfaturamento. Por determinação de Gilmar Mendes, o processo correrá em segredo de Justiça, informam os repórteres Jailton de Freitas e Francisco Leali. Significa dizer que os nomes dos suspeitos não serão divulgados (leia).
A sanguessuga (na foto) é um verme anelídio da sub-classe Hirudínea. Alimenta-se do sangue de outros animais. A variante congressual, uma sub-classe suprapartidária, alimenta-se de verbas públicas. A autêntica tem o corpo achatado e afunilado na extremidade anterior, formando a cabeça. O gênero ‘brasiliensis’ distingue-se pelo diâmetro do bolso, maior do que a circunferência da cabeça.

Fonte: blog do josias de souza

Nenhum comentário: