
terça-feira, julho 21, 2009
José bem poderia servir-se do recesso para ler ‘José’

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, Você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
Você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio, - e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse,
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse
....Mas você não morre,
você é duro, José!
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja do galope,
você marcha, José!
José, para onde?
Carlos Drummond de Andrade
Fonte: Blog do Josias de Souza (Folha online) 21/07/2009
A ideologia saiu de moda? Adote a que está em alta

Sempre que uma ideologia sai de moda, o político recorre ao primeiro modelito prêt-à-porter disponível na prateleira das conveniências.
Para o PT, o patrocínio incondicional da ética tornou-se démodé. O chique agora é envergar o manto diáfano da “governabilidade”.
Numa fase em que camiseta de Che Guevara já não serve nem para seduzir a Ideli Salvatti, o repórter sai em socorro dos petistas.
Vão abaixo duas listas. Relacionam o que precisam fazer e o que devem evitar os petistas que desejam salvar o charme.
Para o PT, o patrocínio incondicional da ética tornou-se démodé. O chique agora é envergar o manto diáfano da “governabilidade”.
Numa fase em que camiseta de Che Guevara já não serve nem para seduzir a Ideli Salvatti, o repórter sai em socorro dos petistas.
Vão abaixo duas listas. Relacionam o que precisam fazer e o que devem evitar os petistas que desejam salvar o charme.
- O que o petista não precisa mais fazer:
1. Lembrar que Lula já chamou Sarney de ladrão.
2. Recordar as baixarias do Collor na eleição de 89.
3. Posar de torquemada em sessões de CPI.
4. Gritar ‘Fora, FMI’.
5. Ler Neruda.
6. Comer frango com a mão.
7. Beber cachaça.
1. Lembrar que Lula já chamou Sarney de ladrão.
2. Recordar as baixarias do Collor na eleição de 89.
3. Posar de torquemada em sessões de CPI.
4. Gritar ‘Fora, FMI’.
5. Ler Neruda.
6. Comer frango com a mão.
7. Beber cachaça.
- O que o neopetista não pode deixar de fazer:
1. Rezar por Sarney antes de dormir.
2. Admitir que foi injusto com o Collor.
3. Negociar com o Renan a tática anti-CPI.
4. Exaltar o socorro do Brasil ao FMI.
5. Ler Marimbondos de Fogo.
6. Aprender a manusear os talheres.
7. Folhear um bom guia de vinhos.
1. Rezar por Sarney antes de dormir.
2. Admitir que foi injusto com o Collor.
3. Negociar com o Renan a tática anti-CPI.
4. Exaltar o socorro do Brasil ao FMI.
5. Ler Marimbondos de Fogo.
6. Aprender a manusear os talheres.
7. Folhear um bom guia de vinhos.
Fonte: Blog do Josias de souza
Senado em tampos de Lula
Empresa de Sarney move processo contra o próprio senador
21/07/2009
21/07/2009
Numa situação inusitada, e considerada irregular pela Justiça do Distrito Federal, uma empresa da qual é sócio o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), move ação por usucapião contra ele próprio, informa reportagem de Alan Gripp, Hudson Corrêa e Fernanda Odilla, publicada nesta terça-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Segundo a reportagem, o processo tem como objetivo legalizar terras para abrigar um condomínio de luxo nos arredores de Brasília. A propriedade é parte do sítio São José do Pericumã, que serviu de cenário para importantes decisões no período em que Sarney era presidente da República.
A Folha informa que Sarney comprou a fazenda nos anos 80 e a vendeu, em 2002, para a Divitex Pericumã Empreendimentos Imobiliários, empresa na qual o senador passou a ter 10% das ações.
Como não tinha o registro de toda a área ocupada por ele, de 146 hectares (ou 146 campos de futebol) e sem a documentação o condomínio não poderá sair do papel, a Divitex recorreu ao instrumento do usucapião, com consentimento de Sarney.
A Folha informa que Sarney comprou a fazenda nos anos 80 e a vendeu, em 2002, para a Divitex Pericumã Empreendimentos Imobiliários, empresa na qual o senador passou a ter 10% das ações.
Como não tinha o registro de toda a área ocupada por ele, de 146 hectares (ou 146 campos de futebol) e sem a documentação o condomínio não poderá sair do papel, a Divitex recorreu ao instrumento do usucapião, com consentimento de Sarney.
No processo, a Divitex não informa ter adquirido as terras de Sarney nem o valor da compra. O lucro obtido com a venda do Pericumã foi a justificativa dada por Sarney para a existência de R$ 2,2 milhões em uma conta bancária dele no Banco Santos --sacados na véspera de a instituição quebrar, em 2004. A Justiça deve extinguir o processo.
Outro lado
O senador diz que a ação judicial foi proposta para regularizar parte do sítio e que "o processo de usucapião foi a forma juridicamente mais adequada".
Jeovane de Morais, diretor da Divitex, afirmou que seria muito difícil encontrar os proprietários anteriores a Sarney, uma exigência dos cartórios.
Fonte: folha online
Outro lado
O senador diz que a ação judicial foi proposta para regularizar parte do sítio e que "o processo de usucapião foi a forma juridicamente mais adequada".
Jeovane de Morais, diretor da Divitex, afirmou que seria muito difícil encontrar os proprietários anteriores a Sarney, uma exigência dos cartórios.
sábado, julho 11, 2009
CHÁVEZ COMANDA A ENTRADA NO ESPAÇO AÉREO DE HONDURAS E TENTA PROVOCAR MASSACRE!

1. A agência de noticias AFP captou o momento em que Hugo Chávez coordenava, desde seu escritório, a operação que conduziu Zelaya a Honduras, penetrando no espaço aéreo hondurenho. Mais que se ver na foto Chávez apontando a tela de seu televisor Panasonic e aplaudindo a façanha transmitida ao vivo pela cadeia Telesur da Venezuela, experts em temas de segurança chamaram a atenção para o que estava escrito no quadro de fórmica, que o objetivo era provocar um massacre. A mensagem textual de Chávez diz: "051345JUL09 Enjambre de abejas africanas, Tribuna Presidencial, heridos por picadas y desesperación de las personas".
2. Para o analista Mario Berrios, este é um código militar. 051345JUL09 é o que na doutrina militar se denomina grupo-data-hora: dia (05), mês (julho), ano (2009) e a hora (1:45 da tarde), que foi precisamente a hora em que a manifestação estava confrontando a polícia, nas imediações de Camosa, sendo insuficientes os anéis de segurança para retê-los e impedir a aproximação ao aeroporto de Toncontin.
3. “Enjambre (enxame) de abejas africanas” se refere a força popular. “Tribuna Presidencial” é o lugar onde se daria a reinstalação de Zelaya no poder. A frase “heridos por picadas” é a parte mais grave da mensagem e da operação de Chávez. Denota que o objetivo era induzir uma resposta violenta das forçar armadas e policiais, de forma a provocar feridos e que disparassem a queima roupa na busca de mártires. “Desesperacion de las personas” significa que a estratégia final era provocar um estado de ingovernabilidade entre mortos e feridos.
Fonte: Ex-blog de Cesar maia 09/07/2009
LULAIATICES! TRANSPARÊNCIA, CARTÕES E GASTO SECRETO (A LA SENADO)!

1. (Globo-on, 08/07) Os gastos da Presidência com cartão corporativo duplicaram no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2008, para R$ 4 milhões. A Presidência também aumentou os gastos sigilosos - não detalhados no Siafi)- com a indicação do responsável pela despesa, na contramão do discurso de transparência nas contas públicas. Do total de saques com cartão registrados no Siafi no primeiro semestre deste ano, 99% não têm identificação do responsável.
2. (Globo-on, 27/05) Lula sanciona lei sobre transparência nos gastos públicos. Projeto prevê divulgação em tempo real de União, estados e municípios.
A norma entra em vigor na data de publicação no Diário Oficial, o que deve acontecer nesta quinta (28). No último dia 5, o projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados.
Fonte: Ex-blog do Cesar maia 09/07/2009
ATAQUE AS RELAÇÕES BRASIL-ESTADOS UNIDOS, CITANDO GOLBERY!
1. No Clarin, 08/07, no artigo "Brasil, um aliado regional sui generis dos EUA", o professor Fabian Calle (relações internacionais -UCA-UTDT-) critica a política externa interamericana do Brasil/EUA, e diz que é apenas desdobramento do que pensava o general Golbery do Couto e Silva. Trechos.
2. "O recente informe 'A Second Chance. U.S. Policy in the Americas', do influente 'Diálogo Interamericano' de Washington DC, descreve o presente e futuro das interações entre a principal potência mundial (EUA), e o 'primus inter pares' sul-americano (Brasil). Na conferência conjunta na Casa Branca, dos presidentes Obama e Lula, foi visível a retórica do líder brasileiro, centrada em temas como bicombustíveis e livre comércio. É um dos indicadores em matéria de imagem e prestígio do -poder brando- de Brasília no ultimo lustro. A Argentina deve readaptar sua visão sobre as relações com o Brasil."
3. "A visão do general Golbery do Couto e Silva destacava que o destino de seu país era ser uma potência ocidental com estreitas ligações com Washington, mas ao mesmo tempo com graus de manobra suficientemente amplos para consolidar sua hegemonia sul-americana e garantir aos EUA um status não desestabilizador ou agressivo para ela, mas sem ser um mero títere ou delegado.”
4. Em outras palavras, o Brasil seria um gendarme que facilitaria um deslocamento dos EUA para zonas mais conflitavas e estratégicas do mundo A ideia de Couto e Silva era reforçar a hegemonia regional do Brasil sobre a Argentina. Mas em pleno século 21, a história das grandes potências não parece convalidar visões lineares de 'delegação'.
Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia- 09/07/2009
O POPULISMO MIDIÁTICO COLOCA O POVO CONTRA O POVO!
Trechos do artigo de José Maria Lassalle, secretário de estudos do PP-ES, sobre o pensamento de Ralf Dahrendorf, recentemente falecido (El País, 06/07)
1. Dahrendorf entende que os liberais -de fato- serão sempre uma minoria, pois se exige uma série de virtudes cardinais da liberdade. A saber: Ser capaz de não deixar-se apartar do próprio rumo ainda no caso de ficar só; estar disposto a viver com as contradições e os conflitos do mundo humano; ter a disciplina de um espectador comprometido, que não se deixa comprar; e, finalmente, assumir uma entrega apaixonada à razão, como instrumento do conhecimento e da ação. Foi pioneiro em em alertar sobre o populismo midiático.
2. Sem Dahrendorf, o pensamento liberal perde o brilho argumentativo. Sua desaparição nos priva também da exemplaridade de um liberal de verdade. Esse liberal das garantias, da tolerância e dos direitos, que crê que a luta contra a crueldade e o medo, é o primeiro e que, a partir disso, vem os demais. Como explica Eric D. Weitz: "a democracia, é um objeto delicado, e a sociedade, fruto de um equilíbrio instável, sempre se vem ameaçadas e podem saltar pelos ares".
3. Suas precoces leituras de Weber o fizeram estudar o conflito como uma realidade inevitável no seio da sociedade humana. Uma realidade que não se erradica porque o conflito não se funda em classes ou na desigualdade, mas no poder mesmo. Seu enfrentamento requer estruturas de tolerância frente à diferença e, sobretudo, de gestão ordenada do conflito que o transformem em um fator de progresso através do pluralismo das sociedades abertas. Sobretudo depois que contemplou o nazismo, com a enorme inquietude de jovem, viu como esse "vírus da inumanidade" e essa "épica uniformadora" estava atrás do sentido de comunidade que latia na alma da nação alemã.
4. Dahrendorf percebeu que o populismo midiático é uma forma de pensar e atuar como se a base de sua legitimidade consistisse na relação direta com o povo no lugar das instituições da democracia. Um autoritarismo progressivo ou populismo de baixa intensidade, cujo objetivo é impulsionar a desapropriação da soberania da representatividade da classe política e do parlamento, substituindo-os por novos intermediários que, convertidos em tribunos da opinião, utilizarão finalmente o "povo contra o povo", fazendo-se renunciar a "um controle informado, cotidiano e permanente sobre a direção da coisa pública.
Fonte: Ex-blog de Cesar Maia- 09/07/2009
segunda-feira, junho 29, 2009
domingo, março 15, 2009
No Brasil, 47% dos idosos fazem sexo regularmente- 15/03/2009

Do bolso do microempresário Nélson Oliveira, 66, não sai um tostão para comprar Viagra. E ele garante que, desde que se casou, há 48 anos, transa diariamente com a mulher. Ao lado, Néia, 65, só confirma. "É sim, é sim."
Quando o assunto é desempenho sexual, com frequência se apela a uma testemunha -ainda mais quando quem fala é alguém do sexo masculino e de terceira idade.
Feitas as contas, Oliveira teve com a mulher 17.540 relações nesses quase 50 anos, pontual como um relógio cuco e sem ajuda química.
Esse índice de "abstenção zero" pode gerar polêmica, mas, a julgar pelo Datafolha, a vida sexual após os 60 é mais movimentada do que prega a maledicência popular, que costuma enxergar na terceira idade o fim do erotismo.
Quase metade dos idosos ouvidos na pesquisa declara ter relações sexuais -um quarto deles, uma vez ou mais por semana. Mesmo na faixa dos maiores de 75, 24% se revelaram sexualmente ativos.
Os mais afoitos podem dizer que, com o advento das drogas para disfunção erétil, agora é fácil. Só que 88% dos homens entrevistados dizem nunca ter usado remédio, embora até admitam alguma mudança no desempenho.
Esse índice de "abstenção zero" pode gerar polêmica, mas, a julgar pelo Datafolha, a vida sexual após os 60 é mais movimentada do que prega a maledicência popular, que costuma enxergar na terceira idade o fim do erotismo.
Quase metade dos idosos ouvidos na pesquisa declara ter relações sexuais -um quarto deles, uma vez ou mais por semana. Mesmo na faixa dos maiores de 75, 24% se revelaram sexualmente ativos.
Os mais afoitos podem dizer que, com o advento das drogas para disfunção erétil, agora é fácil. Só que 88% dos homens entrevistados dizem nunca ter usado remédio, embora até admitam alguma mudança no desempenho.
Exemplo: o músico Jurandir Bueno, 62, retratado na capa deste caderno com a namorada, a bailarina Sônia Arakaki, 62, jura que nunca tomou nada e que vai transar até o fim da vida; confia no próprio corpo, diz. Só faz uma ressalva: "O processo é demorado". "Gosto de conhecer bem a pessoa, preciso estar envolvido. Não sou uma máquina!"
Jurandir "pesquisou" a bailarina durante quatro meses, até irem para a cama. "Eu também não estava com pressa. Com a idade, as coisas ficam mais tranquilas", conta Sônia, que foi casada durante 20 anos e tem três filhos.
Reféns do machismo
Em qualquer faixa etária, é previsível uma dose de exagero ou, digamos, de inverdades sobre o desempenho sexual, afirma o geriatra Wilson Jacob Filho, colunista da Folha. Ainda mais quando mexe com alguns tabus da masculinidade. "O que se espera deles é que se mantenham viris, e os que não são suficientemente esclarecidos associam a dificuldade sexual à incompetência, e não a doenças como diabetes, hipertensão, depressão ou problemas na próstata."
Jacob dá um exemplo de como a imagem é fundamental. "Quando o HC tinha o Laboratório da Impotência, atendia dez pessoas. Mudaram o nome para Laboratório da Disfunção Erétil, e o número de pacientes foi para uns 10 mil", conta, rindo.
Em qualquer faixa etária, é previsível uma dose de exagero ou, digamos, de inverdades sobre o desempenho sexual, afirma o geriatra Wilson Jacob Filho, colunista da Folha. Ainda mais quando mexe com alguns tabus da masculinidade. "O que se espera deles é que se mantenham viris, e os que não são suficientemente esclarecidos associam a dificuldade sexual à incompetência, e não a doenças como diabetes, hipertensão, depressão ou problemas na próstata."
Jacob dá um exemplo de como a imagem é fundamental. "Quando o HC tinha o Laboratório da Impotência, atendia dez pessoas. Mudaram o nome para Laboratório da Disfunção Erétil, e o número de pacientes foi para uns 10 mil", conta, rindo.
Na pesquisa Datafolha, a diferença de visão do sexo entre homens e mulheres revela um dado paradoxal: 74% dos homens afirmam ter vida sexual ativa, enquanto 76% das mulheres dizem exatamente o contrário. Considerando que o índice de casados de terceira idade é 47%, com quem eles transam?
Existem várias possibilidades, dizem os especialistas: sozinho (masturbação), com companhias eventuais ou usando outras formas de atingir o orgasmo, sem penetração peniana.
E as esposas "Muitas mulheres consideram sua missão sexual cumprida depois da procriação e acabam consentindo tacitamente que o marido se mantenha ativo", diz Dorli Kamkhagi, da USP.
Embora faça questão de sexo, a cabeleireira Sônia Maria Gonçalves, 63, casada três vezes, três filhos, conta que, com a menopausa, dispensou temporariamente os "serviços" do segundo marido.
E as esposas "Muitas mulheres consideram sua missão sexual cumprida depois da procriação e acabam consentindo tacitamente que o marido se mantenha ativo", diz Dorli Kamkhagi, da USP.
Embora faça questão de sexo, a cabeleireira Sônia Maria Gonçalves, 63, casada três vezes, três filhos, conta que, com a menopausa, dispensou temporariamente os "serviços" do segundo marido.
"Acabou a euforia. Ele foi o homem que mais me ensinou coisas, mas mesmo assim eu não queria saber de sexo. Até disse: 'Pode procurar outra, que comigo não rola'."
Há seis meses, Sônia descobriu um câncer de mama e retirou o seio direito, mas diz que isso não atrapalhou em nada o relacionamento entre ela e o atual marido, que tem 54 anos. "No começo fiquei constrangida, mas ele disse que isso era bobagem e pediu para ver o curativo."A palavra-chave é compreensão, define o empresário Wanderlei Marques, 62, casado há 32 anos. "Quando você é recém-casado, toda hora é hora. É aquela loucura. Mas, como a gente faz muitas vezes, a qualidade fica pra depois."
Ele conta que, em todos esses anos, o período sexual mais difícil foi quando nasceu o primeiro filho. "A mãe, ali, é só da criança. Se você estiver com vontade, vai continuar."
Wanderlei não se incomoda em dizer que usa remédio. "Não adianta dizer que a disposição sexual não cai com a idade. Por sorte, a medicina está a nosso favor."
E manda seu último recado: "Não existe Viagra pra mulher. Então, se você toma o comprimido, mas ela está fria, não adianta nada".
Esta reportagem integra o caderno especial Maioridade, publicado neste domingo pela Folha (íntegra disponível para assinantes UOL e do jornal)
Há seis meses, Sônia descobriu um câncer de mama e retirou o seio direito, mas diz que isso não atrapalhou em nada o relacionamento entre ela e o atual marido, que tem 54 anos. "No começo fiquei constrangida, mas ele disse que isso era bobagem e pediu para ver o curativo."A palavra-chave é compreensão, define o empresário Wanderlei Marques, 62, casado há 32 anos. "Quando você é recém-casado, toda hora é hora. É aquela loucura. Mas, como a gente faz muitas vezes, a qualidade fica pra depois."
Ele conta que, em todos esses anos, o período sexual mais difícil foi quando nasceu o primeiro filho. "A mãe, ali, é só da criança. Se você estiver com vontade, vai continuar."
Wanderlei não se incomoda em dizer que usa remédio. "Não adianta dizer que a disposição sexual não cai com a idade. Por sorte, a medicina está a nosso favor."
E manda seu último recado: "Não existe Viagra pra mulher. Então, se você toma o comprimido, mas ela está fria, não adianta nada".
Esta reportagem integra o caderno especial Maioridade, publicado neste domingo pela Folha (íntegra disponível para assinantes UOL e do jornal)
Fonte: Folha online
No Brasil, 54% dos aposentados ganham um salário mínimo- 15/03/2009

Mais de um quarto deles precisa da ajuda financeira dos filhos, parentes e amigos. Quase um terço dos que se declaram aposentados trabalha para complementar seu benefício, que, na maior parte dos casos, não supera um salário mínimo. E, ainda assim, os idosos brasileiros estão mais protegidos da pobreza que o resto da população -e que os idosos dos países vizinhos.
Eles são os destinatários do maior programa social do país: a previdência pública, cujos gastos somam o equivalente a mais de 20 vezes os do Bolsa Família, principal bandeira do governo. Se, mostra o Datafolha, 54% dos aposentados não ganham mais que o piso salarial nacional, também é verdade que, pela Constituição de 1988, nenhum ganha menos.
David ganha salário mínimo e trabalha para complementar renda dele e da mulher, Dalva (foto),
Trata-se do suficiente para excluir a ampla maioria dos que têm 60 anos ou mais das estatísticas relativas à pobreza e à miséria. Basta dizer que, internacionalmente, convenciona-se classificar a primeira como uma renda abaixo de US$ 2 diários e a segunda, de US$ 1 ao dia; o mínimo atual dá mais de US$ 6.
Escalar alguns degraus na pirâmide social está longe de ser a garantia de uma vida confortável. Apenas 2% dos idosos pertencem à classe A, mesmo percentual da população em geral, enquanto 40% estão nas classes D e E. Segundo o Datafolha, 79% não têm carro, 72% não têm plano de saúde e 63% não têm telefone celular.
Quase a metade (48%) vive em lares onde a renda familiar não ultrapassa os dois salários mínimos, acima dos 42% medidos na população. Em média, os idosos vivem na companhia de 2,4 pessoas, bem abaixo dos 3,8 contabilizados em todas as faixas etárias.
Custo do aposentado
Conforme a leitura, os dados podem alimentar os dois lados da maior polêmica em torno da seguridade social do país: de um lado, critica-se o volume de dinheiro público destinado aos idosos, mais que o dobro, para ficar num só exemplo, dos recursos federais, estaduais e municipais para a educação; de outro, chama-se a atenção para o impacto desses gastos na redução da pobreza e o papel crescente dos idosos no sustento familiar.
O alcance da Previdência brasileira é raro entre países de renda média. Dos pesquisados, 67% afirmaram receber aposentadoria oficial -entre os que têm 70 anos ou mais, a cobertura chega à casa dos 80%. Estudo publicado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2007 apontou percentuais bem menores em países como México (19%), Costa Rica (37%), Peru (24%) e Bolívia (14,7%), para a população acima de 65 anos.
Confirma-se, no Datafolha, a precocidade da aposentadoria no país: 57% declararam ter começado a receber os benefícios antes dos 60. Defensores da reforma da Previdência advogam que seja estabelecida uma idade mínima de 65 anos, adotada em diversos países como forma de reduzir os riscos de um colapso financeiro do sistema de seguridade.
Na média, cada aposentado recebe R$ 777,60 mensais, segundo as respostas dos pesquisados. O valor supera o rendimento médio dos trabalhadores apurado pelo IBGE em 2007 nas regiões Norte (R$ 741) e Nordeste (R$ 592).
O salário mínimo, desde a última década, tem recebido reajustes superiores aos de praticamente todas as categorias profissionais. Era de R$ 415 em novembro, quando a pesquisa foi realizada, e, em fevereiro, em plena crise econômica, subiu para R$ 465.
Um trabalho apresentado há dois anos pelo economista Ricardo Paes de Barros estimou uma taxa de pobreza abaixo de 15% entre homens e mulheres com mais de 60 anos de idade, para uma média nacional próxima aos 29%. Pelas estimativas do estudo de Ricardo Barros, não fossem os benefícios previdenciários, a pobreza chegaria a mais de 50% dos idosos.
Fonte: folha online
Eles são os destinatários do maior programa social do país: a previdência pública, cujos gastos somam o equivalente a mais de 20 vezes os do Bolsa Família, principal bandeira do governo. Se, mostra o Datafolha, 54% dos aposentados não ganham mais que o piso salarial nacional, também é verdade que, pela Constituição de 1988, nenhum ganha menos.
David ganha salário mínimo e trabalha para complementar renda dele e da mulher, Dalva (foto),
Trata-se do suficiente para excluir a ampla maioria dos que têm 60 anos ou mais das estatísticas relativas à pobreza e à miséria. Basta dizer que, internacionalmente, convenciona-se classificar a primeira como uma renda abaixo de US$ 2 diários e a segunda, de US$ 1 ao dia; o mínimo atual dá mais de US$ 6.
Escalar alguns degraus na pirâmide social está longe de ser a garantia de uma vida confortável. Apenas 2% dos idosos pertencem à classe A, mesmo percentual da população em geral, enquanto 40% estão nas classes D e E. Segundo o Datafolha, 79% não têm carro, 72% não têm plano de saúde e 63% não têm telefone celular.
Quase a metade (48%) vive em lares onde a renda familiar não ultrapassa os dois salários mínimos, acima dos 42% medidos na população. Em média, os idosos vivem na companhia de 2,4 pessoas, bem abaixo dos 3,8 contabilizados em todas as faixas etárias.
Custo do aposentado
Conforme a leitura, os dados podem alimentar os dois lados da maior polêmica em torno da seguridade social do país: de um lado, critica-se o volume de dinheiro público destinado aos idosos, mais que o dobro, para ficar num só exemplo, dos recursos federais, estaduais e municipais para a educação; de outro, chama-se a atenção para o impacto desses gastos na redução da pobreza e o papel crescente dos idosos no sustento familiar.
O alcance da Previdência brasileira é raro entre países de renda média. Dos pesquisados, 67% afirmaram receber aposentadoria oficial -entre os que têm 70 anos ou mais, a cobertura chega à casa dos 80%. Estudo publicado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2007 apontou percentuais bem menores em países como México (19%), Costa Rica (37%), Peru (24%) e Bolívia (14,7%), para a população acima de 65 anos.
Confirma-se, no Datafolha, a precocidade da aposentadoria no país: 57% declararam ter começado a receber os benefícios antes dos 60. Defensores da reforma da Previdência advogam que seja estabelecida uma idade mínima de 65 anos, adotada em diversos países como forma de reduzir os riscos de um colapso financeiro do sistema de seguridade.
Na média, cada aposentado recebe R$ 777,60 mensais, segundo as respostas dos pesquisados. O valor supera o rendimento médio dos trabalhadores apurado pelo IBGE em 2007 nas regiões Norte (R$ 741) e Nordeste (R$ 592).
O salário mínimo, desde a última década, tem recebido reajustes superiores aos de praticamente todas as categorias profissionais. Era de R$ 415 em novembro, quando a pesquisa foi realizada, e, em fevereiro, em plena crise econômica, subiu para R$ 465.
Um trabalho apresentado há dois anos pelo economista Ricardo Paes de Barros estimou uma taxa de pobreza abaixo de 15% entre homens e mulheres com mais de 60 anos de idade, para uma média nacional próxima aos 29%. Pelas estimativas do estudo de Ricardo Barros, não fossem os benefícios previdenciários, a pobreza chegaria a mais de 50% dos idosos.
Fonte: folha online
Aécio inicia no Recife ciclo de viagens de campanha- 15/03/2009

O governador tucano de Minas, Aécio Neves, inicia nesta segunda (16) o prometido ciclo de viagens da pré-campanha de 2010.
Desembarca na cidade do Recife (PE), terra do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE).
Aécio aproveita-se de um pretexto: o lançamento do livro de Fernando Lyra, um ex-ministro da Justiça que, escolhido por Tancredo Neves, foi herdado por José Sarney.
Mas não esconde que o objetivo central da viagem é arar o terreno presidencial. Busca angariar adesões para a eleição prévia que deseja disputar com José Serra.
“O que nós pretendemos construir agora é a agenda pós-Lula, aquilo que ainda não aconteceu e precisa ocorrer no Brasil”, diz ele.
Acha que, sob FHC, o país experimentou “avanços extraordinários, a começar pela estabilidade econômica”.
Avalia que, sob Lula, avançou-se “nos programas sociais”. Conclui: “Existem méritos em ambos os governos”.
Afirma que, em 2010, “o PSDB tem uma grande oportunidade de voltar ao poder central, mas não basta apenas querer voltar...”
“...É preciso que consolidemos propostas, projetos que voltem a falar à alma, ao coração das pessoas”. Daí as viagens.
Quais serão as próximas escalas do périplo? Aécio diz que a agenda está aberta. Quer fechá-la de comum acordo com o tucanato.
Repisa a tecla de que o melhor seria que José Serra e outras lideranças tucanas –FHC, por exemplo—dividissem o avião com ele.
O curioso é que Aécio põe o pé no asfalto no exato momento em que a oposição acusa Dilma Rousseff de misturar a agenda de ministra à de candidata.
A candidata de Lula protege-se atrás de um escudo administraivo. Diz que percorre o país, inaugurando e inspecionando obras, por dever de ofício.
Aécio nem se perocupa em disfarçar os passos sob uma camada de subterfúgios. Diz explicitamente que está em campanha.
Em jantar com a cúpula do DEM, na útima quinta (12), José Serra dissera que faria o oposto. Governaria São Paulo. A campanha ficaria para mais tarde. Lorota.
Desembarca na cidade do Recife (PE), terra do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE).
Aécio aproveita-se de um pretexto: o lançamento do livro de Fernando Lyra, um ex-ministro da Justiça que, escolhido por Tancredo Neves, foi herdado por José Sarney.
Mas não esconde que o objetivo central da viagem é arar o terreno presidencial. Busca angariar adesões para a eleição prévia que deseja disputar com José Serra.
“O que nós pretendemos construir agora é a agenda pós-Lula, aquilo que ainda não aconteceu e precisa ocorrer no Brasil”, diz ele.
Acha que, sob FHC, o país experimentou “avanços extraordinários, a começar pela estabilidade econômica”.
Avalia que, sob Lula, avançou-se “nos programas sociais”. Conclui: “Existem méritos em ambos os governos”.
Afirma que, em 2010, “o PSDB tem uma grande oportunidade de voltar ao poder central, mas não basta apenas querer voltar...”
“...É preciso que consolidemos propostas, projetos que voltem a falar à alma, ao coração das pessoas”. Daí as viagens.
Quais serão as próximas escalas do périplo? Aécio diz que a agenda está aberta. Quer fechá-la de comum acordo com o tucanato.
Repisa a tecla de que o melhor seria que José Serra e outras lideranças tucanas –FHC, por exemplo—dividissem o avião com ele.
O curioso é que Aécio põe o pé no asfalto no exato momento em que a oposição acusa Dilma Rousseff de misturar a agenda de ministra à de candidata.
A candidata de Lula protege-se atrás de um escudo administraivo. Diz que percorre o país, inaugurando e inspecionando obras, por dever de ofício.
Aécio nem se perocupa em disfarçar os passos sob uma camada de subterfúgios. Diz explicitamente que está em campanha.
Em jantar com a cúpula do DEM, na útima quinta (12), José Serra dissera que faria o oposto. Governaria São Paulo. A campanha ficaria para mais tarde. Lorota.
Nesta segunda (16), Serra desembarca em Curitiba (PR), informa o Painel. Sob o título “Milhagem”, a seção da Folha anota:
“Enquanto a cúpula do PSDB protesta contra as viagens de Dilma, José Serra irá a Curitiba...”
“...No Palácio das Araucárias, assinará convênio sobre política fiscal com o colega Roberto Requião (PMDB)...”
“...Depois, o prefeito e correligionário Beto Richa o levará para visitar obras -algumas do PAC”.
“Enquanto a cúpula do PSDB protesta contra as viagens de Dilma, José Serra irá a Curitiba...”
“...No Palácio das Araucárias, assinará convênio sobre política fiscal com o colega Roberto Requião (PMDB)...”
“...Depois, o prefeito e correligionário Beto Richa o levará para visitar obras -algumas do PAC”.
Fonte: Blog do Josias de Souza (Folha online)
Arcebispo emérito da PB defende o uso da camisinha- 15/03/2009

José Maria Pires (foto) é arcebispo emérito da Paraíba. Comandou a Arquidiocese do Estado por arrastadas três décadas.
Hoje, aposentado, Dom José Maria faz aniversário de 90 anos. O tempo temperou-lhe a alma.
O raciocínio do velho arcebispo já se autoconcede a prática do vôo livre fora dos limites estritos da doutrina da Igreja.
Ouvido pela repórter Alexsandra Tavares, Dom José Maria referiu-se à camisinha como um mal menor diante da gravidez irresponsável:
Hoje, aposentado, Dom José Maria faz aniversário de 90 anos. O tempo temperou-lhe a alma.
O raciocínio do velho arcebispo já se autoconcede a prática do vôo livre fora dos limites estritos da doutrina da Igreja.
Ouvido pela repórter Alexsandra Tavares, Dom José Maria referiu-se à camisinha como um mal menor diante da gravidez irresponsável:
"O uso do preservativo é algo que merece reflexão. O sexo existe e deve ser usado de acordo com sua finalidade, de aproximar as pessoas, sem destruição da vida...”
“...Na doutrina bíblica a vida tem de ser preservada sempre. Mas se você vai fazer algo errado, que pelo menos proteja a outra pessoa para se evitar um mal maior".
As palavras iluminadas de Dom José Maria chegam no vácuo de uma polêmica.
Envolve o deputado federal e padre Luiz Couto (PT-PB) e o atual Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto.
Em entrevista, o deputado-padre bulira em temas caros à Igreja. “Defendo o uso da camisinha como uma questão de saúde pública”, dissera, por exemplo, Luiz Couto.
Dom Aldo di Cillo cassou-lhe, em 25 de fevereiro, as ordens sacerdotais, privando-o de celebrar missas, batizados, casamentos ou qualquer outra atividade própria de um padre.
O mandachuva da Arquidiocese da Paraíba exigiu de Luiz Couto uma "retratação explícita". Algo que restituísse as “orientações doutrinais, éticas e morais” da Igreja.
Cabe a pergunta: a mão de ferro de Dom Aldo di Cillo pesará também sobre a cabeça do arcebispo emérito José Maria Pires?
“...Na doutrina bíblica a vida tem de ser preservada sempre. Mas se você vai fazer algo errado, que pelo menos proteja a outra pessoa para se evitar um mal maior".
As palavras iluminadas de Dom José Maria chegam no vácuo de uma polêmica.
Envolve o deputado federal e padre Luiz Couto (PT-PB) e o atual Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto.
Em entrevista, o deputado-padre bulira em temas caros à Igreja. “Defendo o uso da camisinha como uma questão de saúde pública”, dissera, por exemplo, Luiz Couto.
Dom Aldo di Cillo cassou-lhe, em 25 de fevereiro, as ordens sacerdotais, privando-o de celebrar missas, batizados, casamentos ou qualquer outra atividade própria de um padre.
O mandachuva da Arquidiocese da Paraíba exigiu de Luiz Couto uma "retratação explícita". Algo que restituísse as “orientações doutrinais, éticas e morais” da Igreja.
Cabe a pergunta: a mão de ferro de Dom Aldo di Cillo pesará também sobre a cabeça do arcebispo emérito José Maria Pires?
Fonte: Blog do Josias de Souza ( Folha online)
Assinar:
Postagens (Atom)






