domingo, junho 18, 2006

Coisas de amigos. Nelson Jobim

“Se soubesse que chegaríamos a isso, eu teria dado um jeito para acomodar o Nelson Jobim em outro partido”.
Presidente Lulalau ao comentar as dificuldades de Nelson Jobim para ser indicado como Vice pelo PMDB

Vassoura de Bruxa

PRAGA AGRÍCOLA FOI SABOTAGEM DO PT, SEGUNDO MILITANTE

OBJETIVO ERA MINAR O PODER POLÍTICO E ECONÔMICO DOS BARÕES DO CACAU
Uma das pragas mais devastadoras que já atingiram o Brasil pode ter tido origem em ato de sabotagem, e não sido conseqüência de fenômeno natural. A revista VEJA aponta em reportagem que a praga avassaladora conhecida como VASSOURA-DE-BRUXA (crinipellis pernicosa) que arrasou as plantações de cacau no sul da Bahia, em 1989, foi resultado de ação de integrantes do Partido dos Trabalhadores, o PT.

O diretor-geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - Ceplac, Gustavo Moura, defendeu ontem a idéia de que Luiz Henrique Franco Timóteo, que admitiu ter espalhado a praga em entrevista à revista VEJA, seja investigado pela Polícia Federal e responsabilizado pelas sabotagens às lavouras de Cacau na Bahia.

Franco Timóteo confessou ter organizado ações para espalhar a praga nas lavouras cacaueiras no sul da Bahia com o objetivo de atingir o poder econômico e político dos barões do cacau. Timóteo acusou pessoas do PT de terem ajudado na disseminação do fungo da vassoura-de-bruxa. "Um indivíduo que assume isso está assumindo uma ação criminosa e deve ser responsabilizado", acrescentou o diretor da Ceplac.

Franco Timóteo contou que trouxe os ramos infectados com a vassoura-de-bruxa do Norte do País, onde a praga é endêmica. A primeira fazenda escolhida para a distribuição da praga nas plantações, segundo ele, chamava-se Conjunto Santana, em Uruçuca, de Francisco Lima Filho, então presidente local da União Democrática Ruralista, a UDR, e partidário da candidatura presidencial, Ronaldo Caiado. A operação criminosa, chamada pelo grupo de "Cruzeiro do Sul", estendeu-se entre 1989 e 1992.

Daí para a frente, segundo Franco Timóteo, os focos de praga se propagaram espontânea e rapidamente. O auge da praga ocorreu no fim da década de 90, quando a safra brasileira de cacau, afetada pela vassoura-de-bruxa na Bahia, passou por drástica redução, de 406 mil toneladas ao ano entre 1984 e 1985 para 123 mil toneladas entre 1999 e 2000.

Pelos dados do Ceplac, o Brasil, que era o segundo maior produtor de cacau do mundo, com média de 350 mil toneladas por ano, importa hoje cerca de 70 mil toneladas para completar a produção interna de apenas 130 mil toneladas.
Entre as ações desenvolvidas para o controle da praga na época, em setembro de 2000 o Fundo Baiano de Defesa da Cacauicultura - Fundecal, anunciou investimento de R$1,3 milhão no projeto de pesquisa de mapeamento do DNA da praga. Em 2001, o governo liberou aos cacauicultores recursos de R$200 milhões para a renovação de lavouras de cacau em uma área de 150 mil hectares atingida pela praga. Com a economia rural da região dizimada, em abril de 2001 o projeto genoma brasileiro passou a estudar o fungo da vassoura-de-bruxa cacaueira. Os sinais de resistência à praga foram obtidos após a primeira safra de cacau modificado, em agosto de 2001.

Fonte. minuto politico.blogspot.com

E o Picareta vai jogando nosso dinheiro fora

LULA DERRAMA DINHEIRO SOBRE SEM-TERRA

LULA DISTRIBUI MAIS DE R$500 MILHÕES A ONG's LIGADAS A SEM-TERRA
Quanto mais verbas Lula distribui a sem-terra, maiores e mais constantes são as invasões.Levantamento realizado pelo site "contas abertas" mostra que os repasses feitos a ONG's, entidades sem fins lucrativos ligados à reforma agrária crescem ano a ano. Em 2005, os repasses atingiram o apogeu: R$280 milhões, mais de cinco vezes a média dos anos de 2001 e 2002, que foi da ordem de R$54 milhões por ano. Este ano, apenas com os chamados restos a pagar, herdados de 2005, já foram desembolsados R$55 milhões. Somados todos os investimentos na gestão Lula, a cifra chega a R$550 milhões.
As entidades que mais foram beneficiadas pelo governo LULA, está a Associação Nacional de Apoio à Reforma Agrária - ANARA. Era completamente desconhecida, agora passou a ser a campeã das verbas. Mas passou, também, à condição de investigada pela Polícia Federal por abastecer o Movimento de Libertação dos Sem-Terra, o MLST, que invadiu e quebrou parte do Congresso Nacional no último dia 6, deixando 41 feridos.
Os dirigentes desta assossiação tem, entre seus principais dirigentes, o petista Bruno Maranhão, preso desde que comandou a invasão do Congresso. Este ano a entidade recebeu R$1 milhão, deixando para trás outras 251 entidades que também receberam recursos do orçamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Desde 2004, o total dos repasses à ANARA somam R$5,7 milhões. Diante do tratamento generoso, os especialistas procuram entender as razões que levaram a associação a radicalizar sua atuação.
É meio difícil saber os reais motivos, pois não invadiram a Câmara para protestar contra os mensaleiros, nem contra os corruptos que inundam aquela casa. Muito menos protestaram contra a corrupção do governo petista. Ao contrário, elogiaram Lula. Vamos ver se a Polícia Federal consegue desvendar este mistério.

Copa 2006


O divino está sentado no banco
O primeiro tempo de Brasil X Austrália foi exasperador. A virgindade do placar contrastou com a biografia das chuteiras. O Brasil de sonho que os jornais penduraram nas manchetes da fase pré-Copa não entrou em campo. O maciço favoritismo verde-amarelo foi abatido pelas caneladas dos cangurus pernas-de-pau.

O torcedor voltou para o segundo tempo com a alma espremida. Via-se compelido a aceitar compensações compulsórias. Ronaldo, o gordo, ao menos já se movia. Deu meia dúzia de passos a mais do que na estréia. E, justiça se lhe faça, assinou o passe que resultou no gol de Adriano. Alívio.

A classificação parecia a caminho. Mas a partida seguiu em ritmo de velório. A cada salto dos cangurus à frente da área de Dida, uma agonia. O virtuosismo, não havia mais dúvidas, não dera as caras em Munique. A partida resvalara para o convencional. Ronaldinho portou-se como um qualquer. Kaká ainda cabeceou no travessão. Mas a bola recusou-se a premiar a mediocridade.

Quando a batalha já se aproximava do final, Parreira arrancou Robinho da trincheira. Mandou-o ao front. E o menino, em poucos minutos, ligou a partida ao sobrenatural. Ele eletrizou a partida. A quatro, cinco minutos do final, entrou em campo outro moleque: Fred.

O torcedor de ocasião, um tipo que só tem olhos para o futebol em tempos de Copa, há de ter-se perguntado: Fred, mas quem é Fred? Súbito, o "desconhecido" passa para Robinho, que chuta na trave. Na sobra, Fred faz o que parecia improvável: o segundo gol. Terminada a peleja, o nome de Fred, antes ignorado, passou a ser pronunciado de maneira mais enfática.

A classificação justifica os fogos. No futebol, importa a vitória, não os meios utilizados para obtê-la. Mas restou a impressão de que a arte brasileira não está no rol de titulares vitalícios. O divino está sentado no banco.

Fonte: blog do Josias de Souza

Onde estão voçês ? Nobres formadores de opinião


As estrelas sumiram

Coluna de Mônica Bergamo (para assinantes da Folha)
Vestido de branco, Chico Buarque (foto) segura uma bandeirinha do PT. A atriz Cristina Pereira entoa: "Lula lá/ Brilha uma estrela...". Tássia Camargo continua: "Lula lá..."; e Cláudia Abreu: "Cresce a es-pe-ran-ça". Abraçadas, Gal Costa e Elba Ramalho, de lenço vermelho no pescoço, cantam: "Lula lá..."; e Malu Mader completa: "Com sin-ce-ri-da-de..."
As cenas, da campanha presidencial do PT em 1989, estão no site You Tube, em que é possível encontrar vídeos curiosos de eleições passadas buscando por palavras-chave como os nomes dos candidatos, por exemplo. O ator José Mayer -com camiseta do candidato Leonel Brizola, que apoiou Lula no segundo turno- também está no vídeo. A coluna telefonou para o celular dele.

José Mayer - Mas eu apareço? [Pausa] Ah, é... [Risos]
- O senhor se lembra? Mayer - Olha, querida, eu estou no meio de uma gravação. Cena séria, complicada, de festa, cheia de gente. E não gosto de falar nisso. É passado.
- O que o motivou a participar da campanha? Mayer - Há 17 anos, era uma obrigação para a classe artística fazer aquilo. Ou era Lula ou era [Fernando] Collor. E o pressentimento dos artistas era de que o Collor seria ruim. Foi um pressentimento certo.
- Em quem o senhor pretende votar neste ano? Mayer - Olha, querida, já estão me chamando para a gravação. [Grita para alguém ao lado] Já vooou!! [Despede-se e desliga o telefone].
Neste ano, deverá ser assim: os eleitores que quiserem ver o primeiro time do estrelato nacional em campanhas eleitorais terão que se contentar com sites como o You Tube. Ao menos entre os militantes que aparecem nos vídeos do site, poucos têm planos de voltar ao palanque. Muitos mudaram o voto; alguns nem querem mais saber de política.
Elba Ramalho é um exemplo. Cabo-eleitoral eclética, a cantora apoiou Collor contra Lula em 1989 e mudou de lado no meio da campanha. Em 2002, voltou ao horário eleitoral para defender a candidatura do tucano José Serra à Presidência. Hoje, diz sua assessoria de imprensa, "ela não quer mais se envolver em política".

A lista de desiludidos é longa. Aracy Balabanian, que apoiou Lula, "está desencantada com a política", segundo sua assessoria, e não quer falar sobre o assunto. O ator Felipe Camargo é outro ex-Lula. "Estou pensando em votar nulo. Ou então naquela moça..." Heloísa Helena? "É, na Heloísa Helena. Mas campanha não faço mais."

Regina Duarte também pulou fora. Ela aparece em pelo menos dois vídeos do You Tube: pede votos para Mário Covas em 1989 e diz, na campanha de Serra de 2002, que tem "medo" da vitória de Lula. Sua assessoria diz que ela não "quer mais falar disso".
Ex-malufista de carteirinha, a apresentadora Hebe Camargo protagoniza outra cena desenterrada pela internet, em que pede aos eleitores do patrão Silvio Santos, que havia tido sua candidatura impugnada, que votem em Paulo Maluf. "Já que você não pode votar no Silvio, por que não votar em Paulo Maluf, como eu?", defendia. Passados os anos, Hebe diz que o episódio é coisa do "passado" e que nem é mais amiga de Paulo Maluf. "A amizade era interesseira", já declarou.
A debandada geral de artistas dos programas políticos motivou declarações polêmicas do cantor Fagner. No ano passado, para fúria dos colegas, declarou: "[A classe artística] é um bando de "Maria-vai-com-as-outras", que fala o que mandam falar... Ficam gritando "Lula lá!", "Lula lá!", "Lula lá!" e, depois que o Lula faz essa cagada toda, não aparece quase ninguém para comentar."
O ator Paulo Betti discorda de Fagner. "Seria pretensão achar que as pessoas não têm discernimento. Gosto de dar minha opinião."
Da campanha de 1989, Betti diz guardar boas lembranças. "Era emocionante. Quero ver esse vídeo. Qual é o site?", diz ele, que também deve ficar de fora dos programas do PT neste ano. "Provavelmente não participe porque devo estar no ar [em alguma novela]". Ele se refere à orientação da TV Globo, reiterada recentemente em carta a todo o elenco, para que os artistas que estejam na programação não façam campanha na TV. "Mas declaro meu voto em Lula. O Brasil está melhor com ele."

Paulo Betti não está só. A sambista Beth Carvalho, que apoiou Brizola no primeiro turno das eleições de 1989 e Lula no segundo, mantém o voto. "Agora eu vou votar no Lula desde o princípio. A outra opção [Geraldo Alckmin] é inviável. PSDB, FHC e Alckmin, Deus me livre!", diz ela. "Mas minha campanha é dizer a quem eu puder para votar no Lula." Chico Buarque diz o mesmo: vota em Lula, mas quer distância dos palanques.

Tássia Camargo encheu sua página no Orkut [sim, ela está no site] de comunidades como "Lula lá sem medo de ser feliz", "Realizações - Lula presidente" e até "O Mapa da Corrupção de FHC", criada por ela.

Malu Mader e Cláudia Abreu, duas das mais eloqüentes no vídeo do "Lula lá", estão entre os artistas que não responderam aos telefonemas da coluna. A assessoria das atrizes disse que enviaria um fax para ambas com perguntas sobre o assunto, mas não houve resposta. O ator Lima Duarte, que fez campanha para Mário Covas, também não retornou. Gal Costa, diz sua assessoria, não pôde responder porque está viajando.

A atriz Joana Fomm faz questão de contar sua desilusão. No vídeo de Lula, ela veste a camisa do Partido Verde, pró-PT no segundo turno em 1989. "Aquela coisa dos artistas em torno do Lula foi o último respiro do nosso idealismo. Agora acabou. Fiz por convicção, pelo Lula, e entrei pelo cano. Eu acreditava naquilo, sabe? Agora não tenho coragem de interferir na opinião de ninguém".

Fonte: blog do josias de souza

Obituário


Morre na Alemanha o humorista Bussunda
Morreu na manhã deste sábado(17.06.2006) na cidade alemã de Munique, o humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda do programa Casseta & Planeta. Ele teve um infarto.
Bussunda completaria 44 anos no próximo dia 25. Seu corpo será trasladado para o Brasil ainda neste sábado. Outros três integrantes do Casseta & Planeta, que realizavam junto com Bussunda gravações para o programa na Copa do Mundo, também retornam para o Brasil neste sábado.

Fonte:blog do josias de souza

As trapalhadas abertas da america latina


Morales ameaça ir às ‘armas’ contra o ‘império’


A pretexto de festejar o 78º aniversário de nascimento de Che Guevara, o presidente Evo Morales (Bolívia) viajou à localidade de La Higuera, onde o guerrilheiro lendário foi executado, em 1967. Em discurso, Morales disse estar disposto a ir às “armas” para defender o seu país, a Venezuela e Cuba de eventuais ataques do “império” norte-americano.

Segundo Morales, diferentemente do que ocorria à época de Che, “agora não são os povos que levantam as armas contra o império. O que estamos vendo é que o império é que levanta as armas contra os povos”. E bravateou: “Se o fizerem em Cuba, Venezuela ou Bolívia, estamos dispostos a enfrentar e a defender também com armas a pátria e os recursos naturais e outras transformações sócias”.

Referindo-se ao seu próprio triunfo nas urnas e à ação do presidente venezuelano Hugo Chávez, Morales lembrou que, há dez anos, previra que, em pouco tempo, haveria “muitas Cubas na América Latina”. Ele completou: “Se antes quase todos os países estavam submetidos a um império, a um modelo econômico, agora estamos em outros tempos, em tempos de mudança, em tempos de liberação.”

Morales fez troça de expressão cunhada pelo presidente George Bush, dos EUA. Em alternativa ao “eixo do mal” propôs que se passe a falar em “eixo da humanidade”. Em seguida agradeceu a ajuda que Cuba e Venezuela vêm prestando à Bolívia ns áreas de educação e saúde.

De resto, o presidente boliviano informou que estará em Havana no próximo dia 13 de agosto, para os festejos do aniversário de 80 anos de Fidel Castro. Levará um presente especial para o companheiro-ditador: um pastel feito à base de folhas de coca.

A essa altura, Bush há de estar tremendo. Às voltas com a ameaça atômica do Irã, o “império” terá agora de preparar-se para o eventual embate com as “armas” da Bolívia. Era só o que faltava.

Num ponto o companheiro-índio tem razão. Não há propriamente um “eixo do mal” na América Latina. A trinca Chávez-Fidel-Morales constitui no máximo um eixo do humor. Não fosse pela má qualidade das piadas, rivalizaria com outra trinca: Moe, Larry e Curly.


Fonte: blog do josias de souza

quarta-feira, junho 14, 2006

Curtas

Bola levantada
O presidente Lula jura que não quis magoar o craque Ronaldo, quando fez pergunta sobre seu peso, em uma conferência de tevê. “Minha intenção era levantar a bola para que o Parreira esclarecesse o assunto de uma vez”.

Tem razão
Apesar de garantir que não chamou Ronaldo de “gordo”, o presidente Lula não resistiu à péssima atuação do Fenômeno na estréia do Brasil na Copa: “Ele está pesadão mesmo...”, comentou com um amigo, no Alvorada.

Pesado e redondo
Parreira estava redondamente enganado ao insistir em Ronaldo para começar o jogo contra a Croácia.

Pornochanchada
O 10º Festival de Cinema Brasileiro de Miami, encerrado sábado passado, teve até diretor de filme hors-concours sendo retirado do recinto por falta de modos, após pedir uma garota de programa à organização do evento.

Insulto
A prefeita Luizianne Lins (PT) ia a Miami receber o certificado de Fortaleza como “cidade irmã” da capital da Flórida. Mas foi impedida de entrar nos Estados Unidos: o consulado americano em Recife não lhe concedeu visto.

Lula, o inativo
Lula se aposentou como “perseguido político” em 1996, aos 42 anos, retroativo a outubro de 1988, segundo revelou esta coluna em janeiro de 2004, quando recebia R$ 3.862,57 por mês. Hoje embolsa R$ 4.294,00.

Montaria
O senador Mão Santa (PMDB-PI) propôs um projeto polêmico: alegando que “moto é como cavalo”, quer dispensar a exigência de documentação.

Marcola desafiou a CPI
O bandido Marcos Camacho, o “Marcola”, chefe da organização criminosa “PCC”, manteve atitude desafiadora diante dos deputados da CPI do Tráfico de Armas que o interrogaram na penitenciária de Presidente Bernardes (SP), há dias. Tentou amedrontar o presidente da CPI, Moroni Torgan (PFL-CE), lembrando que o conhece, exigiu que os deputados não elevassem a voz e ainda afirmou que “é mais barato comprar político do que a polícia”.

PT ‘aparelha’ até o FMI
A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) comunicou ao colega Guido Mantega (Fazenda) que o PT vai “aparelhar” os cargos de diretor-executivo do Brasil no FMI e do Banco Mundial – boquinhas de US$ 20 mil por mês (líquidos), mais benefícios e mordomias. O mandato dos atuais ocupantes expira quando setembro vier, na reunião anual de Cingapura.

Japonês
A Rede Globo instalou um telão nos corredores do Senado para exibir jogos da Copa com padrão digital japonês. Com direito até a sofá.

'Educassão'
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ex-ministro da Educação de Lula, revelou ontem a reação do presidente ao receber a lista das 31 metas para o setor, até 2015: fez um muxoxo e abandonou a papelada sobre a mesa.

Baile Fiscal
A Prefeitura do Recife confirma que gastou dinheiro público alugando seis smokings e sete vestidos, mas esclarece que foram usados por assessores do prefeito petista João Paulo no Baile Municipal. “A serviço”. Ah, bom.

Voto inseguro
A ong americana Black Box Voting aventou a possibilidade de fraudes nas urnas eletrônicas fabricadas pela Diebold, que fornece 90% das urnas brasileiras. No Brasil, foi lançado um manifesto no site www.votoseguro.org. Segundo os organizadores do manifesto, o TSE se recusou a fazer testes similares aos americanos por acreditar que as urnas sejam seguras.

Oh, Deus
A semelhança entre a Igreja Católica e o Congresso é que os católicos têm a indulgência plena e os parlamentares têm um indulgente plenário.

Fonte: www.claudiohumberto.com.br

Viva São João


Fonte: www.claudiohumberto.com.br

Lucia Hipolito

Um país virado do avesso
(Por Lucia Hippolito)

O Brasil é um país tão surpreendente, que parece estar sempre do avesso.

A Seleção é pentacampeã, a melhor do mundo, com os melhores e mais caros jogadores do mundo. Mas só consegue ganhar de um a zero da Croácia.

O ataque da Seleção é tão espetacular, que é conhecido como o “quadrado mágico”. Mas os destaques do jogo contra a Croácia foram três homens da defesa: o goleiro Dida, Juan e Lúcio, que bateram um bolão.

Assim também na política. O presidente Lula comanda um governo meio ineficiente, meio apático, que não consegue (ou não quer) implementar medidas fundamentais para tirar o país de um certo atoleiro institucional, regulatório e de infra-estrutura.

Mas a última pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem mostra que aumentou a aprovação do governo, aumentou a confiança na condução do governo pelo presidente Lula e aumentou também a popularidade do presidente.

Ah, sim, e aumentou também a probabilidade de Lula ser reeleito em primeiro turno.

O partido do presidente, o PT, é prá lá de polêmico. Ocupou o governo, aparelhou a máquina pública, tem vários de seus membros envolvidos até a testa no escândalo do mensalão, denunciados pelo procurador-geral da República por formação de quadrilha e por fazer parte de uma “sofisticada conspiração” para se perpetuar no poder. Algumas das figuras-chave do PT estão, inclusive, denunciadas como chefes da quadrilha.

Pois em São Paulo, onde estão concentrados os principais deputados mensaleiros, a maioria deles no PT, em vez de negar legenda para esses mensaleiros, o partido decidiu que eles e outros envolvidos em escândalos vão fazer parte da chapa para disputar o cargo de deputado federal.

Estão lá os mensaleiros João Paulo Cunha, Professor Luizinho e José Mentor. Estão ainda José Genoíno (ex-presidente do partido, envolvido nas estripulias da dupla Delúbio-Marcos Valério), Antonio Palocci (ex-ministro, envolvido em estripulias próprias quando era prefeito de Ribeirão Preto e, recentemente, por comandar a violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo) e Angela Guadagnin (ex-prefeita de São José do Campos, primeira prefeitura a freqüentar os escândalos de arrecadação de fundos para o PT e, recentemente, dançarina no plenário da Câmara, quando da absolvição de um mensaleiro).

É ou não é uma chapa “do barulho”, como se dizia antigamente?
Por essas e outras é que o Brasil nos dá a sensação de estar sempre do avesso. Neste país pode acontecer de tudo. Inclusive, não acontecer nada.

Coisas do Brasil


Fonte: www.placasridiculas.com.br

Clovis Rossi

QUANDO SE PERDE A ALMA...
CLÓVIS ROSSI - de PARIS.

Quando você chama Orestes Quércia de ladrão de carrinho de pipoca e depois pede e recebe o apoio dele;

Quando você passa a vida chamando Paulo Salim Maluf de tudo quanto é nome, e depois incorpora o partido dele à sua base de apoio no Congresso;

Quando você inferniza o governo José Sarney e toda a herança dele, inclusive a candidatura de sua filha à Presidência, e depois o transforma em um sábio conselheiro de seu governo;

Quando você diz o diabo de Antonio Carlos Magalhães e depois aceita o apoio dele;

Quando você ataca feroz e vigorosamente a política econômica do seu antecessor, e depois pratica política idêntica;

Quando você sataniza toda a sua vida o Fundo Monetário Internacional e depois aplica condições (não pedidas) ainda mais draconianas para o acordo com o ex-Satã;

Quando você passa a vida ensinando aos outros quais são as políticas sociais certas, e depois não consegue fazer a política social certa, a ponto de ter que demitir, em apenas um ano, dois dos responsáveis por elas;

Quando você se alia aos antigos inimigos e expulsa antigos companheiros cujo único crime foi o de continuar defendendo o que você defendia até a véspera;

Quando você faz campanha eleitoral prometendo mudança e inicia o discurso de posse com uma única palavra (exatamente "mudança") e depois muda muito pouco ou nada;

Quando você faz tudo isso, você rifou seus princípios, vendeu a sua história e tornou-se um ser amorfo, sem alma, sem projeto, a não ser o projeto de permanecer no poder; Enterra o orgulho pela história já vivida, porque não pode permitir que investiguem a sua nova história; Nem você mesmo sabe se existe ou não "conduta irregular" de um funcionário seu, como admite agora até o seu líder no Senado, Aloizio Mercadante;

Enfim, tem de jogar o jogo como quase todos jogaram antes de você. E fracassaram. Temo que seja tarde para voltar atrás e re-reescrever a história e que um filme velho e triste está sendo reencenado com novo elenco.

Coisas do Brasil


Fonte:www.placasridiculas.com.br

A Materia Prima de um pais

Um novo eleitor, uma nova campanha
Murillo de Aragão

A derrota da campanha do desarmamento em 2005 e a elevada popularidade de Lula revelam uma nova realidade eleitoral. Até então, as elites intermediárias exerciam grande influência sobre o eleitorado menos esclarecido. Agora, o eleitorado menos esclarecido parece se guiar por sua própria agenda, diferentemente do que ocorria até 2002.

A partir do apoio de jornalistas, profissionais liberais, acadêmicos e outros estratos da classe média que o apoiavam, Lula conseguiu vencer o preconceito que os pobres tinham de um presidente sem instrução. O “produto” Lula foi diligentemente vendido para a sociedade por formadores de opinião durante anos. Estrelas da Rede Globo, como Paloma Duarte, e muitas outras, transmitiram ao público menos esclarecido que Lula era a esperança de transformação, mas sem a sanção e o apoio dos formadores de opinião ele não teria chegado lá.

Na eleição de outubro, teremos uma nova realidade cujos contornos apareceram na surpreendente derrota da campanha do desarmamento, em outubro do ano passado. De forma equivocada, acreditei que os artistas da Rede Globo e demais formadores de opinião conseguiriam convencer a população a votar “sim”. Engano.

O povo votou maciçamente contra o desarmamento por desconfiar da capacidade da Polícia de protegê-los. Foi o grito de independência do eleitorado inculto e pobre do país. O resultado foi surpreendente: 63,94% dos votos a favor da venda de armas e apenas 36,06% contra. Não houve um estado sequer onde a proibição de vendas de armas tenha vencido.

O mesmo se passou no episódio do “mensalão”. Lula deveria ter sua popularidade demolida por conta da perda de apoios junto aos formadores de opinião. Não aconteceu. Até agora, o povo está julgando eleitoralmente Lula pelo seu desempenho econômico e pelo aumento da renda da população mais pobre. A opinião dos esclarecidos está tendo pouco peso.

De acordo com última pesquisa realizada pelo Datafolha (23 e 24 de maio), Lula tem 60% das intenções de voto na região Nordeste, 48% das intenções de voto entre os eleitores que têm apenas o ensino fundamental e 49% dos votos entre aqueles que ganham até dois salários mínimos. Já Geraldo Alckmin (PSDB), vence Lula entre os eleitores que ganham mais de 10 salários mínimos (35% a 27%) e está tecnicamente empatado junto aos eleitores que têm curso superior (30% X 32%).

É uma situação eleitoral nova. Tanto para Lula, que fará a campanha sem o apoio camarada da visão torta de muitos jornalistas quanto para Alckmin, que não consegue emplacar o discurso da ética e da moralidade. Tal situação não é explicada apenas pelo comportamento independente das classes menos favorecidas. Lula teve certa proteção da mídia eletrônica, que não se empenhou em “desinstitucionalizá-lo”. Ao contrário da mídia impressa, que o atacou fortemente.

Evidentemente, a eleição de um presidente desprovido de apoio nas elites é algo ainda improvável no Brasil. Mesmo perdendo o respaldo de muitos, indignados com os episódios do mensalão, Lula tem o apoio dos sindicatos, de segmentos expressivos do empresariado e não encontra hostilidade de setores organizados.

Assim, o presidente preserva apoios importantes. Porém, sem nenhuma dúvida, ele entrará na campanha desfalcada de apoios importantes em setores da esquerda liberal espalhados entre professores, jornalistas, profissionais liberais, funcionários médios do setor privado e até mesmo no funcionalismo público. Para eles, os pecados do mensalão são imperdoáveis.

Murillo de Aragão é cientista político e analista sênior da Arko Advice

Coisas do Brasil


Fonte:www.placasridiculas.com.br

João Ubaldo Ribeiro

"Precisa-se de Matéria-Prima para construir um País"
19/11/05
João Ubaldo Ribeiro

A crença geral anterior era que Collor não servia, bem como Itamar e Fernando Henrique. Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois de Lula também não servirá para nada. Por isso estou começando a suspeitar que o problema não está no ladrão corrupto que foi Collor, ou na farsa que é o Lula. O problema está em nós. Nós como POVO. Nós como matéria prima de um país.

Porque pertenço a um país onde a ESPERTEZA" é a moeda que sempre é valorizada, tanto ou mais do que o dólar. Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família, baseada em valores e respeito aos demais. Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nas calçadas onde se paga por um só jornal E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO OS DEMAIS ONDE ESTÃO.

Pertenço ao país onde as "EMPRESAS PRIVADAS" são papelarias particulares de seus empregados desonestos, que levam para casa, como se fosse correto, folhas de papel, lápis, canetas, clipes e tudo o que possa ser útil para o trabalho dos filhos ...e para eles mesmos. Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu "puxar" a tevê a cabo do vizinho, onde a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar ou pagar menos impostos. Pertenço a um país onde a impontualidade é um hábito. Onde os diretores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esgotos. Onde pessoas fazem "gatos" para roubar luz e água e nos queixamos de como esses serviços estão caros.

Onde não existe a cultura pela leitura (exemplo maior nosso atual Presidente, que recentemente falou que é "muito chato ter que ler") e não há consciência nem memória política, histórica nem econômica. Onde nossos congressistas trabalham dois dias por semana para aprovar projetos e leis que só servem para afundar ao que não tem, encher o saco ao que tem pouco e beneficiar só a alguns.

Pertenço a um país onde as carteiras de motorista e os certificados médicos podem ser "comprados", sem fazer nenhum exame. Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no ônibus, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar o lugar. Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o pedestre. Um país onde fazemos um monte de coisa errada, mas nos esbaldamos em criticar nossos governantes. Quanto mais analiso os defeitos do Fernando Henrique e do Lula, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem "molhei" a mão de um guarda de trânsito para não ser multado. Quanto mais digo o quanto o Dirceu é culpado, melhor sou eu como brasileiro , apesar de ainda hoje de manhã passei para trás um cliente através de uma fraude, o que me ajudou a pagar algumas dívidas.

Não. Não. Não. Já basta.

Como "Matéria Prima" de um país, temos muitas coisas boas, mas nos falta muito para sermos os homens e mulheres que nosso país precisa. Esses efeitos, essa "ESPERTEZA BRASILEIRA" congênita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até converter-se em casos de escândalo, essa falta de qualidade humana, mais do que Collor, Itamar, Fernando Henrique ou Lula, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são brasileiros como nós, ELEITOS POR NÓS. Nascidos aqui, não em outra parte... Me entristeço. Porque, ainda que Lula renunciasse hoje mesmo, o próximo presidente que o suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos. E não poderá fazer nada... Não tenho nenhuma garantia de que alguém o possa fazer melhor, mas enquanto alguém não sinalizar um caminho estinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá. Nem serviu Collor, nem serviu Itamar, não serviu Fernando Henrique, e nem serve Lula, nem servirá o que vier. Qual é a alternativa? Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror? Aqui faz falta outra coisa. E enquanto essa "outra coisa" não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados....igualmente sacaneados!!! É muito gostoso ser brasileiro. Mas quando essa brasilinidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, aí a coisa muda... Não esperemos acender uma vela a todos os Santos, a ver se nos mandam um Messias.

Nós temos que mudar, um novo governador com os mesmos brasileiros não poderá fazer nada. Está muito claro...... Somos nós os que temos que mudar.

Sim, creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda nos acontecendo; desculpamos a mediocridade mediante programas de televisão nefastos e francamente tolerantes com o fracasso. É a indústria da desculpa e da estupidez. Agora, depois desta mensagem, francamente decidi procurar o responsável, não para castiga-lo, senão para exigir-lhe (sim, exigir-lhe) que melhore seu comportamento e que não se faça de surdo, de desentendido. Sim, decidi procurar o responsável e ESTOU SEGURO QUE O ENCONTRAREI QUANDO ME OLHAR NO ESPELHO.
AÍ ESTÁ.
NÃO PRECISO PROCURA-LO EM OUTRO LADO.
E você, o que pensa?.... MEDITE!!!!!"

JOÃO UBALDO RIBEIRO

segunda-feira, junho 12, 2006

O eleitor Bolsa família


“O Estado Assistencial é grande ficção onde todos procuram viver à custa dos demais”.

A frase foi expressa por Claude Frederic Bastiat, com incrível clarividência. Economista político francês antecipou em um século a triste realidade atual: o engodo monstruoso, essa falácia das sociedades modernas que é o Estado Onipresente e a sua versão econômica, o Estado Assistencial.

Deu no NYT


Lembram-se quando NYT publicou a imagem acima, descrevendo Lulalau como a nova liderança sul americana. Não foi gratuitamente que o pintou como um caudilho, um coronelzinho típico dessas plagas. Um sujeito que se vale da demagogia, da distribuição de favores e dinheiro aos miseráveis para se manter no poder. ELES JÁ SABIAM.

Aliás como a CIA sabe das contas secretas do picareta e sua gangue, talvéz por isso o executivo da industria de peróleo que hoje atende como presidente dos EUA lhe queira tão bem. BUSCH JÁ SABIA.

Contudo, não adiante mais dizer nada, pois o esteleionatário será reeleito. Digo e repito, o sujeito é bandido, ele é um autêntico marginal, sempre fêz política com essa intenção.

Se Lula o PIcareta não tivesse se envolvido na atiovidade política imagine o que seria ele hoje, já que tendo as oportunidades que teve não estudou, nem se qualificou profissionalmente, e contando com esse caráter, ele sêria presidiário, estaria no lugar de Marcola.

É por isso que Marcola vota em Lula. Ele não quer é concorrência no presidio e no PCC.

João Ubaldo Ribeiro

Comendo e andando

Segurem o queixo para ele não cair, mas o dever do jornalista é contar a verdade duela a quién duela. E eu não participo das conspirações da mídia, destinadas a distorcer, inventar ou negar a existência de fatos que o grande público deveria saber. É assim, com o desassombro que caracteriza minhas atitudes, que revelo a verdade nua e crua: a Alemanha tem fama de adiantada, coisa e tal, mas - pasmem - não tem um programa Fome Zero.Conto isso depois de cuidadosa investigação e descobri que, até mesmo descrever o que é o Fome Zero para um alemão é difícil, notadamente para quem não fala alemão, como eu e quase toda a brasileirada. Muitos deles acham que, com isso, estamos querendo dizer que no Brasil ninguém passa fome, mas o atraso germânico é brabo mesmo. Não fazem idéia da diferença entre um governo e a realidade. Claro, brasileiro não mente, exceto os investigados em CPIs e semelhantes, de forma que não contamos que não se passa fome no Brasil. Contamos apenas que temos um programa Fome Zero e às vezes suspeito que os alemães até entendem o que é, mas ficam despeitados.Enfim, como o governo atual deles também não costuma alegar que é o melhor desde Carlos Magno e eles reconhecem que as mães deles todas nasceram analfabetas, não se pode esperar muito. E, afinal, temos de relevar essas pequenas coisas, fazem parte do orgulho nacional de um povo que somente agora ganha renome internacional, por hospedar uma Copa. Não vamos esfregar isso na cara deles, não fica bem para visitas mostrar quão pouco progrediram, desde que D. Pedro I proclamou a independência deles.Não vou dizer que se passa fome na Alemanha, mas devo ressalvar que não está fora de cogitações eles terem escondido os famintos deles na Chechênia, ou qualquer lugar assim, somente para que não flagremos suas misérias e as mostremos na tevê, com o sensacionalismo que caracteriza a mídia brasileira em geral, pois aqui não é lugar de denuncismo barato. Não se trata, contudo, de denuncismo barato dizer que, em quase toda a Alemanha, se você deixar de comer até as dez horas da noite, é melhor fingir um enfarte e ir para um hospital (o SUS daqui também não vale nada, posso apostar - nem tem SUS, aliás), porque não vai achar nada aberto. A gente sai de noite e se bate com uma porção de alemães alimentados, mas comer mesmo é impossível. E não adianta implorar à porta dos restaurantes já fechando. O gerente diz que não abre e sai para casa, comendo e andando para nós. Sei que isto não é assunto futebolístico, mas faz parte do panorama geral da Copa. Vamos derrubar mitos. Eles são tão mais atrasados que comem na hora certa e nós somos tão adiantados que comemos atrasado. Ou não comemos nada, mas aí ostentamos o Fome Zero nas fuças deles, pras negas deles é que eles são adiantados.

João Ubaldo Ribeiro

O Picareta Letrado


Fonte: ladodireito.blogspot.com