domingo, abril 16, 2006

Cinismo e Militância

"Não gosto de Política", "Político é tudo ladrão", "Política tô fora", "Só tem ladrão", "político é tudo corrupto".

O que sempre me incomodou nas afirmações acima, não são estas respostas que podem ser obtidas em qualquer canto deste país, quando se pergunta a qualquer do povo sobre o que pensa sobre política. Não é o tom pejorativo, mas a idéia que se faz da atividade política.
Se a sociedade pensa que a atividade política é uma ação para bandidos e criminosos, faz com que apenas as pessoas de caráter duvidoso, os escroques, os mentirosos se interessem pela ação política em todas as suas esferas, e, como consequência as pessoas honestas se afastem de tal atividade, como quem diz, " Eu não vou me envolver com política por que eu sou honesto".
Nos últimos anos havia, porém, uma exceção esperançosa, a militância de esquerda, em particular a militância do PT.Essa militância nos sindicatos, associações de moradores de bairro, nas universidades e nas escolas, nos fazia acreditar que nem tudo estava jogado na vala comum da hipócrisia e da corrupção, pois podia-se discordar das idéias, mas havia sinceridade e honestidade.
O que se vê com o ocaso do governo das esquerdas, é que a mentira e a hipocrisia zombeteira, não são apenas recurso das lideranças partidárias, dos parlamentares e dos membros do governo.
A mentira se tornou argumento da militância.
Os lideres de base, aqueles que restaram nos sindicatos, posto que os outros foram nomeados, as lideranças estudantis, os lideres de bairro, os jornalistas, ou seja, toda militância de base das esquerdas, MENTE descaradamente, pois só a menitra funciona como argumento para defender o governo e suas ações.
Como exemplo ou sito a queima de judas em Salvador no sábado de aléluia deste ano ( 2006). Em entrevista a um jornal local BATV 2ª edição, um lider de bairro, petista, explicava à reporter porque queimaria um Judas de nome Francenildo, o caseiro:
- O caseiro porque, até hoje (14.04.20060, ele não explicou dá onde veio os 25 mil de sua conta.
Ora quem já foi militante, sabe, que a esta altura dos acontecimentos, já se discutiu muito nas ordes partidárias dos erros e acertos dos dirigentes e sabe-se, e esta liderança sabe, que a origem do dinheiro já foi explicada a exaustão pela imprensa e pela polícia, e até mesmo pela irresponsabilidade criminosa dos petistas no goeverno que quebraram, inclusive o sigilo bancário do pai do caseiro.
Além do que, é notório, e aquela liderança sabe, que Palocci responde por denunciação caluniosa, justamente porque questionou, malevolamente, a origem de tal recurso.
Mas esse militante não é o único.
É assustador como toda militância segue o mesmo caminho, qual seja o de mentir para defender.
Não há qualquer traço de preocupação com a ética e a própria credibilidade.
Não há compromisso com o interesse coletivo, como seria de se esperar de lideranças de base.
O que impressiona é a facilidade que a militância de base tem para mentir. Me obriga a constatar, tragicamente, que nunca foram sinceros, que nunca realmente se comprometeram com os valores que defendiam, ou seja, até os militantes só fazem política pensando nos seus próprios interesses, como a possibilidade de não trabalhar se eleito dirigente de sindicato, na hipótese de se eleger vereador para uma liderança de bairro, na esperança de uma nomeação para um dirigente sindical que não conseguiu ser nomeado até agora, pois ficou com a tarefa do sindicato.Como se vê a tragédia é maior do que nós enxergamos na realidade imediata.
A desfaçatez que a militância de esquerda MENTE, que argumenta com o suporte da ignorância do povo, essa mesma ignorância que antes era denunciada pela esquerda como instrumento da burguesia para se manter no poder, hoje serve a esta nau dos insensatos, serve para sustentar um governo que escandalosamente furta a coisa comum, e ainda tem o cinismo de dizer que os meios justificam os fins, e que o fim é a causa.
Que causa?, que revolução?, que transformação social?.
Assim, estarrecedoramente, constato que "político é tudo ladrão", sem exceção.
Muito a contragosto, obrigo-me a concordar, o povo tem razão, e na sua simplória sabedoria vota em Lula porque não enxerga diferença, e tem razão, são todos iguais.

Ruy Otto
Em 16.04.2006

Nenhum comentário: