05/09/2011
Uma resolução eivada de mentiras e pilantragens históricas. E com uma obsessão: controlar a imprensa
O PT divulgou uma longuíssima resolução — 73.056 toques (íntegra aqui) em que fala um pouco de tudo — da conjuntura internacional à necessidade de controlar a imprensa, conforme vocês verão abaixo. Os nomes de Dilma e Lula rivalizam no número de vezes em que são citados (35 a 33 para ela), mas o texto deixa claro que ele é o criador, e ela, a criatura; ele é o caminho, ela, a caminhante. Destaco alguns temas, com trechos da resolução em vermelho, e os comento em azul.
PAU EM DOM PEDRO 1º
O PT avalia neste Congresso o significado das transformações na história brasileira a partir do governo Lula, o período já vivido pelo governo Dilma, os desafios com que nos defrontamos atualmente, bem como as perspectivas que se colocam para o nosso partido, para o nosso governo e para a população brasileira.
O 4º Congresso Nacional reúne-se às vésperas do dia 7 de setembro, quando se comemora a proclamação da Independência do Brasil. A construção da Nação brasileira não começou nem terminou em 1822; tampouco foi obra das elites.
Negar que a história tenha começado ou terminado em 1822 é uma boçalidade desnecessária porque nunca ninguém afirmou a boçalidade contrária. Mas a coisa só está aí porque o PT sente a compulsão de falar mal de qualquer governo não-petista, mesmo que seja o de Dom Pedro I…
O BRASIL COMEÇA COM LULA
O Partido dos Trabalhadores reúne seu 4º Congresso oito anos e oito meses depois da eleição de Lula presidente. A vitória de 2002 foi conquistada por muitas mãos, ao longo de muito tempo. E culminou num governo que mudou substancialmente a face do País
(…)
Desde a vitória do presidente Lula, medidas inovadoras passaram a ser adotadas, graças à nova compreensão do governo federal com respeito à geração e sustentação do desenvolvimento econômico com distribuição de renda, com inclusão social, com ampliação da participação popular e com uma política externa soberana, que priorizou a América do Sul, tendo o País participação criativa na Unasul, com a valorização dos chamados BRICs, reconhecidos o multilateralismo e um novo protagonismo nos fóruns internacionais.
Vejam que o Brasil não começou e não terminou em 1822, como eles dizem, mas parece ter começado em 2003, quando Lula chegou ao poder. São patéticos. De tudo o que vai acima, o que mais envergonha é o elogio à política externa.
A VIGARICE CONTRA FHC
Após anos de pilhagem do Estado, através de privatarias que legaram ao País o fardo de uma herança maldita, o governo Lula resgatou o papel do Estado como indutor do desenvolvimento, recuperou a função do planejamento governamental e fortaleceu o poder público, inclusive o das empresas estatais, como foi o caso exemplar da Petrobras.
Mais que isso, fez cessar a perseguição aos movimentos sociais (…)
Depois de falar mal de Dom Pedro I, é claro que eles teriam de atacar FHC. Elio Gaspari deve estar orgulhoso. Legou uma palavra para a posteridade, sempre empregada por gente com essa qualidade moral e esse amor pela história. Jamais houve perseguição a movimentos sociais durante o governo FHC, que assentou, por exemplo, mais famílias no campo do que Lula. Morreram menos trabalhadores rurais no governo tucano do que no petista!
A MENTIRA SOBRE O MÍNIMO
Paralelamente, ao instituir a política de elevação do valor real do salário mínimo, o governo Lula criou uma pressão positiva sobre todo o mercado de trabalho nacional, elevando, além disso, os benefícios que têm o salário mínimo como referência.
O PT está mentindo, o que é típico dessa gente. O aumento real do salário mínimo começou no governo FHC: foi de 44,71% nos seus oito anos, e de 53,67% nos de Lula.
A MENTIRA SOBRE O BOLSA FAMÍLIA
Por seu lado, o programa Bolsa Família, aliado a outros voltados para a inclusão social, provocou uma imensa transformação na base da sociedade brasileira (….)
Os programas reunidos no Bolsa Família foram criados por FHC e atendiam a 5 milhões de famílias em 2002. A Medida Provisória que criou o Bolsa Família deixa isso claro, sem sombra para dúvidas.
A BOBAGEM HISTÓRICA
Já no século 18, os socialistas diziam que, para medir o grau real de progresso de uma sociedade, era necessário verificar as condições de vida das mulheres.
Socialistas” no século 18? O PT resolveu agora recontar a história universal. O termo é do século 19. Se idéias de igualdade bastam para que se classifique um pensador de “socialista”, então o maior deles foi Cristo… Com esforço, a gente chega à Grécia Antiga… Será que Emir Sader ajudou a redigir o texto?
GARGALOS
Continua também presente - ainda mais se consideradas as novas demandas como o Pré-sal, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos - o desafio da geração de recursos para o enfrentamento dos gargalos de infraestrutura herdados das décadas de baixo crescimento
(…)
Estão no poder há nove anos e, vigaristas que são, atribuem os tais gargalos a governos anteriores. Quem impediu, por exemplo, a privatização dos aeroportos, agora feita na correria?
A FALÁCIA DA CRÍTICA AO NEOLIBERALISMO
Outra parte do mundo, na qual se inclui o Brasil, rejeitou o neoliberalismo como alternativa para seus povos e nações. Com vitórias históricas contra a direita, a maior parte dos governos latino-americanos - sobretudo na América do Sul - tem adotado uma linha progressista, visando a promover o crescimento econômico, geração de empregos, distribuição de renda, justiça social e democracia.
(…) Os países do Sul do mundo passaram a crescer mais e suas economias foram se tornando mais fortes do que a de vários países ricos do Norte. A China e a Índia são os principais e não os únicos destaques desta política na Ásia.
(…)
Isso é só um bobajol, um cretinismo. O Brasil manteve os marcos macroeconômicos da política de FHC e passou a se beneficiar do crescimento gigantesco da China, que hoje sustenta a economia brasileira. As commodities ocupam importância crescente na pauta de exportações. Aqueles que o PT chamava “neoliberais” estão satisfeitíssimos com a política econômica que paga, por exemplo, os juros mais altos do mundo.
A ESQUERDA NA AMÉRICA DO SUL
A esquerda dos países europeus, que tanto influenciou a esquerda mundial desde o século 19, não conseguiu dar respostas adequadas à crise e parece capitular ao domínio do neoliberalismo. Por isso, há hoje um deslocamento geográfico de liderança ideológica da esquerda no mundo. Neste contexto, a América do Sul agora se destaca.
Essa é uma tese estúpida que o historiador marxista britânico Eric Hobsbawm emprestou ao PT. Mas faz algum sentido: as liberdades individuais, por exemplo, estão hoje sob o assédio de esquerdistas autoritários na Venezuela, Nicarágua, Bolívia, Equador e Arge
ANTIAMERICANISMO CHULÉ
No terreno mundial, há uma crescente disputa entre dois blocos de países: por um lado, o bloco liderado pelos Estados Unidos, que hegemonizou a velha ordem neoliberal e pretende continuar hegemonizando; por outro lado, um bloco multipolar liderado por países que vem recusando o modelo neoliberal. Neste cenário, a grande novidade está na América Latina. A crescente hegemonia da esquerda, na região, torna possível proteger nossos países dos efeitos da crise e da disputa; participar da disputa global contra o modelo neoliberal; e, inclusive, construir um caminho para a construção de uma alternativa ao próprio capitalismo.
É um dos trechos mais boçais da resolução. De qual “disputa” se está falando? Só pode ser a que se anuncia entre EUA e China — que, em matéria de “neoliberalismo”, a depender do que se entenda por isso, não deixa a desejar… Se os EUA fossem à bancarrota, arrastando junto os chineses, a América Latina, puxada pelo Brasil, entraria em colapso.ntina…
ATAQUE AO AGRONEGÓCIO
O meio rural brasileiro é espaço de convívio, produção e luta de agricultores familiares e trabalhadores rurais sem terra com o poderoso agronegócio - herdeiro moderno da antiga aristocracia rural que dominou a política brasileira e dela nunca apeou. Mas os oito anos de governo do presidente Lula e este início de governo da presidenta Dilma levaram a cabo importantes transformações nesta estrutura, com o reforço do apoio à agricultura familiar. O fortalecimento do MDA e do INCRA, e a criação de um conjunto de políticas públicas permanentes
O agronegócio é o único setor que garante o superávit brasileiro e que responde pelas reservas, que seguram o picadeiro. É uma estupidez afirmar que é “o herdeiro moderno da antiga aristocracia rural”. Quanto à reforma agrária, até o MST reconhece que o governo petista fez menos do que o governo FHC.
EMENDA 29 E CPMF
O povo brasileiro cobra dos três níveis de governo uma maior presença e resolutividade na área da saúde. Esforços foram feitos no Governo Lula e continuam no Governo Dilma. O 4º. Congresso Nacional do PT convoca o conjunto da militância a engajar-se em defesa do SUS. O PT reafirma seu compromisso histórico com a aprovação da Emenda Constitucional 29 e o conseqüente retorno ao orçamento da saúde pública dos recursos a ela negados pela oposição ao governo Lula, que extinguiu a CPMF para impedir a plena consolidação do SUS no país.
A Saúde, que Lula chegou a classificar de “quase perfeita”, entrou em colapso no seu governo - e não foi por falta da CPMF. Hoje, é o governo Dilma quem está bombardeando a Emenda 29, certo?
CORRUPÇÃO
Nunca antes na história deste País a corrupção foi combatida com tanta profundidade e sem protecionismos partidários como nos governos Lula e Dilma. (…). Eis por que a corrupção, enrustida historicamente na política e arraigada no estado clientelista que herdamos, hoje se torna pública e evidente. O enfrentamento da corrupção, para além de tudo o que se fez e se faz agora, sob o governo da presidenta Dilma, exige medidas abrangentes, cujo núcleo reside na reforma política e na reforma do Estado. Um Estado aberto ao controle social e à participação popular; e um sistema político-eleitoral livre do financiamento privado.
Uma soma de vigarices. O petismo profissionalizou a corrupção, como é notório. E o mensalão é a expressão mais acabada disso. O que vai acima é só uma tentativa de atribuir os “malfeitos” aos “sistema”. Atenção! A proposta do PT para a reforma política mantém o financiamento privado de campanhas.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO E NARIZ MARROM
Para o PT e para os movimentos sociais, a democratização dos meios de comunicação é tema relevante e um objetivo comum com os esforços de elaboração do governo Lula e os resultados da I Conferência Nacional de Comunicação, que evidenciou os grandes embates entre agentes políticos, econômicos e sociais de grande peso na sociedade brasileira. É urgente abrir o debate no Congresso Nacional sobre o marco regulador da comunicação social - ordenamento jurídico que amplie as possibilidades de livre expressão de pensamento e assegure o amplo acesso da população a todos os meios (…).
Para nós, é questão de princípio repudiar, repelir e barrar qualquer tentativa de censura ou restrição à liberdade de imprensa. Mas o jornalismo marrom de certos veículos, que às vezes chega a práticas ilegais, deve ser responsabilizado toda vez que falsear os fatos ou distorcer as informações para caluniar, injuriar ou difamar. A inexistência de uma Lei de Imprensa, a não regulamentação dos artigos da Constituição que tratam da propriedade cruzada de meios, o desrespeito aos direitos humanos presente na mídia, o domínio midiático por alguns poucos grupos econômicos tolhem a democracia, silenciam vozes, marginalizam multidões, enfim criam um clima de imposição de uma única versão para o Brasil. E a crescente partidarização, a parcialidade, a afronta aos fatos como sustentação do noticiário preocupam a todos os que lutam por meios de comunicação que sejam efetivamente democráticos. Por tudo isso, o PT luta por um marco regulatório capaz de democratizar a mídia no País.
Já resumi: “jornalismo marrom” para o PT é aquele que não tem o “nariz marrom”. Jornalismo sério, para os fascistas, é aquele que elogia o partido e seus desmandos. É claro que isso é uma tentativa de intimidação: “Se vocês continuarem assim, vamos regulamentar…”
REFORMA POLÍTICA E REFORMA DO ESTADO
Sem a reforma política e a reforma do Estado, o Brasil enfrentará mais cedo ou mais tarde uma profunda crise, causada pelo confronto entre as necessidades da cidadania e a inadequação a elas do sistema político.
(…)
O financiamento privado das campanhas, em particular do modo como é exercido no Brasil, praticamente sem controle e em um país de tal desigualdade estrutural de renda, é um verdadeiro atentado ao princípio republicano de que a democracia deve ser baseada nos direitos simétricos dos cidadãos e cidadãs.
A proposta de reforma política do PT mantém o financiamento privado de campanhas e propõe que se agregue a ele o financiamento público. Parida na cabeça de José Dirceu, inventa uma excrescência chamada “voto proporcional misto” e quer que metade da Câmara, das Assembléias e das Câmaras de vereadores seja eleita por voto em lista, que cassa o direito de o eleitor escolher seus representantes.
ESPIRAL DO CINISMO
Para vencer a batalha da opinião pública será preciso desmontar as armadilhas da chamada “espiral de cinismo”: a corrupção política é aceita como inevitável, os cidadãos desertam da política, os políticos corruptos agem cada vez mais corruptamente, a opinião pública, instruída pela cantilena liberal, conforma-se ceticamente.
Não é impressionante que escreva isso o partido que queria uma moção pública de apoio a Dirceu e que voltou a pregar o “controle da mídia” porque não aceita que se exponham as falcatruas de seus chefes?
“SOCIALISTAS DEMOCRÁTICOS”
Como socialistas democráticos, queremos uma alternativa de civilização ao capitalismo, a ser construída democraticamente com o povo brasileiro, que esteja à altura de sua dignidade e de sua esperança (…)
Ah, agora entendi. Todas essas empresas que têm sido alimentadas com o leite de pata da BNDES — os “ganhadores” escolhidos pelos petistas — integram o esforço para criar uma alternativa ao capitalismo predador.
OS ADVERSÁRIOS
Este compromisso se materializa no apoio a uma campanha pública pela iniciativa popular de novas leis cidadãs, que aprofundem o caminho para um novo estado: democrático, republicano e popular. Esta campanha pelas leis cidadãs são a melhor resposta que podemos dar à crise internacional, criada pelas políticas neoliberais e pelo capital financeiro e à oposição do PSDB, do DEM e do PPS, que atacam, sem cessar, as conquistas dos direitos históricos do povo brasileiro.
Viram? Nesse novo modelo petista, que parece mais próximo da China do que dos EUA, as oposições “atacam as conquistas do povo”… Logo, sabemos o que é preciso fazer com gente assim, certo? Apesar do ataque aos três partidos, o PT não vetou aliança com eles. Os petistas de Minas não deixaram porque, bem…, estão juntos com os tucanos de Minas em muitos lugares.
ATAQUE À FAXINA
A oposição e seus aliados na mídia conservadora, sem projeto e sem rumo desde que foram sucessivamente derrotados nas eleições presidenciais, investem incessantemente na divisão da base, nas tentativas de cindir o PT, e se esforçam, em vão, para estabelecer um conflito entre Lula e Dilma.A oposição, apoiada - ou dirigida - pela conspiração midiática que tentou sem êxito derrubar o presidente Lula, apresenta-se agora propondo à presidenta Dilma que faça uma “faxina” no governo.
(…)
O PT deve repelir com firmeza as manobras da mídia conservadora e da oposição de promover uma espécie de criminalização generalizada da conduta da base de sustentação do governo.
Viram? O partido de há pouco, que acha que a corrupção é um mal entranhado na cultura brasileira, não aceita nem mesmo o termo “faxina”. É tudo coisa da conspiração midiática. Na prática, a legenda está passando a mão na cabeça de todos aqueles que foram demitidos por Dilma Rousseff.
PRÉVIAS
O PT reivindica, com orgulho, o instrumento das prévias como espaço democrático para escolha interna de seus candidatos majoritários.
Lula está um jeito de detonar as prévias e escolhe candidatos no dedaço.
OLIGARQUIAS
Também faremos das campanhas municipais uma trincheira em defesa da democratização do Estado brasileiro como caminho estratégico para eliminar os privilégios das oligarquias, as fortalezas da corrupção e o poder dos grandes grupos econômicos.
É isso mesmo!Com Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá, contra as oligarquias!
CONVOCAÇÃO
Convoca a mobilizar a Nação para a aprovação da reforma política, com destaque para o voto em lista pré-ordenada e financiamento público, que o partido considera essencial para a democracia brasileira, confrontada diariamente pela presença dos financiadores privados na vida política, com todas suas nefastas conseqüências.
Ao mesmo tempo em que diz que lutará por mais plebiscitos e referendos, o PT quer cassar do eleitor o direito de eleger metade de seus representantes. Ainda voltarei a essa questão, mais importante do que parece. Isso é parte de um projeto totalitário.
DE NOVO, A IMPRENSA
Convoca o partido e a sociedade na luta pela democratização da comunicação no Brasil, enfatizando a importância de um novo marco regulatório para as comunicações no País, que, assegurando de modo intransigente a liberdade de expressão e de imprensa, enfrente questões como o controle de meios por monopólios, a propriedade cruzada, a inexistência de uma Lei de Imprensa, a dificuldade para o direito de resposta, a regulamentação dos artigos da Constituição que tratam do assunto, a importância de um setor público de comunicação e das rádios e televisões comunitárias. A democratização da mídia é parte essencial da luta democrática em nossa terra.
Como se nota, a questão da imprensa volta na exortação final do documento. O PT quer pressionar Dilma a ressuscitar a proposta de Franklin Martins, o ministro da Supressão da Verdade.
Fonte:Veja online
segunda-feira, setembro 05, 2011
Reinaldo Azevedo
05/09/2011
A FAMA DE DIRCEU ATRAVESSA O OCEANO; REPORTAGEM SOBRE MINISTRO PORTUGUÊS DEDICA UM BOM ESPAÇO AO ROUBA-HÓSTIA
A mais recente edição da revista portuguesa VISÃO traz uma longa reportagem — 12 páginas — sobre as ligações, nem sempre muito claras, entre Miguel Relvas e empresários e políticos brasileiros. Relvas é ministro de Assuntos Parlamentares de Portugal e pertence ao PSD, um partido de centro-direita, que venceu recentemente as eleições. Embora o PT, segundo a sua resolução, esteja empenhado em derrotar o “neoliberalismo”, um dos grandes amigos de Relvas no Brasil é o “esquerdista”… José Dirceu! Muito bem! A crítica do “companheiro” à mídia não é gratuita. Aliás, “gratuidade” é uma palavra que o Zé não conhece. O homem está sempre “trabalhando”.
O objeto da longa reportagem da revista “Visão” é Relvas, com seus múltiplos tentáculos. Um deles é o grupo de comunicação português Ongoing, que já chegou ao Brasil. E adivinhem pelas mãos de quem… Acertou quem disse “Dirceu”.
O busílis é o seguinte: a Ongoing tem um jornal no Brasil chamado Brasil Econômico, de que a namorada de Dirceu é administradora e onde ele é colunista. Oficialmente, os portugueses são donos de apenas 29,9% do empreendimento. Os outros 70,1% pertenceriam a Maria Alexandra Vasconcellos, brasileira que é casada com o português Nuno Vasconcellos, presidente do… grupo Ongoing!!! Entenderam? A Constituição proíbe que estrangeiros controlem empresas de comunicação no país. E o PT, vejam vocês, escreveu em sua resolução que quer regulamentar a mídia para fazer cumprir a… Constituição!!! Uns verdadeiros patriotas! O Ministério Público está investigando o caso. Esclarecido isso, leiam trechos da reportagem da revista Visão. A fama do rouba-hóstia já atravessou o “mar oceano”, como diriam os poetas portugueses de antigamente.
*
(…)
Dirceu está inelegível até 2015 e é o principal visado no caso que começará a ser julgado este ano e conta 36 acusados [mensalão]. Prova de que ainda mexe - e muito -, Dirceu foi capa da revista VEJA esta semana. A revista chama-lhe “O Poderoso Chefão”, título brasileiro para a saga de “Dom Corleone, O Padrinho” e uma forma de ilustrar a sua teia de influências no governo e nas empresas. Dirceu, agora consultor de multinacionais, conhece bem Portugal. E Miguel Relvas. O ministro português recorda tê-lo conhecido “por intermédio de amigos comuns”, sem relações empresariais pelo meio. “Encontrei-o ocasionalmente”, diz.
A revista lembra de uma viagem que Dirceu fez a Portugal em 2007. No aeroporto de Lisboa, um brasileiro o saudou: “Tem ladrão na fila”. Segue mais um trecho da reportagem.
À espera de Dirceu [em Portugal] estava João Serra, dono da construtora Abrantina e sócio do escritório de advogados Lima, Serra, Fernandes e Associados. Da sociedade fazem parte Fernando Fernandes, ex-administrador da SLN (BPN) e atual grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), organização maçônica a que estará ligado Relvas. Outro sócio que acompanhou Dirceu na estada na capital portuguesa foi Antônio Lamego, ex-advogado de José Braga Gonçalves no caso Moderna. Segundo Dirceu, Lamego era amigo do general João de Matos, ex-chefe do Estado-Maior do Exército angolano. Na época, os três combinaram encontrar-se na Costa do Sauípe, no Brasil, para tratar de negócios.
Nesses dias lisboetas, Dirceu ficou hospedado no Pestana Palace. Andou de Jaguar preto, jantou no Vela Latina, bebeu Pera Manca e disse querer investir em Angola. “Meu interesse é infraestrutura: rodovias, telefones, telecomunicações.” O consultor do milionário mexicano Carlos Slim e do magnata russo Berezevosky, falou também da sua atividade: promover negócios de portugueses no Brasil e de brasileiros em Angola. No dia da partida de Lisboa, Dirceu adormeceu e teve de correr para o aeroporto: “Lamentava ter comido muito e bebido duas garrafas de vinho na noite anterior em companhia do deputado Miguel Relvas, seu amigo há décadas” (…).
No Brasil, apontam a Dirceu ligações à Ongoing. Um dos links é Evanise Santos, a namorada. Também referida no “mensalão”, é diretora de marketing do Brasil Econômico, jornal do grupo e da Ejesa, empresa da mulher do líder da Ongoing. Amiga da presidente Dilma, Evanise foi coordenadora de relações públicas no Palácio do Planalto no tempo de Lula. Dirceu escreve no jornal. A investida da Ongoing no Brasil foi atribuída às influências de Dirceu, mas o grupo desmente. Reinaldo Azevedo, da Veja, não cai. “No meio político, o ‘Brasil Econômico’ é chamado “aquele jornal do Dirceu”, escreveu.
O ex-ministro é visto como um símbolo do pior que o País tem. (…)”Nada mudou depois do mensalão. A promiscuidade do Governo com seus aliados persiste”, afirma Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado. Para Fernão Lara Mesquita, jornalista e atual administrador do jornal O Estado de S. Paulo, mistério é coisa que não existe: “Se viesse um dia a cair no Brasil, Sherlock Holmes ficaria desempregado. Não há nada para descobrir. É tudo ’sexo explícito’”, refere. Segundo ele, Dirceu “é o especialista nos trabalhos sujos. Tudo o que é realmente grande na roubalheira geral está a cargo dele”. Fernão Mesquita inclui na polêmica o caso Ongoing, grupo que considera o “cavalo de troia” da estratégia para o domínio multimédia no universo lusófono.
No Brasil, apontam a Dirceu ligações à Ongoing. Um dos links é Evanise Santos, a namorada. Também referida no “mensalão”, é diretora de marketing do Brasil Econômico, jornal do grupo e da Ejesa, empresa da mulher do líder da Ongoing. Amiga da presidente Dilma, Evanise foi coordenadora de relações públicas no Palácio do Planalto no tempo de Lula. Dirceu escreve no jornal. A investida da Ongoing no Brasil foi atribuída às influências de Dirceu, mas o grupo desmente. Reinaldo Azevedo, da Veja, não cai. “No meio político, o ‘Brasil Econômico’ é chamado “aquele jornal do Dirceu”, escreveu.
O ex-ministro é visto como um símbolo do pior que o País tem. (…)”Nada mudou depois do mensalão. A promiscuidade do Governo com seus aliados persiste”, afirma Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado. Para Fernão Lara Mesquita, jornalista e atual administrador do jornal O Estado de S. Paulo, mistério é coisa que não existe: “Se viesse um dia a cair no Brasil, Sherlock Holmes ficaria desempregado. Não há nada para descobrir. É tudo ’sexo explícito’”, refere. Segundo ele, Dirceu “é o especialista nos trabalhos sujos. Tudo o que é realmente grande na roubalheira geral está a cargo dele”. Fernão Mesquita inclui na polêmica o caso Ongoing, grupo que considera o “cavalo de troia” da estratégia para o domínio multimédia no universo lusófono.
Fonte: Veja online
A FAMA DE DIRCEU ATRAVESSA O OCEANO; REPORTAGEM SOBRE MINISTRO PORTUGUÊS DEDICA UM BOM ESPAÇO AO ROUBA-HÓSTIA
A mais recente edição da revista portuguesa VISÃO traz uma longa reportagem — 12 páginas — sobre as ligações, nem sempre muito claras, entre Miguel Relvas e empresários e políticos brasileiros. Relvas é ministro de Assuntos Parlamentares de Portugal e pertence ao PSD, um partido de centro-direita, que venceu recentemente as eleições. Embora o PT, segundo a sua resolução, esteja empenhado em derrotar o “neoliberalismo”, um dos grandes amigos de Relvas no Brasil é o “esquerdista”… José Dirceu! Muito bem! A crítica do “companheiro” à mídia não é gratuita. Aliás, “gratuidade” é uma palavra que o Zé não conhece. O homem está sempre “trabalhando”.
O objeto da longa reportagem da revista “Visão” é Relvas, com seus múltiplos tentáculos. Um deles é o grupo de comunicação português Ongoing, que já chegou ao Brasil. E adivinhem pelas mãos de quem… Acertou quem disse “Dirceu”.
O busílis é o seguinte: a Ongoing tem um jornal no Brasil chamado Brasil Econômico, de que a namorada de Dirceu é administradora e onde ele é colunista. Oficialmente, os portugueses são donos de apenas 29,9% do empreendimento. Os outros 70,1% pertenceriam a Maria Alexandra Vasconcellos, brasileira que é casada com o português Nuno Vasconcellos, presidente do… grupo Ongoing!!! Entenderam? A Constituição proíbe que estrangeiros controlem empresas de comunicação no país. E o PT, vejam vocês, escreveu em sua resolução que quer regulamentar a mídia para fazer cumprir a… Constituição!!! Uns verdadeiros patriotas! O Ministério Público está investigando o caso. Esclarecido isso, leiam trechos da reportagem da revista Visão. A fama do rouba-hóstia já atravessou o “mar oceano”, como diriam os poetas portugueses de antigamente.
*
(…)
Dirceu está inelegível até 2015 e é o principal visado no caso que começará a ser julgado este ano e conta 36 acusados [mensalão]. Prova de que ainda mexe - e muito -, Dirceu foi capa da revista VEJA esta semana. A revista chama-lhe “O Poderoso Chefão”, título brasileiro para a saga de “Dom Corleone, O Padrinho” e uma forma de ilustrar a sua teia de influências no governo e nas empresas. Dirceu, agora consultor de multinacionais, conhece bem Portugal. E Miguel Relvas. O ministro português recorda tê-lo conhecido “por intermédio de amigos comuns”, sem relações empresariais pelo meio. “Encontrei-o ocasionalmente”, diz.
A revista lembra de uma viagem que Dirceu fez a Portugal em 2007. No aeroporto de Lisboa, um brasileiro o saudou: “Tem ladrão na fila”. Segue mais um trecho da reportagem.
À espera de Dirceu [em Portugal] estava João Serra, dono da construtora Abrantina e sócio do escritório de advogados Lima, Serra, Fernandes e Associados. Da sociedade fazem parte Fernando Fernandes, ex-administrador da SLN (BPN) e atual grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), organização maçônica a que estará ligado Relvas. Outro sócio que acompanhou Dirceu na estada na capital portuguesa foi Antônio Lamego, ex-advogado de José Braga Gonçalves no caso Moderna. Segundo Dirceu, Lamego era amigo do general João de Matos, ex-chefe do Estado-Maior do Exército angolano. Na época, os três combinaram encontrar-se na Costa do Sauípe, no Brasil, para tratar de negócios.
Nesses dias lisboetas, Dirceu ficou hospedado no Pestana Palace. Andou de Jaguar preto, jantou no Vela Latina, bebeu Pera Manca e disse querer investir em Angola. “Meu interesse é infraestrutura: rodovias, telefones, telecomunicações.” O consultor do milionário mexicano Carlos Slim e do magnata russo Berezevosky, falou também da sua atividade: promover negócios de portugueses no Brasil e de brasileiros em Angola. No dia da partida de Lisboa, Dirceu adormeceu e teve de correr para o aeroporto: “Lamentava ter comido muito e bebido duas garrafas de vinho na noite anterior em companhia do deputado Miguel Relvas, seu amigo há décadas” (…).
No Brasil, apontam a Dirceu ligações à Ongoing. Um dos links é Evanise Santos, a namorada. Também referida no “mensalão”, é diretora de marketing do Brasil Econômico, jornal do grupo e da Ejesa, empresa da mulher do líder da Ongoing. Amiga da presidente Dilma, Evanise foi coordenadora de relações públicas no Palácio do Planalto no tempo de Lula. Dirceu escreve no jornal. A investida da Ongoing no Brasil foi atribuída às influências de Dirceu, mas o grupo desmente. Reinaldo Azevedo, da Veja, não cai. “No meio político, o ‘Brasil Econômico’ é chamado “aquele jornal do Dirceu”, escreveu.
O ex-ministro é visto como um símbolo do pior que o País tem. (…)”Nada mudou depois do mensalão. A promiscuidade do Governo com seus aliados persiste”, afirma Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado. Para Fernão Lara Mesquita, jornalista e atual administrador do jornal O Estado de S. Paulo, mistério é coisa que não existe: “Se viesse um dia a cair no Brasil, Sherlock Holmes ficaria desempregado. Não há nada para descobrir. É tudo ’sexo explícito’”, refere. Segundo ele, Dirceu “é o especialista nos trabalhos sujos. Tudo o que é realmente grande na roubalheira geral está a cargo dele”. Fernão Mesquita inclui na polêmica o caso Ongoing, grupo que considera o “cavalo de troia” da estratégia para o domínio multimédia no universo lusófono.
No Brasil, apontam a Dirceu ligações à Ongoing. Um dos links é Evanise Santos, a namorada. Também referida no “mensalão”, é diretora de marketing do Brasil Econômico, jornal do grupo e da Ejesa, empresa da mulher do líder da Ongoing. Amiga da presidente Dilma, Evanise foi coordenadora de relações públicas no Palácio do Planalto no tempo de Lula. Dirceu escreve no jornal. A investida da Ongoing no Brasil foi atribuída às influências de Dirceu, mas o grupo desmente. Reinaldo Azevedo, da Veja, não cai. “No meio político, o ‘Brasil Econômico’ é chamado “aquele jornal do Dirceu”, escreveu.
O ex-ministro é visto como um símbolo do pior que o País tem. (…)”Nada mudou depois do mensalão. A promiscuidade do Governo com seus aliados persiste”, afirma Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado. Para Fernão Lara Mesquita, jornalista e atual administrador do jornal O Estado de S. Paulo, mistério é coisa que não existe: “Se viesse um dia a cair no Brasil, Sherlock Holmes ficaria desempregado. Não há nada para descobrir. É tudo ’sexo explícito’”, refere. Segundo ele, Dirceu “é o especialista nos trabalhos sujos. Tudo o que é realmente grande na roubalheira geral está a cargo dele”. Fernão Mesquita inclui na polêmica o caso Ongoing, grupo que considera o “cavalo de troia” da estratégia para o domínio multimédia no universo lusófono.
Fonte: Veja online
Reinaldo Azevedo
05/09/2011
Pois é… E o PT não consegue emplacar o seu “controle da mídia” nem entre os aliados…
Tá feia a coisa. Por mais que os petistas se esforcem, a tese não emplaca. Um aliado importante do governo deu um chega pra lá nessa conversa afirmando o óbvio: quem não gosta de um veículo deve escolher outro. E ponto! Ah, mas isso tem cheiro de democracia…
Campos: posição do PSB sobre controle da mídia não é a do PT
Por Luciana Nunes Leal, da Agência Estado:
Questionado sobre a retomada da discussão sobre regulação da mídia, proposta no Congresso do PT, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, disse que, nesta questão, “a posição do PSB não é a posição que o PT tomou”. “Entendemos que a construção de democracia no Brasil foi feita a muito custo e um dos valores importantes da democracia é a imprensa livre”, disse.
“O grande controle da mídia vai ser feito pela cidadania. Se vejo uma mídia defender uma causa em que não acredito, simplesmente não consumo aquela mídia, falo mal dela e passo para outra. O grande controle que podemos fazer é dar consciência à sociedade, melhorar a educação e a inclusão para que o cidadão faça este controle, não consumindo a mídia que trabalha com valores que não são de interesse do País”, acrescentou o governador.
Campos evitou comentar a decisão do PT de estimular retomar a proposta de regulação, iniciada no governo Lula. “É muito ruim fazer avaliação do congresso de um partido parceiro. Eles acharam que era hora de fazer o debate. No nosso congresso, que acontecerá em dezembro, esta questão não está em pauta. Estamos preocupados com a economia, com a pauta da exportação da indústria brasileira, com geração de inovação tecnológica, educação, saúde pública”, disse Campos.
Fonte: Veja online
Pois é… E o PT não consegue emplacar o seu “controle da mídia” nem entre os aliados…
Tá feia a coisa. Por mais que os petistas se esforcem, a tese não emplaca. Um aliado importante do governo deu um chega pra lá nessa conversa afirmando o óbvio: quem não gosta de um veículo deve escolher outro. E ponto! Ah, mas isso tem cheiro de democracia…
Campos: posição do PSB sobre controle da mídia não é a do PT
Por Luciana Nunes Leal, da Agência Estado:
Questionado sobre a retomada da discussão sobre regulação da mídia, proposta no Congresso do PT, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, disse que, nesta questão, “a posição do PSB não é a posição que o PT tomou”. “Entendemos que a construção de democracia no Brasil foi feita a muito custo e um dos valores importantes da democracia é a imprensa livre”, disse.
“O grande controle da mídia vai ser feito pela cidadania. Se vejo uma mídia defender uma causa em que não acredito, simplesmente não consumo aquela mídia, falo mal dela e passo para outra. O grande controle que podemos fazer é dar consciência à sociedade, melhorar a educação e a inclusão para que o cidadão faça este controle, não consumindo a mídia que trabalha com valores que não são de interesse do País”, acrescentou o governador.
Campos evitou comentar a decisão do PT de estimular retomar a proposta de regulação, iniciada no governo Lula. “É muito ruim fazer avaliação do congresso de um partido parceiro. Eles acharam que era hora de fazer o debate. No nosso congresso, que acontecerá em dezembro, esta questão não está em pauta. Estamos preocupados com a economia, com a pauta da exportação da indústria brasileira, com geração de inovação tecnológica, educação, saúde pública”, disse Campos.
Fonte: Veja online
Bertolt Brecht
A Máscara Do Mal
Em minha parede há uma escultura de madeira japonesa
Máscara de um demônio mau, coberta de esmalte dourado.
Compreensivo observo
As veias dilatadas da fronte, indicando
Como é cansativo ser mal
Acredite Apenas
Acredite apenas no que seus olhos vêem e seus ouvidos
Ouvem!
Também não acredite no que seus olhos vêem e seus
Ouvidos ouvem!
Saiba também que não crer algo significa algo crer!
As Boas Ações
Esmagar sempre o próximo
não acaba por cansar?
Invejar provoca um esforço
que inchas as veias da fronte.
A mão que se estende naturalmente
dá e recebe com a mesma facilidade.
Mas a mão que agarra com avidez
rapidamente endurece.
Ah! que delicioso é dar!
Ser generoso que bela tentação!
Uma boa palavra brota suavemente
como um suspiro de felicidade!
Fonte:culturabrasil.org
Em minha parede há uma escultura de madeira japonesa
Máscara de um demônio mau, coberta de esmalte dourado.
Compreensivo observo
As veias dilatadas da fronte, indicando
Como é cansativo ser mal
Acredite Apenas
Acredite apenas no que seus olhos vêem e seus ouvidos
Ouvem!
Também não acredite no que seus olhos vêem e seus
Ouvidos ouvem!
Saiba também que não crer algo significa algo crer!
As Boas Ações
Esmagar sempre o próximo
não acaba por cansar?
Invejar provoca um esforço
que inchas as veias da fronte.
A mão que se estende naturalmente
dá e recebe com a mesma facilidade.
Mas a mão que agarra com avidez
rapidamente endurece.
Ah! que delicioso é dar!
Ser generoso que bela tentação!
Uma boa palavra brota suavemente
como um suspiro de felicidade!
Fonte:culturabrasil.org
Reinaldo Azevedo
05/09/2011
Contra a censura: “Se os petistas não querem ser fiscalizados, eles que falem isso abertamente à sociedade”
Por Andréia Sadi, do Portal G1:
O líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), criticou nesta segunda-feira (5) o projeto de marco regulatório da mídia, defendido em resolução política do PT, aprovada neste domingo. Para o tucano, o PT “se esconde atrás do marco, mas na verdade o projeto é censura”.
“Se eles não querem ser fiscalizados, eles que falem claramente para a sociedade, não se escondam atrás do marco. Na verdade, isso é censura”, afirmou.
Neste domingo, o PT aprovou uma “campanha forte” para aprovar as regulamentação dos meios de comunicação. O marco regulatório é um projeto elaborado no governo Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ex-ministro Franklin Martins, mas que está sendo revisado pelo atual ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. “O PSDB não tem qualquer sintonia com esse projeto”, disse Nogueira.
O presidente do PT, deputado Rui Falcão, afirmou que a proposta de regulamentação da mídia tem por objetivo assegurar a liberdade de imprensa e o direito à opinião e não implica censura de conteúdo.
Voto aberto
Após reunião, o líder anunciou que a bancada do PSDB decidiu apoiar proposta e abolir o voto secreto durante votações na Câmara, só mantendo o sigilo para eleições de componentes da Mesa da Casa.
Na semana passada, o líder do PSDB afirmou que não estava “convencido” de que o voto aberto para processos de cassação, por exemplo, seria a melhor solução.
Nesta segunda, ele afirmou que a posição foi tomada pela bancada e, portanto, será defendida.
“Quando você faz uma reunião de bancada, você ouve todo mundo. A conversa caminhou naturalmente por essa posição. A gente refletiu que o PSDB quer se identificar cada vez mais com a sociedade e quer liderar esta campanha junto com ela”, disse.
Segundo ele, a posição será defendida quando for retomada a votação, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC ) que discute o tema na Câmara. A proposta já foi votada em primeiro turno, em 2006, mas aguarda segundo turno para seguir para o Senado.
Por Reinaldo Azevedo
Fonte4: Veja online
Contra a censura: “Se os petistas não querem ser fiscalizados, eles que falem isso abertamente à sociedade”
Por Andréia Sadi, do Portal G1:
O líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), criticou nesta segunda-feira (5) o projeto de marco regulatório da mídia, defendido em resolução política do PT, aprovada neste domingo. Para o tucano, o PT “se esconde atrás do marco, mas na verdade o projeto é censura”.
“Se eles não querem ser fiscalizados, eles que falem claramente para a sociedade, não se escondam atrás do marco. Na verdade, isso é censura”, afirmou.
Neste domingo, o PT aprovou uma “campanha forte” para aprovar as regulamentação dos meios de comunicação. O marco regulatório é um projeto elaborado no governo Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ex-ministro Franklin Martins, mas que está sendo revisado pelo atual ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. “O PSDB não tem qualquer sintonia com esse projeto”, disse Nogueira.
O presidente do PT, deputado Rui Falcão, afirmou que a proposta de regulamentação da mídia tem por objetivo assegurar a liberdade de imprensa e o direito à opinião e não implica censura de conteúdo.
Voto aberto
Após reunião, o líder anunciou que a bancada do PSDB decidiu apoiar proposta e abolir o voto secreto durante votações na Câmara, só mantendo o sigilo para eleições de componentes da Mesa da Casa.
Na semana passada, o líder do PSDB afirmou que não estava “convencido” de que o voto aberto para processos de cassação, por exemplo, seria a melhor solução.
Nesta segunda, ele afirmou que a posição foi tomada pela bancada e, portanto, será defendida.
“Quando você faz uma reunião de bancada, você ouve todo mundo. A conversa caminhou naturalmente por essa posição. A gente refletiu que o PSDB quer se identificar cada vez mais com a sociedade e quer liderar esta campanha junto com ela”, disse.
Segundo ele, a posição será defendida quando for retomada a votação, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC ) que discute o tema na Câmara. A proposta já foi votada em primeiro turno, em 2006, mas aguarda segundo turno para seguir para o Senado.
Por Reinaldo Azevedo
Fonte4: Veja online
A farsa da farsa não prospera. Também...Quem é que vai, a não ser os suspeitos de sempre, se mobilizar por Dirceu?
Desta vez, a coisa ficou no vácuo, rodou no vazio, não prosperou nem como farsa. A tese da “conspiração da mídia”, que chegou a seduzir alguns imbecis em 2005, não mobilizou ninguém, a não ser a rede a soldo da Internet.
Pouca gente acreditava nessa tolice há seis anos, é evidente. É que se tratava, afinal de contas, de defender o Luiz Inácio Apedeuta da Silva, e aí se considerava que mesmo a mentira tinha um caráter, assim, ético…
Agora, muita gente, mesmo lá no lado escuro da força, deve ter se perguntado e concluído: “Esperem aí: vamos ter de entrar nessa de novo por José Dirceu??? Ah, não vale a pena!!!” Pô, notem bem: os lucros do consultor são privados, e o desgaste da tese bucéfala, socializados entre os companheiros…
E o que deveria ter a gravidade de uma cruzada política está entrando para o anedotário.
Por Reinaldo Azevedo
Fonte: Veja online- 05/09/2011
Pouca gente acreditava nessa tolice há seis anos, é evidente. É que se tratava, afinal de contas, de defender o Luiz Inácio Apedeuta da Silva, e aí se considerava que mesmo a mentira tinha um caráter, assim, ético…
Agora, muita gente, mesmo lá no lado escuro da força, deve ter se perguntado e concluído: “Esperem aí: vamos ter de entrar nessa de novo por José Dirceu??? Ah, não vale a pena!!!” Pô, notem bem: os lucros do consultor são privados, e o desgaste da tese bucéfala, socializados entre os companheiros…
E o que deveria ter a gravidade de uma cruzada política está entrando para o anedotário.
Por Reinaldo Azevedo
Fonte: Veja online- 05/09/2011
domingo, setembro 04, 2011
Curtas da politica em 05/09/2011
Bancada evangélica pressiona por ministérios
A presidenta Dilma Rousseff determinou à ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) que abra espaço na Esplanada para o Partido Social Cristão (PSC) e o Partido Republicano Brasileiro (PRB). A bancada evangélica pressiona o governo por cargos no alto escalão e sonha com vaga em eventual minirreforma no fim do ano. A ministra já mapeia cargos em aberto do segundo escalão para a turma.
Vai e vém
Por encrencas variadas, pelo menos duas pastas estão na lista negra do Palácio do Planalto: Turismo, que nem o PMDB quer mais, e Cidades.
Aval
O ex-presidente Lula avisou aos mineiros que deixa o PT ficar na chapa com PSB e PSDB na eleição municipal, desde que um petista seja vice
OAB vai ao Supremo contra doações eleitorais
A Ordem dos Advogados do Brasil ingressa hoje com ação no STF requerendo a declaração de inconstitucionalidade dos dispositivos (Leis 9.096/95 e 9.504/97) que permitem doações de empresas às campanhas políticas. A OAB considera o financiamento privado “uma forma de incentivo à corrupção, ao tráfico de influência e supremacia do poder econômico sobre o político”. Muita gente vai chiar, sem razão.
Momento histórico
O blog da rede pública americana de TV PBS ironizou a exposição no Brasil das “obras” do segundo filho de Kadafi, Saif, em 2010, patrocinadas pela Petrobras, Odebrecht e Banco Espírito Santo. Nas fotos, um ex-ministro e autoridades apreciam o estilo brega-patriótico
Não pagou Mickey
Diretor da Infraero informa que a estatal recuperou o juízo e abortou a viagem de dois gerentes para aprenderam na Disney, com recursos do contribuinte, sabe-se lá o quê. A dupla já estava de check-in nas mãos
Filho ingrato
A União Nacional dos Estudantes (UNE), que recebeu cerca de R$ 40 milhões do governo Lula e deu nó no trânsito de Brasília quarta (31), está inadimplente no cadastro da Fazenda, revela o site Contas Abertas. O total do débito é sigiloso, mas a ficha suja acima de R$ 1 mil
Mesma categoria
Após afirmar que a Itália é “um país de merda” e que pode se mudar de país, Berlusconi podia morar no Brasil, na Rua Higienópolis, São Paulo, onde reside o terrorista Cesare Battisti, um refugiado de merda
Fonte:claudiohumberto.com.br
A presidenta Dilma Rousseff determinou à ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) que abra espaço na Esplanada para o Partido Social Cristão (PSC) e o Partido Republicano Brasileiro (PRB). A bancada evangélica pressiona o governo por cargos no alto escalão e sonha com vaga em eventual minirreforma no fim do ano. A ministra já mapeia cargos em aberto do segundo escalão para a turma.
Vai e vém
Por encrencas variadas, pelo menos duas pastas estão na lista negra do Palácio do Planalto: Turismo, que nem o PMDB quer mais, e Cidades.
Aval
O ex-presidente Lula avisou aos mineiros que deixa o PT ficar na chapa com PSB e PSDB na eleição municipal, desde que um petista seja vice
OAB vai ao Supremo contra doações eleitorais
A Ordem dos Advogados do Brasil ingressa hoje com ação no STF requerendo a declaração de inconstitucionalidade dos dispositivos (Leis 9.096/95 e 9.504/97) que permitem doações de empresas às campanhas políticas. A OAB considera o financiamento privado “uma forma de incentivo à corrupção, ao tráfico de influência e supremacia do poder econômico sobre o político”. Muita gente vai chiar, sem razão.
Momento histórico
O blog da rede pública americana de TV PBS ironizou a exposição no Brasil das “obras” do segundo filho de Kadafi, Saif, em 2010, patrocinadas pela Petrobras, Odebrecht e Banco Espírito Santo. Nas fotos, um ex-ministro e autoridades apreciam o estilo brega-patriótico
Não pagou Mickey
Diretor da Infraero informa que a estatal recuperou o juízo e abortou a viagem de dois gerentes para aprenderam na Disney, com recursos do contribuinte, sabe-se lá o quê. A dupla já estava de check-in nas mãos
Filho ingrato
A União Nacional dos Estudantes (UNE), que recebeu cerca de R$ 40 milhões do governo Lula e deu nó no trânsito de Brasília quarta (31), está inadimplente no cadastro da Fazenda, revela o site Contas Abertas. O total do débito é sigiloso, mas a ficha suja acima de R$ 1 mil
Mesma categoria
Após afirmar que a Itália é “um país de merda” e que pode se mudar de país, Berlusconi podia morar no Brasil, na Rua Higienópolis, São Paulo, onde reside o terrorista Cesare Battisti, um refugiado de merda
Fonte:claudiohumberto.com.br
Bahia Surpreende Flamengo e vence no Engenhão
Em uma tarde iluminada, o Bahia venceu o Flamengo, por 3 x 1, no estádio do Engenhão, pela vigésima primeira rodada do Campeonato Brasileiro . Com este resultado, o tricolor saiu da zona de rebaixamento e agora ocupa a décima quinta posição na tabela de classificação, com 24 pontos. Na próxima quinta-feira, a equipe, já comandada por Joel Santana, encara o Grêmio, no Pituaçu.
Tricolor faz três e deixa rubro-negro carioca desnorteado
Com cinco jogos sem vencer e precisando dos três pontos para voltar a briga pela ponta na tabela de classificação, o rubro-negro carioca iniciou o confronto errando muitos passes e dando espaços ao tricolor. A equipe baiana procurou manter a cautela, sempre exigindo da dupla Ricardinho e Carlos Alberto passes precisos para os laterais, que apoiaram bastante nestes primeiros quarenta e cinco minutos.
E em uma dessas jogadas com o lateral-esquerdo Dodô, o clube do Fazendão conseguiu abrir o placar, aos 22 minutos. O zagueiro Gustavo perdeu a dividida com o jogador tricolor, dando um escanteio de graça aos visitantes. Na cobrança, Fabinho desviou para a marca do pênalti, nos pés de Titi, que colocou no fundo das redes de Felipe, fazendo a festa da torcida baiana no Rio de Janeiro.
Contudo, apenas sete minutos após o gol que abriu o placar no Engenhão, o rubro-negro foi buscar o empate, também em uma bola parada. O meia Renato Abreu bateu falta de longe, sem muita força, mas a bola desviou na barreira, enganando Tiago, entrando bem devagar no canto direito dele.
Sem se abalar, o tricolor reagiu em seguida, aos 33. O atacante Souza fez o trabalho de pivô e passou na medida para Dodô, que entrou na área e bateu na saída de Felipe, deixando a equipe na frente do marcador novamente. E antes de terminar o primeiro tempo, Souza ainda deixou a situação carioca mais complicada. Depois da confusão na grande área, a redonda sobrou na cabeça do atacante tricolor, que testou no fundo das redes.
Precisando reverter o placar, o rubro-negro carioca procurou pressionar o tricolor na etapa final e o técnico Vanderlei Luxemburgo fez logo três alterações para tentar virar o placar. Porém, com um sistema tático bastante equilibrado, o tricolor segurou bem a pressão da equipe da Gávea durante todo o tempo.
FICHA TÉCNICA
Flamengo 1 x 3 Bahia
21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data: 04/09/2011
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro.
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG).
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Tatiana Jacques de Freitas (RS).
Flamengo: Felipe; Léo Moura (Fierro) Ronaldo Angelim, Gustavo e Júnior César; Willians, Renato, Bottinelli (Negueba) e Thiago Neves; Deivid (Diego Maurício) e Jael. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Bahia: Tiago; Jancarlos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Carlos Alberto (Diones) e Ricardinho; Reinaldo (Jones) e Souza (Júnior). Técnico: Eduardo Souza.
Fonte:bahianoticias.com
Tricolor faz três e deixa rubro-negro carioca desnorteado
Com cinco jogos sem vencer e precisando dos três pontos para voltar a briga pela ponta na tabela de classificação, o rubro-negro carioca iniciou o confronto errando muitos passes e dando espaços ao tricolor. A equipe baiana procurou manter a cautela, sempre exigindo da dupla Ricardinho e Carlos Alberto passes precisos para os laterais, que apoiaram bastante nestes primeiros quarenta e cinco minutos.
E em uma dessas jogadas com o lateral-esquerdo Dodô, o clube do Fazendão conseguiu abrir o placar, aos 22 minutos. O zagueiro Gustavo perdeu a dividida com o jogador tricolor, dando um escanteio de graça aos visitantes. Na cobrança, Fabinho desviou para a marca do pênalti, nos pés de Titi, que colocou no fundo das redes de Felipe, fazendo a festa da torcida baiana no Rio de Janeiro.
Contudo, apenas sete minutos após o gol que abriu o placar no Engenhão, o rubro-negro foi buscar o empate, também em uma bola parada. O meia Renato Abreu bateu falta de longe, sem muita força, mas a bola desviou na barreira, enganando Tiago, entrando bem devagar no canto direito dele.
Sem se abalar, o tricolor reagiu em seguida, aos 33. O atacante Souza fez o trabalho de pivô e passou na medida para Dodô, que entrou na área e bateu na saída de Felipe, deixando a equipe na frente do marcador novamente. E antes de terminar o primeiro tempo, Souza ainda deixou a situação carioca mais complicada. Depois da confusão na grande área, a redonda sobrou na cabeça do atacante tricolor, que testou no fundo das redes.
Precisando reverter o placar, o rubro-negro carioca procurou pressionar o tricolor na etapa final e o técnico Vanderlei Luxemburgo fez logo três alterações para tentar virar o placar. Porém, com um sistema tático bastante equilibrado, o tricolor segurou bem a pressão da equipe da Gávea durante todo o tempo.
FICHA TÉCNICA
Flamengo 1 x 3 Bahia
21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data: 04/09/2011
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro.
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG).
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Tatiana Jacques de Freitas (RS).
Flamengo: Felipe; Léo Moura (Fierro) Ronaldo Angelim, Gustavo e Júnior César; Willians, Renato, Bottinelli (Negueba) e Thiago Neves; Deivid (Diego Maurício) e Jael. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Bahia: Tiago; Jancarlos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Carlos Alberto (Diones) e Ricardinho; Reinaldo (Jones) e Souza (Júnior). Técnico: Eduardo Souza.
Fonte:bahianoticias.com
Médico e hospital indenizarão paciente por complicação no parto
03/09/2011
Hospital e médico terão de indenizar mãe e filha por demora no parto. Esse é o enteimendo da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, que manteve a decisão de primeira instância proferida pelo Judiciário baiano. O hospital pagará uma indenização no valor de R$ 54.500 por danos morais e mais uma pensão vitalícia. O médico terá de pagar à autora da ação 150 salários mínimos e, também, uma pensão vitalícia.
A paciente ajuizou uma ação indenizatória após ter tido que esperar 20 horas para ser atendida no hospital e, por causa disso, a recém nascida teve uma lesão cerebral irreversível e necessitará de cuidados médicos por toda a vida. A gestante chegou no hospital por volta de 4 da madrugada e só foi atendida por volta de 1h e 30 da madrugada seguinte, e, por isso, o bebê nasceu com a saúde debilitada permanentemente.
Os condenados recorreram da decisão de primeira instância, porém mas o Tribunal de Justiça da Bahia manteve a sentença. Para o Tribunal, o hospital deve ser responsabilizado por omissão, uma vez que não assistiu os procedimentos médicos que deveriam ocorrer na instituição.
O médico recorreu para se eximir do pagamento da indenização, porém foi condenado, apesar de inicialmente não figurar no pólo passivo da demanda.
Fonte:bahianoticias.com
Hospital e médico terão de indenizar mãe e filha por demora no parto. Esse é o enteimendo da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, que manteve a decisão de primeira instância proferida pelo Judiciário baiano. O hospital pagará uma indenização no valor de R$ 54.500 por danos morais e mais uma pensão vitalícia. O médico terá de pagar à autora da ação 150 salários mínimos e, também, uma pensão vitalícia.
A paciente ajuizou uma ação indenizatória após ter tido que esperar 20 horas para ser atendida no hospital e, por causa disso, a recém nascida teve uma lesão cerebral irreversível e necessitará de cuidados médicos por toda a vida. A gestante chegou no hospital por volta de 4 da madrugada e só foi atendida por volta de 1h e 30 da madrugada seguinte, e, por isso, o bebê nasceu com a saúde debilitada permanentemente.
Os condenados recorreram da decisão de primeira instância, porém mas o Tribunal de Justiça da Bahia manteve a sentença. Para o Tribunal, o hospital deve ser responsabilizado por omissão, uma vez que não assistiu os procedimentos médicos que deveriam ocorrer na instituição.
O médico recorreu para se eximir do pagamento da indenização, porém foi condenado, apesar de inicialmente não figurar no pólo passivo da demanda.
Fonte:bahianoticias.com
Jovem inova sexualmente
Um jovem de 20 anos foi detido nesta última segunda-feira em Palmetto, Flórida (EUA), acusado de danificar uma máquina de venda automática de uma lavanderia. Segundo o jornal "Bradenton Herald", o jovem introduziu partes de seu corpo no equipamento, no dia 17 de agosto. Michael Aguiar foi detido no dia 29 depois que uma testemunha o reconheceu e avisou a polícia. Ao ser interrogado, o jovem disse que arrombou a máquina para pegar US$ 10 em moedas.
A polícia não divulgou quais partes ele introduziu no equipamento. Mas, entre os crimes, ele foi acusado de ter "abusado sexualmente" da máquina.Fonte:bahianoticias
Mulher encontra preservativo em molho de tomate
A empresa Unilever foi condenada pela da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) a indenizar uma mulher que encontrou uma camisinha dentro de uma lata de extrato de tomate. A sentença condenou a empresa a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais. De acordo com a consumidora, ela encontrou o preservativo depois de utilizar parte do produto para preparar uma refeição, passando mal logo em seguida.
Em primeira instância a demanda fora julgada pela 2ª Vara Cível da Comarca de Lajeado. A Unilever argumentou que o processo de produção e embalagem do produto é completamente automatizado, sem qualquer contato humano. Todavia, o pagamento da indenização foi baseado no fato de que a empresa, em nenhum momento do processo, negou que profissionais estariam acompanhando a produção do produto, possuindo a possibilidade de intervir a qualquer momento.
Em segunda instância, a desembargadora Marilene Bonzanini manteve a decisão do juízo de primeiro grau. A magistrada explicou que ocorreu um acidente de consumo por fato do produto, de modo a ferir o art. 12 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Fonte:bahianoticias.com
Em primeira instância a demanda fora julgada pela 2ª Vara Cível da Comarca de Lajeado. A Unilever argumentou que o processo de produção e embalagem do produto é completamente automatizado, sem qualquer contato humano. Todavia, o pagamento da indenização foi baseado no fato de que a empresa, em nenhum momento do processo, negou que profissionais estariam acompanhando a produção do produto, possuindo a possibilidade de intervir a qualquer momento.
Em segunda instância, a desembargadora Marilene Bonzanini manteve a decisão do juízo de primeiro grau. A magistrada explicou que ocorreu um acidente de consumo por fato do produto, de modo a ferir o art. 12 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Fonte:bahianoticias.com
Corte judaica condena cão à morte
Um tribunal judaico de Jerusalém, em Israel, teria condenado um cão vira-latas à morte por apedrejamento. Tal sentença foi dada em razão de o Tribunal temer que o animal fosse a reencarnação de um advogado que teria insultado juízes da corte. O cachorro teria entrado há umas duas semanas no Tribunal Rabínico, o qual detém a competência para julgar litígios econômicos do bairro ultra-ortodoxo de Méa Shéarim.
O cão, de grande porte, supostamente atemorizou tanto os presentes quanto os juízes. Ele não teria deixado o local mesmo após várias tentativas de ser enxotado. No momento um dos magistrados lembrou que há algo em torno de 20 anos, no mesmo tribunal, um advogado insultou todos os presentes. Em razão do fato ele fora amaldiçoado pelos juízes a reencarnar enquanto um cão depois de seu falecimento. Algum tempo depois da invasão canina, o magistrado local decidiu pelo apedrejamento do animal, o qual seria executado pelas crianças da região.
Entretanto, o condenado conseguiu fugir ileso. Uma associação israelense que visa defender os animais teria protestado contra a decisão do magistrado. De acordo com relatos, um dos juízes teria pedido a crianças locais para encontrar e matar o cachorro, conforme determinado na sentença. De acordo com o site israelense Ynet, o tribunal nega que seus magistrados tenham condenado o cão. Contudo, um integrante da corte teria dito ao jornal Yediot Aharonot que a sentença fora uma "maneira apropriada de se vingar do espírito que entrou no pobre cão".
Fonte: bahianoticias.com
O cão, de grande porte, supostamente atemorizou tanto os presentes quanto os juízes. Ele não teria deixado o local mesmo após várias tentativas de ser enxotado. No momento um dos magistrados lembrou que há algo em torno de 20 anos, no mesmo tribunal, um advogado insultou todos os presentes. Em razão do fato ele fora amaldiçoado pelos juízes a reencarnar enquanto um cão depois de seu falecimento. Algum tempo depois da invasão canina, o magistrado local decidiu pelo apedrejamento do animal, o qual seria executado pelas crianças da região.
Entretanto, o condenado conseguiu fugir ileso. Uma associação israelense que visa defender os animais teria protestado contra a decisão do magistrado. De acordo com relatos, um dos juízes teria pedido a crianças locais para encontrar e matar o cachorro, conforme determinado na sentença. De acordo com o site israelense Ynet, o tribunal nega que seus magistrados tenham condenado o cão. Contudo, um integrante da corte teria dito ao jornal Yediot Aharonot que a sentença fora uma "maneira apropriada de se vingar do espírito que entrou no pobre cão".
Fonte: bahianoticias.com
Mulher tenta matar marido com veneno em vulva
Foi registrada uma “averiguação de tentativa de homicídio” no 4º Distrito Policial de Rio Preto. Tudo não passaria de um procedimento de rotina se não fosse o metódo utilizado para a tentativa da prática do crime em questão: conforme consta na denúncia, um homem procurou a polícia para contar que após ter uma briga com sua mulher, ela veio a passar uma substância tóxica, ou seja, veneno, em sua vulva. Logo em seguida, chamou o marido para praticar um mortal sexo oral em si. Entretanto, já desconfiando de algo, o rapaz cheirou a vulva de sua mulher antes de passar a língua no veneno, razão pela qual deconfiou do "animus necandi" (ânimo para matar) de sua esposa. A ocorrência em questão teve seu registro feito pelo delegado de nome Walter Colacino Júnior, que determinou que os detalhes fossem apurados antes de tomar qualquer providência a respeito do assunto.
Fonte: Bahianoticias.com
Fonte: Bahianoticias.com
Será? Neymar visto aos beijos com Anamara
Depois de Nicole Bahls, parece que a bola da vez é a ex-BBB Anamara! Neymar, atual sonho de consumo das “Marias” de plantão (Maria Chuteira, Maria gasolina, Maria pensão), foi flagrado aos beijos com a ex-BBB. É o que diz a coluna Zapping, do jornal "Agora”. Anamara é baiana e participou da 10ª edição do reality show.
Fonte: Bahianoticias.com
Neymar é do Barça por R$ 140 milhões
O atacante Neymar, do Santos, foi vendido para o clube espanhol Barcelona por 60 milhões de euros, ou R$ 140 milhões - a maior transação do futebol brasileiro já realizada com clubes da Europa. A informação é de O Estado de S.Paulo. Neymar vai se apresentar ao clube em janeiro de 2013. A negociação foi feita pelo presidente do Santos, Luis Álvaro Ribeiro, com o jogador e seu pai, sem a participação do empresário, Wagner Ribeiro, o que causa polêmica. Executivos do Barcelona estiveram em Santos esta semana apenas para assinar os papéis. O clube paulista vai embolsar R$ 104 milhões do contrato de venda. O restante vai para o jogador. O anúncio oficial da negociação pode ser feito ainda nesta semana, na Espanha e no Brasil.Operários da Fonte Nova ameaçam fazer greve
As obras no estádio da Fonte Nova podem ser paralisadas na próxima quinta-feira (8). Os trabalhadores pedem aumento em R$ 30 da cesta básica, atualmente no valor de R$ 130. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada da Bahia (Sintepav), Adalberto Galvão, afirmou que uma assembléia foi marcada para o início da semana.
“Fizemos uma reunião com os trabalhadores nesta quinta-feira. Eles disseram que estão sentindo o aumento da inflação. Uma cesta básica na Bahia, com 12 produtos, está custando R$ 210. O Consórcio atendeu outros pedidos importantes, mas esse é indispensável para os operários, que já queriam entrar em greve. Contudo, gosto de trabalhar para buscar uma solução que possa ser boa para todas as partes. Estamos esperando uma posição na reunião marcada para a próxima terça-feira. Mesmo com a obra estando 30% adiantada, não queremos que o Brasil passe um vexame internacional”, disse ele, em entrevista ao Globoesporte.com
Os operários buscavm melhorias na comida servida durante o almoço. Outra queixa é o desvio de funções dentro da obra. O próprio consórcio responsável pela reconstrução do estádio admitiu que 22 funcionários estivessem sobrecarregados. Após uma reunião entre o Sintepav e a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), houve um acordo sobre esses pontos, faltando a reivindicação do aumento da cesta básica.
O Secretário do Projeto Copa 2014, Ney Campello, acredita que o impasse será solucionado. “ Estamos aguardando FNP (Fonte Nova Negócios e Participações SA.) se pronunciar sobre o único ponto pendente (cesta básica). Mas é bom lembrar que houve uma Convenção Coletiva em abril e tudo foi pactuado com os trabalhadores para um valor de R$ 130. Torço muito para que o problema seja acertado logo, mas temos que ter um cuidado no país para que o calendário da Copa não nos torne reféns. Isso vai ser definido ainda hoje. Acho possível que a FNP venha atender o pedido”, declarou.
Fonte: Bahia noticias.com
“Fizemos uma reunião com os trabalhadores nesta quinta-feira. Eles disseram que estão sentindo o aumento da inflação. Uma cesta básica na Bahia, com 12 produtos, está custando R$ 210. O Consórcio atendeu outros pedidos importantes, mas esse é indispensável para os operários, que já queriam entrar em greve. Contudo, gosto de trabalhar para buscar uma solução que possa ser boa para todas as partes. Estamos esperando uma posição na reunião marcada para a próxima terça-feira. Mesmo com a obra estando 30% adiantada, não queremos que o Brasil passe um vexame internacional”, disse ele, em entrevista ao Globoesporte.com
Os operários buscavm melhorias na comida servida durante o almoço. Outra queixa é o desvio de funções dentro da obra. O próprio consórcio responsável pela reconstrução do estádio admitiu que 22 funcionários estivessem sobrecarregados. Após uma reunião entre o Sintepav e a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), houve um acordo sobre esses pontos, faltando a reivindicação do aumento da cesta básica.
O Secretário do Projeto Copa 2014, Ney Campello, acredita que o impasse será solucionado. “ Estamos aguardando FNP (Fonte Nova Negócios e Participações SA.) se pronunciar sobre o único ponto pendente (cesta básica). Mas é bom lembrar que houve uma Convenção Coletiva em abril e tudo foi pactuado com os trabalhadores para um valor de R$ 130. Torço muito para que o problema seja acertado logo, mas temos que ter um cuidado no país para que o calendário da Copa não nos torne reféns. Isso vai ser definido ainda hoje. Acho possível que a FNP venha atender o pedido”, declarou.
Fonte: Bahia noticias.com
Por onde anda o "Homem de seis milhões de dolares" e a "Mulher Biônica"?
Chame papai e mamãe aí. Com certeza eles lembrarão de Steve Austin, o papel que converteu Lee Majors em um ícone dos anos setenta; ademais, também foram fãs da bela Lindsay Wagner, a atriz que interpretou Jamie Sommers, a ciborgue do seriado de televisão "A Mulher Biônica".
Lee Majors vinha do seriado "Big Valley", um clássico do western com Barbara Stanwyck exibido no Brasil pela extinta TV Excelsior com muito sucesso 1966. Ainda hoje tem fãs brasileiros, mesmo depois de tanto tempo. Em 1973 a fama abriu suas portas com o papel de Steve Austin, um astronauta no qual, após um grave acidente, implantaram duas pernas, um braço e um olho biônico. O seriado "O Homem de Seis Milhões de Dólares", transmitido no Brasil pela TV Bandeirantes, converteu Majors em um ícone dos anos setenta, alimentado por seu namoro e posterior casamento com a então ascendente e linda Farrah Fawcett. Quando o ciclo terminou em 1978, Majors tentou incursionar no cinema mas tudo ficou só na boa intenção. Na televisão teve sua oportunidade com "Duro na queda", no qual interpretava um dublê cinematográfico. Na atualidade e aos 70 anos está em seu quarto casamento (tem quatro filhos) e conta com esporádicas participações em programas de tevé.
Em 7 de março de 1973 a rede ABC colocou no ar o filme "The six million mollar man". O sucesso com o filme foi tamanho que a história se esticou em mais dois filmes até ser transformado em seriado. A febre pelo homem biônico alimentava a paixão de garotos que corriam em câmera lenta simulando a deslocação de Austin ao ritmo do contagioso "pi-pi-pi-pi-pi..." Graças a este fenômeno, incorporaram uma nova personagem em 1976 a mulher biônica vivida Lindsay Wagner, que não fez tanto sucesso como Lee Majors, mas que ainda assim foi um marco na TV dos anos 70.
No seriado que durou duas temporadas, de 1976 a 1978, a personagem Jamie Sommers, ex tenista e professora, sofre um grave acidente e lhe implantam um ouvido, pernas e um braço biônico com super poderes. Depois trabalhou em alguns filmes para a televisão, participou de comerciais e escreveu um livro sobre acupuntura. Casou-se quatro vezes e tem dois filhos.
Fonte: mdg.com.br
PT deve aprovar amanhã proposta de regulação da mídia- 04/09/2011
VERA ROSA, EDUARDO BRESCIANI, WILSON TOSTA - Agência Estado
O PT vai aprovar amanhã, no encerramento de seu 4º Congresso, uma detalhada resolução propondo a regulação dos meios de comunicação de massa no Brasil. O documento inclui a proibição de concessões de rádio e TV para políticos, o veto à propriedade cruzada de mídia - quando o mesmo grupo empresarial possui na mesma área concessões para rádio e TV - e o apoio à criação de conselhos sobre o tema em todos os Estados e no Distrito Federal.
Na tarde de hoje, o partido deu o primeiro passo nessa direção, ao aprovar o texto-base de uma resolução política mais ampla, na qual explicita a defesa da chamada "democratização" dos meios de comunicação e diz que o "jornalismo marrom" deve ser responsabilizado toda vez que falsear os fatos ou distorcer as informações para "caluniar, injuriar ou difamar".
O documento ainda pode receber emendas, mas a parte referente às comunicações tem apoio de todas as correntes do PT. Na tentativa de evitar mais polêmica, a proposta de regulação que será votada amanhã não fala, porém, em "controle público da mídia", expressão que, no passado, rendeu à legenda acusações de defesa da censura. Ministros do governo da presidente Dilma Rousseff também defenderam os novos critérios para as comunicações no País.
A polêmica em torno do controle da mídia não é nova no PT, mas é retomada no momento em que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu recebe a solidariedade do partido depois de reportagem da revista Veja. Na semana passada, a revista mostrou Dirceu como chefe de uma conspiração contra o governo Dilma Rousseff, exibindo imagens de encontros dele com deputados, senadores e até com um ministro (Fernando Pimentel, do Desenvolvimento). Amanhã, o 4.º Congresso do PT aprovará uma moção de solidariedade a Dirceu. "Nós somos contra qualquer tipo de censura à imprensa e não vamos censurar o conteúdo", disse o presidente do PT, deputado Rui Falcão. "O que queremos é um marco regulatório das comunicações."
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse estranhar que toda discussão de democratização seja tomada como autoritarismo." Todo país tem regulamentação. É bom para o Brasil, é bom para os veículos, é bom para a liberdade de imprensa", afirmou Carvalho. "O governo Lula e esse início de governo Dilma não nos autorizam a permitir qualquer tentativa de nos tratar como autoritários". O ministro destacou que ambos os governos têm recebido críticas da imprensa.
A solenidade de abertura do 4º Congresso do PT foi marcada por críticas aos meios de comunicação, feitas em discursos pela presidente Dilma, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henrique, e pelo presidente do PT, Rui Falcão. O encontro será encerrado na tarde de domingo. "Todas as democracias têm a regulamentação da sua comunicação", declarou a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também no 4º Congresso. "O Brasil está em uma situação hoje... Se você quiser entrar com um direito de resposta (pedido judicial de correção de uma informação divulgada em um órgão de comunicação), qual é a legislação que vai amparar? Não tem nada."
Ideli lembrou o recente escândalo das escutas ilegais, promovidas por tabloides britânicos. "Queremos isso no Brasil? Não. Por isso tem de ter marco regulatório. Tem de acabar a ideia de que regulamentação da mídia é contraditório com a liberdade de imprensa. Porque todos os setores têm marco regulatório e a comunicação no Brasil não, quando a maior parte dos países tem ? Qual é o limite ? Quais os direitos na área de comunicação ? É isso que tem que ficar estabelecido e decidido pelo poder que define isso, que é o Congresso Nacional". Ideli afirmou ainda que a liberdade de imprensa tem de ser mantida "a qualquer preço". Ela não vê contradição entre esta premissa e a regulamentação.
Fonte: o estadão.com
O PT vai aprovar amanhã, no encerramento de seu 4º Congresso, uma detalhada resolução propondo a regulação dos meios de comunicação de massa no Brasil. O documento inclui a proibição de concessões de rádio e TV para políticos, o veto à propriedade cruzada de mídia - quando o mesmo grupo empresarial possui na mesma área concessões para rádio e TV - e o apoio à criação de conselhos sobre o tema em todos os Estados e no Distrito Federal.
Na tarde de hoje, o partido deu o primeiro passo nessa direção, ao aprovar o texto-base de uma resolução política mais ampla, na qual explicita a defesa da chamada "democratização" dos meios de comunicação e diz que o "jornalismo marrom" deve ser responsabilizado toda vez que falsear os fatos ou distorcer as informações para "caluniar, injuriar ou difamar".
O documento ainda pode receber emendas, mas a parte referente às comunicações tem apoio de todas as correntes do PT. Na tentativa de evitar mais polêmica, a proposta de regulação que será votada amanhã não fala, porém, em "controle público da mídia", expressão que, no passado, rendeu à legenda acusações de defesa da censura. Ministros do governo da presidente Dilma Rousseff também defenderam os novos critérios para as comunicações no País.
A polêmica em torno do controle da mídia não é nova no PT, mas é retomada no momento em que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu recebe a solidariedade do partido depois de reportagem da revista Veja. Na semana passada, a revista mostrou Dirceu como chefe de uma conspiração contra o governo Dilma Rousseff, exibindo imagens de encontros dele com deputados, senadores e até com um ministro (Fernando Pimentel, do Desenvolvimento). Amanhã, o 4.º Congresso do PT aprovará uma moção de solidariedade a Dirceu. "Nós somos contra qualquer tipo de censura à imprensa e não vamos censurar o conteúdo", disse o presidente do PT, deputado Rui Falcão. "O que queremos é um marco regulatório das comunicações."
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse estranhar que toda discussão de democratização seja tomada como autoritarismo." Todo país tem regulamentação. É bom para o Brasil, é bom para os veículos, é bom para a liberdade de imprensa", afirmou Carvalho. "O governo Lula e esse início de governo Dilma não nos autorizam a permitir qualquer tentativa de nos tratar como autoritários". O ministro destacou que ambos os governos têm recebido críticas da imprensa.
A solenidade de abertura do 4º Congresso do PT foi marcada por críticas aos meios de comunicação, feitas em discursos pela presidente Dilma, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henrique, e pelo presidente do PT, Rui Falcão. O encontro será encerrado na tarde de domingo. "Todas as democracias têm a regulamentação da sua comunicação", declarou a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também no 4º Congresso. "O Brasil está em uma situação hoje... Se você quiser entrar com um direito de resposta (pedido judicial de correção de uma informação divulgada em um órgão de comunicação), qual é a legislação que vai amparar? Não tem nada."
Ideli lembrou o recente escândalo das escutas ilegais, promovidas por tabloides britânicos. "Queremos isso no Brasil? Não. Por isso tem de ter marco regulatório. Tem de acabar a ideia de que regulamentação da mídia é contraditório com a liberdade de imprensa. Porque todos os setores têm marco regulatório e a comunicação no Brasil não, quando a maior parte dos países tem ? Qual é o limite ? Quais os direitos na área de comunicação ? É isso que tem que ficar estabelecido e decidido pelo poder que define isso, que é o Congresso Nacional". Ideli afirmou ainda que a liberdade de imprensa tem de ser mantida "a qualquer preço". Ela não vê contradição entre esta premissa e a regulamentação.
Fonte: o estadão.com
Por onde anda Ralph Macchio, o Daniel Larusso de Karatê Kid?
Nos anos 80 ele fez o franzino garoto Daniel Larusso, que se mudou de cidade com a mãe, arrumou encrenca com uns garotos do bairro e, pior, deu em cima da namorada do valentão da turma. Tomou muita porrada, se deu mal e acabou querendo aprender a lutar karate.
Claro que se fudeu mais ainda, virou empregado do sensei, sr Miyagi (Pat Morita), mas no final – como é um filme – aprendeu a lutar e ainda ganhou um campeonato. A última luta foi contra quem? O valentão da turma mega-foda no karate – óbvio – e ainda faturou a garota.
Hoje com 46 anos, o ator Ralph Macchio não parece tanto com o moleque Daniel San, mas ainda é chamado por esse nome na rua. Ralph ainda é ator, embora nenhum outro trabalho tenha lhe dado uma projeção similar à trilogia Karate Kid (você lembra de algum outro filme com ele?) e seu último filme ainda está em fase de pós-produção, sem nome em português: Rosencrantz and Guildenstern Are Undead.
Fonte: Seriguela.com
Claro que se fudeu mais ainda, virou empregado do sensei, sr Miyagi (Pat Morita), mas no final – como é um filme – aprendeu a lutar e ainda ganhou um campeonato. A última luta foi contra quem? O valentão da turma mega-foda no karate – óbvio – e ainda faturou a garota.
Hoje com 46 anos, o ator Ralph Macchio não parece tanto com o moleque Daniel San, mas ainda é chamado por esse nome na rua. Ralph ainda é ator, embora nenhum outro trabalho tenha lhe dado uma projeção similar à trilogia Karate Kid (você lembra de algum outro filme com ele?) e seu último filme ainda está em fase de pós-produção, sem nome em português: Rosencrantz and Guildenstern Are Undead.
Fonte: Seriguela.com
PT muda estatuto e permite a diretórios impedir prévias
Eduardo Bresciani, Agência Estado
O PT decidiu hoje, em congresso realizado em Brasília, permitir aos diretórios nacional, estaduais e municipais impedir a realização de prévias para a definição de candidatos a cargos majoritários. Atualmente, sempre que há dois candidatos, o PT era obrigado a realizar a consulta aos filiados. O partido também decidiu acabar com prévias para candidatos a vice-prefeito e vice-governador.
A decisão foi mais tímida do que o desejo inicial de parcela do partido de acabar com a utilização do instrumento ou restringi-lo ainda mais. Pelo texto aprovado, se dois terços do diretório decidirem pela não realização de prévias, a definição do candidato ao cargo majoritário será feita por encontro de delegados. Essa nova regra vale para os cargos de presidente, governador, senador e prefeito.
O secretário de comunicação do PT, André Vargas (PR), afirma que a intenção é evitar que o desejo pessoal de um filiado atrapalhe o projeto do partido. "O objetivo nosso é impedir que um filiado possa parar o partido. A prévia passa a ser direito da instância partidária e não mais do filiado."
Outra alteração feita no estatuto do partido determina uma paridade entre homens e mulheres na composição das instâncias do PT e na definição de chapas para a disputa de eleições proporcionais. Haverá ainda uma cota de 20% para jovens e 20% para negros.
O partido também aumentou de três para quatro anos o mandato dos presidentes da legenda em todas as instâncias permitindo a realização de recall - nova avaliação pelos filiados, por meio de votação - na metade dos mandatos.
O PT mudou ainda a forma de cobrança do dízimo de seus filiados que não exercem cargo eletivo ou comissionado. A cobrança deixa de ser anual e passa a ser semestral. Os diretórios poderão ainda realizar eventos para pagar coletivamente a contribuição de seus filiados.
Fonte: Blog do Noblat
O PT decidiu hoje, em congresso realizado em Brasília, permitir aos diretórios nacional, estaduais e municipais impedir a realização de prévias para a definição de candidatos a cargos majoritários. Atualmente, sempre que há dois candidatos, o PT era obrigado a realizar a consulta aos filiados. O partido também decidiu acabar com prévias para candidatos a vice-prefeito e vice-governador.
A decisão foi mais tímida do que o desejo inicial de parcela do partido de acabar com a utilização do instrumento ou restringi-lo ainda mais. Pelo texto aprovado, se dois terços do diretório decidirem pela não realização de prévias, a definição do candidato ao cargo majoritário será feita por encontro de delegados. Essa nova regra vale para os cargos de presidente, governador, senador e prefeito.
O secretário de comunicação do PT, André Vargas (PR), afirma que a intenção é evitar que o desejo pessoal de um filiado atrapalhe o projeto do partido. "O objetivo nosso é impedir que um filiado possa parar o partido. A prévia passa a ser direito da instância partidária e não mais do filiado."
Outra alteração feita no estatuto do partido determina uma paridade entre homens e mulheres na composição das instâncias do PT e na definição de chapas para a disputa de eleições proporcionais. Haverá ainda uma cota de 20% para jovens e 20% para negros.
O partido também aumentou de três para quatro anos o mandato dos presidentes da legenda em todas as instâncias permitindo a realização de recall - nova avaliação pelos filiados, por meio de votação - na metade dos mandatos.
O PT mudou ainda a forma de cobrança do dízimo de seus filiados que não exercem cargo eletivo ou comissionado. A cobrança deixa de ser anual e passa a ser semestral. Os diretórios poderão ainda realizar eventos para pagar coletivamente a contribuição de seus filiados.
Fonte: Blog do Noblat
Por onde anda Linda Carter, a mulher maravilha?
Nos anos 70 e em reprises nos anos 80, Linda Carter, hoje com 56 anos, interpretava (precisava?) maravilhosamente bem a amazona Diana, a Mulher Maravilha. O tempo lhe foi muito generoso e ainda hoje, Linda, basicamente uma atriz de TV mas que já fez participações em filmes para o cinema – como Sky High, Escola de Heróis – além de séries de TV como Law & Order e Smallville, continua uma gata.
Seu último filme está em fase de pré-produção. Chama-se Between Heaven and Earth (Entre o Céu e a Terra).
Fonte: Seriguela.com
Seu último filme está em fase de pré-produção. Chama-se Between Heaven and Earth (Entre o Céu e a Terra).
Fonte: Seriguela.com
Abrindo caminhos
Abrindo caminho
Merval Pereira, O Globo
Certamente não foi por acaso que o Ministro Gilberto Carvalho, percebido como o representante de Lula no ministério de Dilma, passou a dizer nos últimos dias que o PT não deve cultivar um saudosismo do ex-presidente, e sim trabalhar para criar as condições para que a presidente possa se candidatar à reeleição em 2014.
Logo ele, que avisava à oposição que Lula está no banco de reservas pronto para entrar em campo, e que não perdia a oportunidade de ressaltar a saudade que tem do ex-presidente.
Tudo indica que os movimentos que a presidente Dilma vem fazendo, reorganizando a maneira de lidar não apenas com os demais partidos da base aliada, mas, sobretudo, com o PT, está sinalizando uma determinação de alterar certos relacionamentos mais forte do que supunham seus companheiros de empreitada política.
O documento petista a ser divulgado nesse IV Congresso tem nas entrelinhas, apesar do apoio explícito ao governo Dilma, críticas à sua iniciativa de barrar comportamentos políticos desviados, sob a alegação de que os apoios que vem recebendo de amplos setores da sociedade e da “imprensa burguesa” nada mais são do que tentativas de intrigá-la com seu antecessor, que ficaria marcado como conivente com a corrupção e os malfeitos.
Na verdade, ao demarcar as ações do governo Dilma e reorientar suas prioridades, recolocando entre elas o que chamam de “controle social da mídia”, o PT tenta retomar as rédeas de um governo que considerava seu e que, aos poucos, vai se mostrando mais independente do que poderiam supor setores petistas empenhados em tutelar a presidente, principalmente aqueles ligados ao ex-ministro José Dirceu, que classificou ainda na campanha presidencial o futuro governo Dilma como sendo o verdadeiro governo do PT, já que Lula era maior que o PT e Dilma dependeria do partido para sua ação política.
O exercício da independência política inesperada tem sido demonstrado nos episódios da “faxina”, que não teria sido suspensa, segundo pessoas próximas a ela, mas obedeceria a uma nova estratégia, de menos confronto para ter mais eficiência.
A maneira como está tratando o orçamento do Judiciário é outro exemplo de como a presidente Dilma é capaz de confrontar interesses quando os considera alheios ao que identifica como interesse público.
No final do texto que enviou ao Congresso como adendo ao orçamento, Dilma deixa claro que não incluiu as propostas do Judiciário que têm um impacto de R$ 7,7 bilhões por que elas prejudicariam “a efetiva implementação de políticas públicas essenciais como as da saúde, educação e redução da miséria”.
Diz que somente as encaminha “em respeito ao princípio republicano da separação dos Poderes e cumprindo dever constitucional”, mas deixou para o Congresso definir o que será cortado para que a verba do Judiciário seja aprovada.
É claro que expor o Poder Judiciário ao crivo da opinião pública da maneira como fez é sinal de arrogância que muito já a prejudicou nos relacionamentos políticos, mas demonstra também que ela está disposta a usar até o limite seus poderes constitucionais para criar constrangimentos aos setores que considera estarem constrangendo sua ação presidencial, sejam eles políticos, o Banco Central ou o Judiciário.
O sociólogo Luiz Werneck Vianna, em seu recente livro “A modernização sem o moderno”, lamenta que o governo Lula não tenha aproveitado a conjuntura favorável para avançar nas relações políticas. “(...) apesar dessa conjunção favorável das circunstâncias para a renovação da política, o governo Lula, ao invés de interpelar criticamente a nossa experiência republicana, trouxe de volta, por ensaio e erro, alguns de seus aspectos mais recessivos.
(...) mas, as opções feitas, aprofundadas particularmente no segundo mandato, redundaram na solução imprevista de ele se apresentar como contínuo aos ciclos anteriores de nossa modernização, todos, reconhecidamente, levados a cabo por políticas de um Estado disposto assimetricamente quanto à sociedade”
(...) “Comprometeu-se, em nome de um pragmatismo que não apresenta suas razões, o moderno à modernização”, escreve o sociólogo.
Pois ele, em recente artigo, identifica nos movimentos do governo Dilma de aproximação com novas forças políticas uma possibilidade de se chegar à modernidade.
De fato, há indicações de sobra de que a presidente Dilma está buscando um caminho próprio dentro do presidencialismo de coalizão que submete os governos, a pretexto da governabilidade, a constrangimentos que podem ser inaceitáveis para quem não se satisfaz apenas com o pragmatismo da política.
Ou para quem quer marcar sua passagem pela presidência não como uma mera tutelada.
Certas atitudes da presidente Dilma podem estar surpreendendo os aliados, acostumados a uma atitude mais condescendente do ex-presidente Lula que, na definição recente do governador da Bahia Jacques Wagner, é mais “tolerante” e “palanqueiro”, enquanto Dilma é mais “dura” e “gestora”.
Desse embate entre maneiras diferentes de gerir o poder político petista, que não significa discordâncias de conteúdo, mas de forma, pode surgir um rumo novo para a eleição de 2014.
Se o governo Dilma superar os problemas políticos que a crise econômica internacional já está colocando em seu caminho, com a necessidade de conter gastos correntes que ela mesma dizia que representavam “vida”, poderá se firmar como liderança política.
Mesmo nesse caso, terá que ser franca favorita para se impor ao PT como candidata natural à reeleição e manter a aliança política em torno de si.
Caso a situação não lhe seja tão favorável, é possível que a aliança política se desmorone e surjam diversos postulantes à sua sucessão, dentro do PT e nos principais partidos, como o PMDB e o PSB.
Ou mesmo que novas alianças sejam formadas entre a oposição e partidos hoje na base aliada. Toda essa movimentação, no entanto, depende de uma variável: a decisão de Lula de concorrer.
O que pode ser visto como a salvação do PT ou também como um empecilho a que as lideranças da base aliada – como os governadores petistas Jacques Wagner, Tarso Genro, Marcelo Deda, o líder do PSB Eduardo Campos - deem curso ao seu destino político.
Fonte:Blog do Noblat
Merval Pereira, O Globo
Certamente não foi por acaso que o Ministro Gilberto Carvalho, percebido como o representante de Lula no ministério de Dilma, passou a dizer nos últimos dias que o PT não deve cultivar um saudosismo do ex-presidente, e sim trabalhar para criar as condições para que a presidente possa se candidatar à reeleição em 2014.
Logo ele, que avisava à oposição que Lula está no banco de reservas pronto para entrar em campo, e que não perdia a oportunidade de ressaltar a saudade que tem do ex-presidente.
Tudo indica que os movimentos que a presidente Dilma vem fazendo, reorganizando a maneira de lidar não apenas com os demais partidos da base aliada, mas, sobretudo, com o PT, está sinalizando uma determinação de alterar certos relacionamentos mais forte do que supunham seus companheiros de empreitada política.
O documento petista a ser divulgado nesse IV Congresso tem nas entrelinhas, apesar do apoio explícito ao governo Dilma, críticas à sua iniciativa de barrar comportamentos políticos desviados, sob a alegação de que os apoios que vem recebendo de amplos setores da sociedade e da “imprensa burguesa” nada mais são do que tentativas de intrigá-la com seu antecessor, que ficaria marcado como conivente com a corrupção e os malfeitos.
Na verdade, ao demarcar as ações do governo Dilma e reorientar suas prioridades, recolocando entre elas o que chamam de “controle social da mídia”, o PT tenta retomar as rédeas de um governo que considerava seu e que, aos poucos, vai se mostrando mais independente do que poderiam supor setores petistas empenhados em tutelar a presidente, principalmente aqueles ligados ao ex-ministro José Dirceu, que classificou ainda na campanha presidencial o futuro governo Dilma como sendo o verdadeiro governo do PT, já que Lula era maior que o PT e Dilma dependeria do partido para sua ação política.
O exercício da independência política inesperada tem sido demonstrado nos episódios da “faxina”, que não teria sido suspensa, segundo pessoas próximas a ela, mas obedeceria a uma nova estratégia, de menos confronto para ter mais eficiência.
A maneira como está tratando o orçamento do Judiciário é outro exemplo de como a presidente Dilma é capaz de confrontar interesses quando os considera alheios ao que identifica como interesse público.
No final do texto que enviou ao Congresso como adendo ao orçamento, Dilma deixa claro que não incluiu as propostas do Judiciário que têm um impacto de R$ 7,7 bilhões por que elas prejudicariam “a efetiva implementação de políticas públicas essenciais como as da saúde, educação e redução da miséria”.
Diz que somente as encaminha “em respeito ao princípio republicano da separação dos Poderes e cumprindo dever constitucional”, mas deixou para o Congresso definir o que será cortado para que a verba do Judiciário seja aprovada.
É claro que expor o Poder Judiciário ao crivo da opinião pública da maneira como fez é sinal de arrogância que muito já a prejudicou nos relacionamentos políticos, mas demonstra também que ela está disposta a usar até o limite seus poderes constitucionais para criar constrangimentos aos setores que considera estarem constrangendo sua ação presidencial, sejam eles políticos, o Banco Central ou o Judiciário.
O sociólogo Luiz Werneck Vianna, em seu recente livro “A modernização sem o moderno”, lamenta que o governo Lula não tenha aproveitado a conjuntura favorável para avançar nas relações políticas. “(...) apesar dessa conjunção favorável das circunstâncias para a renovação da política, o governo Lula, ao invés de interpelar criticamente a nossa experiência republicana, trouxe de volta, por ensaio e erro, alguns de seus aspectos mais recessivos.
(...) mas, as opções feitas, aprofundadas particularmente no segundo mandato, redundaram na solução imprevista de ele se apresentar como contínuo aos ciclos anteriores de nossa modernização, todos, reconhecidamente, levados a cabo por políticas de um Estado disposto assimetricamente quanto à sociedade”
(...) “Comprometeu-se, em nome de um pragmatismo que não apresenta suas razões, o moderno à modernização”, escreve o sociólogo.
Pois ele, em recente artigo, identifica nos movimentos do governo Dilma de aproximação com novas forças políticas uma possibilidade de se chegar à modernidade.
De fato, há indicações de sobra de que a presidente Dilma está buscando um caminho próprio dentro do presidencialismo de coalizão que submete os governos, a pretexto da governabilidade, a constrangimentos que podem ser inaceitáveis para quem não se satisfaz apenas com o pragmatismo da política.
Ou para quem quer marcar sua passagem pela presidência não como uma mera tutelada.
Certas atitudes da presidente Dilma podem estar surpreendendo os aliados, acostumados a uma atitude mais condescendente do ex-presidente Lula que, na definição recente do governador da Bahia Jacques Wagner, é mais “tolerante” e “palanqueiro”, enquanto Dilma é mais “dura” e “gestora”.
Desse embate entre maneiras diferentes de gerir o poder político petista, que não significa discordâncias de conteúdo, mas de forma, pode surgir um rumo novo para a eleição de 2014.
Se o governo Dilma superar os problemas políticos que a crise econômica internacional já está colocando em seu caminho, com a necessidade de conter gastos correntes que ela mesma dizia que representavam “vida”, poderá se firmar como liderança política.
Mesmo nesse caso, terá que ser franca favorita para se impor ao PT como candidata natural à reeleição e manter a aliança política em torno de si.
Caso a situação não lhe seja tão favorável, é possível que a aliança política se desmorone e surjam diversos postulantes à sua sucessão, dentro do PT e nos principais partidos, como o PMDB e o PSB.
Ou mesmo que novas alianças sejam formadas entre a oposição e partidos hoje na base aliada. Toda essa movimentação, no entanto, depende de uma variável: a decisão de Lula de concorrer.
O que pode ser visto como a salvação do PT ou também como um empecilho a que as lideranças da base aliada – como os governadores petistas Jacques Wagner, Tarso Genro, Marcelo Deda, o líder do PSB Eduardo Campos - deem curso ao seu destino político.
Fonte:Blog do Noblat
Milagres
Deus colocou uma barra de ouro na cabeceira de um rabino, que quando acordou e viu o que Deus tinha feito ergueu as mãos para o alto e disse:— Senhor, quem sou eu para receber esta dádiva?
E diante do silêncio de Deus, o rabino continuou:
— Quem sou eu para ser distinguido desta maneira?E:
— Quem sou eu para enriquecer assim, da noite para o dia?
E disse mais:
— Quem sou eu, pobre de mim, para merecer um presente tão precioso, quando tantos mais necessitados do que eu não receberam?
E mais:— Quem sou eu, Senhor, na minha humildade, para ser abençoado por este milagre?
E Deus ficou tão impressionado com os protestos reincidentes do rabino que falou:
— Talvez eu tenha mesmo me enganado, e essa barra de ouro seja para outro rabino...
Ao que o rabino escondeu a barra de ouro dentro da camisola, rapidamente, e disse:
— Quem sou eu para ser a prova de que Deus se engana?
PERFUMES
E tem a parábola do mendigo cego que todos os dias recebia uma esmola de uma mulher que passava, e que ele reconhecia pelo perfume. Cada dia um perfume diferente.
— Mmmm. Violeta — dizia o mendigo, depois de ouvir o tilintar da moeda no seu chapéu.
— Acertou — dizia a mulher.
No outro dia:
— Mmmm. Jasmim. Maravilha.
— Obrigada.
— Mmmm. Rosa.
— Acertou de novo.
Todos os dias a mesma coisa.
— Mmmm. Lírio.
— Mmmm. Cravo.
— Mmmm. Dracena.
Um dia a mulher disse ao mendigo que não tinha nenhuma moeda para lhe dar.
— Não importa — disse o mendigo. — Só o seu perfume de gardênia já me enche de prazer.
— Obrigada!
Até que um dia a mulher resolveu testar o mendigo. Perfumou-se de enxofre e amoníaco e despejou muitas moedas no seu chapéu. E o mendigo ouviu o tilintar das muitas moedas, aspirou fundo e exclamou:
— Mmmm. Flor de laranjeira!
DECIDIDO
(Da série “Poesia numa hora dessas?!”)
Encoste o ouvido num tronco
e ouça o sangue do mundo rodando.
Encoste o ouvido no chão
e ouça o mundo ronronando.
O mundo funciona sozinho
e com destino decidido.
Recolha-se ao seu cantinho
e, claro, limpe o ouvido.
Fonte: blog do Noblat
O Alvorada, Dilma e FH
Ilimar Franco, O Globo
Depois de oito anos, a biblioteca do Palácio da Alvorada voltou a ser o local favorito do presidente da República. A exemplo do ex-presidente FH, a presidente Dilma, quando está na residência oficial, passa a maior parte do tempo na biblioteca. É lá, por exemplo, que ela costuma tomar seu café da manhã e receber ministros e auxiliares para tratar de assuntos políticos e de gestão. Ao seu lado, três aparelhos umidificadores de ar.
Fonte: Blog do Noblat
Depois de oito anos, a biblioteca do Palácio da Alvorada voltou a ser o local favorito do presidente da República. A exemplo do ex-presidente FH, a presidente Dilma, quando está na residência oficial, passa a maior parte do tempo na biblioteca. É lá, por exemplo, que ela costuma tomar seu café da manhã e receber ministros e auxiliares para tratar de assuntos políticos e de gestão. Ao seu lado, três aparelhos umidificadores de ar.
Fonte: Blog do Noblat
Por onde anda MacGyver?
MacGyver não é mais o mesmo. O herói do seriado dos anos 80, que com um clipe e um chiclete criava uma bomba letal, perdeu seu corpo atlético e tem circulado bastante acima do peso. Com as recentes notícias de que um filme sobre a série será rodado, fica a pergunta no ar: será que teremos um MacGyver sessentão e gorducho tentando escapar do vilão Murdoc? MacGyver não é mais o mesmo. O herói do seriado dos anos 80, que com um clipe e um chiclete criava uma bomba letal, perdeu seu corpo atlético e tem circulado bastante acima do peso. Com as recentes notícias de que um filme sobre a série será rodado, fica a pergunta no ar: será que teremos um MacGyver sessentão e gorducho tentando escapar do vilão Murdoc? Mas excessos de peso à parte, a imagem que os fãs do seriado têm na memória é do homem extremamente inteligente e criativo que, apesar de nunca usar armas de fogo – por conta de traumas na infância -, conseguia fugir das situações mais improváveis. O seriado durou sete temporadas, entre 1985 e 1992. No Brasil, ganhou o nome de "Profissão Perigo" e uma abertura especial com a música “Tom Sawyer”, do Rush.
Graças ao personagem, Richard Dean Anderson foi elevado a símbolo sexual, sendo considerado pela “People” o “survivalist” (pessoa preparada para sobreviver a catástrofes) mais sexy do mundo em 1985. Namorou atrizes de Hollywood como Teri Hatcher, Lara Flynn Boyle e Sela Ward, mas sua relação mais duradoura foi com Apryl Prose, com quem teve Wylie, hoje com 11 anos.
O poder de MacGyver não influenciava somente as mulheres, que o achavam sexy, ou os homens, que admiravam suas artimanhas. As crianças também adoravam o seriado, e muitas vezes tentavam imitar o herói. Os “macgyverismos”, como eram chamadas suas ações, eram todas baseadas em fatos científicos, mas nem todos os passos eram mostrados na TV. Justamente para evitar que crianças repetissem os experimentos em casa.
No entanto, esse cuidado não impediu que, no fim dos anos 80, dois garotos construíssem uma bomba, que matou um deles e feriu o outro. O sobrevivente disse que aprendeu a construir o artefato assistindo ao seriado. Mas, no entanto, uma investigação mostrou nunca houve um episódio mostrando tal passo a passo. MacGyver pode respirar aliviado.
Atualmente, o seriado tem uma divertida paródia no programa "Saturday Night Live", chamada "MacGruber", onde um herói de camisa xadrez tenta resolver tudo com um grampo, um clipe… Mas, ao contrário do original, nunca se dá bem! O engraçado de tudo, e que todos já assistimos MacGyver e curtiamos, todos no mínino já tentou fazer alguma proeza com um clip, não é?
Fonte: abduxido.net
A presidente-tampão
Em 2014, Luiz Inácio Lula da Silva será candidato à Presidência da República e ponto. O plano foi e é esse desde que a idéia de tri-eleição naufragou.
De tão evidentes, as provas disso não deixam lacunas para tergiversar. Da invenção de Dilma Rousseff à governança paralela que Lula insiste em manter. Da arrumação dos palanques municipais para as eleições do próximo ano às extemporâneas declarações do próprio Lula e de seus escudeiros, como as do ministro Gilberto Carvalho, de que Dilma disputará um segundo mandato.
Não há hipótese. Será Lula. E sempre foi.
Se a economia e o embate político não são de todo previsíveis, o raciocínio etário é cartesiano. Nas eleições de 2014, Lula terá 69 anos. Se vencer, poderá ser reeleito aos 73 anos. Se deixar Dilma disputar em 2014, terá maior dificuldade para emplacar dois mandatos consecutivos, já que em 2022 estará com 77 anos.
Não que a idade impeça uma eleição. Mas impõe desvantagens, especialmente quando há lideranças jovens e ambiciosas, a exemplo do governador do Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), nascido em 1965, ou Aécio Neves (PSDB-MG), de 1960, só para falar de nomes que já estão na roda. A idade também tem sido usada entre os adeptos do tucano José Serra, que, em 2014, terá 72 anos. Seria a sua última chance, argumentam.
Em dezembro de 2007, quando o Senado derrubou a CPMF, desobedecendo ao presidente para obedecer aos reclames do país, Lula enterrou de vez o sonho do terceiro mandato contínuo. A derrota ali deixou claro que ele não conseguiria obter 3/5 do Congresso para aprovar a re-reeleição.
Esconjurou os senadores, desatinou ainda mais em cada palanque e moldou a candidata ideal, que jamais lhe faria sombra.
Sua afilhada foi e continua sendo a perfeição. Nem mesmo o vai e vem no que pensa e diz atrapalham o figurino que Lula imaginou para ela. Afinal, é alguém que não pode ser inodora, muito menos cheirosa. Não pode ser medíocre, muito menos brilhante.
Dilma é exatamente isso. Pode ser brava, mas não é nem cheirosa, nem inodora, nem medíocre, nem brilhante.
Portanto, não há por que se espantar com suas idas e vindas. Ora ela fará – e verá que avançou demais, como na marqueteira “faxina ética” -, ora deixará de fazer. Ora defenderá ajuste nas contas, ora mandará gastar, como mostrou na peça orçamentária enviada ao Congresso dois dias depois de anunciar aperto nos cintos. É assim que Dilma foi desenhada para ser. Ela sempre soube como seria. Quando foi candidata, e agora, na Presidência.
Já Lula, esse é um caso único de quem prepara a rentrée sem jamais ter saído.
Mary Zaidan é jornalista, trabalhou nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, em Brasília. Foi assessora de imprensa do governador Mario Covas em duas campanhas e ao longo de todo o seu período no Palácio dos Bandeirantes. Há cinco anos coordena o atendimento da área pública da agência 'Lu Fernandes Comunicação e Imprensa, @maryzaidan
Fonte: blog do noblat
De tão evidentes, as provas disso não deixam lacunas para tergiversar. Da invenção de Dilma Rousseff à governança paralela que Lula insiste em manter. Da arrumação dos palanques municipais para as eleições do próximo ano às extemporâneas declarações do próprio Lula e de seus escudeiros, como as do ministro Gilberto Carvalho, de que Dilma disputará um segundo mandato.
Não há hipótese. Será Lula. E sempre foi.
Se a economia e o embate político não são de todo previsíveis, o raciocínio etário é cartesiano. Nas eleições de 2014, Lula terá 69 anos. Se vencer, poderá ser reeleito aos 73 anos. Se deixar Dilma disputar em 2014, terá maior dificuldade para emplacar dois mandatos consecutivos, já que em 2022 estará com 77 anos.
Não que a idade impeça uma eleição. Mas impõe desvantagens, especialmente quando há lideranças jovens e ambiciosas, a exemplo do governador do Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), nascido em 1965, ou Aécio Neves (PSDB-MG), de 1960, só para falar de nomes que já estão na roda. A idade também tem sido usada entre os adeptos do tucano José Serra, que, em 2014, terá 72 anos. Seria a sua última chance, argumentam.
Em dezembro de 2007, quando o Senado derrubou a CPMF, desobedecendo ao presidente para obedecer aos reclames do país, Lula enterrou de vez o sonho do terceiro mandato contínuo. A derrota ali deixou claro que ele não conseguiria obter 3/5 do Congresso para aprovar a re-reeleição.
Esconjurou os senadores, desatinou ainda mais em cada palanque e moldou a candidata ideal, que jamais lhe faria sombra.
Sua afilhada foi e continua sendo a perfeição. Nem mesmo o vai e vem no que pensa e diz atrapalham o figurino que Lula imaginou para ela. Afinal, é alguém que não pode ser inodora, muito menos cheirosa. Não pode ser medíocre, muito menos brilhante.
Dilma é exatamente isso. Pode ser brava, mas não é nem cheirosa, nem inodora, nem medíocre, nem brilhante.
Portanto, não há por que se espantar com suas idas e vindas. Ora ela fará – e verá que avançou demais, como na marqueteira “faxina ética” -, ora deixará de fazer. Ora defenderá ajuste nas contas, ora mandará gastar, como mostrou na peça orçamentária enviada ao Congresso dois dias depois de anunciar aperto nos cintos. É assim que Dilma foi desenhada para ser. Ela sempre soube como seria. Quando foi candidata, e agora, na Presidência.
Já Lula, esse é um caso único de quem prepara a rentrée sem jamais ter saído.
Mary Zaidan é jornalista, trabalhou nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, em Brasília. Foi assessora de imprensa do governador Mario Covas em duas campanhas e ao longo de todo o seu período no Palácio dos Bandeirantes. Há cinco anos coordena o atendimento da área pública da agência 'Lu Fernandes Comunicação e Imprensa, @maryzaidan
Fonte: blog do noblat
POR ONDE ANDA OS HANSONS?
Garotos-prodígio se casaram e viraram pais de família, mas continuam lançando discos.
Nascidos em Tulsa, uma das cidades mais conservadoras dos Estados Unidos, os Hanson sempre foram vistos como bons garotos, não só pela música redondinha, como também pelo comportamento impecável. Isaac, Taylor e Zac começaram lançando dois discos por conta própria, mas viraram febre mundial em 1997 com o hit “MMMBop”, cujo álbum “Middle of nowhere”, da Mercury Records, vendeu milhões de cópias. Embalados pelo sucesso, os rapazes lançaram mais três álbuns entre 1997 e 1998. O governador de Oklahoma chegou a criar um dia para homenagear a banda, o chamado “Hanson day”, que acontece todo 6 de maio.
Mas no início dos anos 2000, a criatividade dos Hanson esbarrou na indústria fonográfica, quando eles começaram a ter dificuldades com a gravadora da época, a Island Def Jam. Os três resolveram pedir demissão e criaram o próprio selo, o 3CG Records.
Os Hanson só conseguiram lançar um disco quatro anos após o anterior, quando colocaram à venda em seu site “Underneath acoustic” (2004), atitude ainda pouco comum na época. Desde então, lançaram ainda “Underneath” (versão estúdio, também de 2004) e “The Walk” (2007), além de coletâneas, acústicos e ao vivos. Hoje, seguem fazendo shows e apresentações na TV, principalmente nos Estados Unidos. São também conhecidos pelo engajamento: o lucro pelo download da canção “Great Divide”, do último álbum, foi revertido para uma clínica de pesquisa do HIV, na África do Sul.
Em relação à vida pessoal, passados mais de 10 anos desde o início da carreira, Isaac, Taylor e Zac continuam acima de qualquer fofoca e confusão. Cresceram, casaram-se e se tornaram pais de família. Confira por onde andam cada um dos garotos prodígio
Isaac
O mais velho dos rapazes está hoje com 28 anos. Casado desde 2006 com Nicole Dufresne, tem dois filhos pequenos. Dos três, é o que tem a saúde mais frágil: em 2003, o guitarrista foi hospitalizado por conta de um coágulo no braço; em 2007, teve uma embolia pulmonar.
Taylor
Tem 25 anos. É considerado o mais bonito dos Hanson e também o mais família. Casou-se cedo, aos 19, com Natalie, e já tem quatro filhos: River, Penélope, Jordan Ezra e Viggo. Na banda, toca piano e teclado, além de ser a voz principal.
Zac
O menininho baterista dos Hanson hoje tem 23 anos. Assim como os irmãos, é casado (com Kathryn Tucker) e tem um filho. No álbum “The walk”, faz a voz principal quase metade das músicas.
Fonte: abduzido.net
Sobrou para o mensageiro
Quando vêm as emoções, nada melhor que olhar os fatos. O PT achou que poderia agregar valor a Dilma com a tal “faxina”, mas depois notou que a brincadeira poderia sair politicamente cara, nas internas e na relação com aliados
Blog do Alon
O Partido dos Trabalhadores volta a ceder à tentação de culpar a imprensa por dores de cabeça da sigla. É um recurso conhecido. A imprensa brasleira não é santa nem infalível, não paira acima das divisões político-partidárias, mas aqui uvas são uvas e maças são maçãs.
O governo enfrenta problemas com o Partido da República (PR), um aliado do PT. A imprensa usou a palavra faxina para descrever as demissões em massa no Ministério dos Transportes.
Depois o termo pegou, acabou generalizado. E nos bastidores o governismo cansou de manifestar satisfação pelos ganhos que o novo atributo presidencial traria em áreas sensíveis, como a classe média.
A mágoa política do PR em relação ao governo do PT seria menor se a coisa tivesse, em vez de “faxina”, recebido, por exemplo, o nome tecnicamente neutro de “reestruturação”? Acho que não.
O PR chateou-se por perder o espaço. E o governo usou os efeitos do trabalho jornalístico para alcançar determinados objetivos. Entre eles, e principalmente, aumentar muito o controle da presidente da República sobre a pasta dos Transportes.
É do jogo.
Eis um fato. O PT/governo foi o principal beneficiário da tal faxina nos Transportes. Lucrou com a mudança estratégica. É possível que não tenha gostado da remoção tática de algum dos seus- infelizmente, ainda não se descobriu como fazer omelete sem quebrar ovos.
Note-se que o PT não soltou um pio quando a imprensa foi tornando públicos os escorregões verbais do então ministro da Defesa, que perdeu o cargo pelo dito. Como um peixe, morreu pela boca.
Ao contrário, o PT achou foi bom trocar um ministro menos próximo do partido por um mais.
Lá no começo da onda, o PT tampouco manifestara qualquer desagrado pelas difíceis circunstâncias políticas a que o então ministro-chefe da Casa Civil foi levado após as revelações sobre a atividade empresarial dele antes de voltar ao governo.
Ao contrário. Ficou registrado que depois do “nada consta” emitido pelo Procurador-Geral da República o então ministro, ele mesmo do PT, tentou permanecer no cargo, mas não obteve para tanto o apoio do seu partido.
Fonte: Blog do Noblat
Blog do Alon
O Partido dos Trabalhadores volta a ceder à tentação de culpar a imprensa por dores de cabeça da sigla. É um recurso conhecido. A imprensa brasleira não é santa nem infalível, não paira acima das divisões político-partidárias, mas aqui uvas são uvas e maças são maçãs.
O governo enfrenta problemas com o Partido da República (PR), um aliado do PT. A imprensa usou a palavra faxina para descrever as demissões em massa no Ministério dos Transportes.
Depois o termo pegou, acabou generalizado. E nos bastidores o governismo cansou de manifestar satisfação pelos ganhos que o novo atributo presidencial traria em áreas sensíveis, como a classe média.
A mágoa política do PR em relação ao governo do PT seria menor se a coisa tivesse, em vez de “faxina”, recebido, por exemplo, o nome tecnicamente neutro de “reestruturação”? Acho que não.
O PR chateou-se por perder o espaço. E o governo usou os efeitos do trabalho jornalístico para alcançar determinados objetivos. Entre eles, e principalmente, aumentar muito o controle da presidente da República sobre a pasta dos Transportes.
É do jogo.
Eis um fato. O PT/governo foi o principal beneficiário da tal faxina nos Transportes. Lucrou com a mudança estratégica. É possível que não tenha gostado da remoção tática de algum dos seus- infelizmente, ainda não se descobriu como fazer omelete sem quebrar ovos.
Note-se que o PT não soltou um pio quando a imprensa foi tornando públicos os escorregões verbais do então ministro da Defesa, que perdeu o cargo pelo dito. Como um peixe, morreu pela boca.
Ao contrário, o PT achou foi bom trocar um ministro menos próximo do partido por um mais.
Lá no começo da onda, o PT tampouco manifestara qualquer desagrado pelas difíceis circunstâncias políticas a que o então ministro-chefe da Casa Civil foi levado após as revelações sobre a atividade empresarial dele antes de voltar ao governo.
Ao contrário. Ficou registrado que depois do “nada consta” emitido pelo Procurador-Geral da República o então ministro, ele mesmo do PT, tentou permanecer no cargo, mas não obteve para tanto o apoio do seu partido.
Fonte: Blog do Noblat
Para quem ainda não sabe, Jordy fez muito sucesso na década de 80 por cantar uma musiquinha bem tosca embora que conseguiu a atenção de muitas pessoas e também lhe deu fama internacional. Pois é, saiba que ele entrou para o Guinness Book como o mais jovem cantor de todos aos 4 anos e meio de idade.
Saiba que ele também a pouco tempo apareceu em um reality show Frances semelhante a Casa dos Artistas e também Big Brother Brasil. Mas enfim, se tratando de carreira na música e TV ele caiu um pouquinho no esquecimento do publico. Mas desejamos muita sorte a ele e que possa voltar com força total.
Fonte: abduzido.net
Saiba que ele também a pouco tempo apareceu em um reality show Frances semelhante a Casa dos Artistas e também Big Brother Brasil. Mas enfim, se tratando de carreira na música e TV ele caiu um pouquinho no esquecimento do publico. Mas desejamos muita sorte a ele e que possa voltar com força total.
Fonte: abduzido.net
Para PT afago de Lula em Dirceu é maior que desagravo
Satisfeitos com as declarações feitas pelo ex-presidente Lula e pela presidente da República, Dilma Rousseff, integrantes do PT desistiram de apresentar no IV Congresso Nacional do partido uma moção de desagrado a Dirceu.
O ex-ministro e ex-deputado é acusado pela revista Veja de conspirar contra o governo.
“Houve uma grande saudação por parte do presidente Lula na abertura do congresso. Até o momento não se apresentou nenhuma moção nesse sentido por se entender que as manifestações do primeiro dia eram mais que uma moção”, ressaltou o presidente do PT, Rui Falcão.
Na abertura do IV Congresso do partido, realizada na última sexta-feira (2), em Brasília, Lula criticou parte da mídia.
“Não é possível as pessoas construírem as mentiras que quiserem construir e a gente é que tem que depois explicar para a sociedade brasileira”, ressaltou o ex-presidente na ocasião.
Na tarde de hoje (4), último dia do Congresso, o PT aprovou moção que trata da regulamentação da mídia.
No texto, o partido afirma que é necessário fortalecer o papel regulador do Estado no setor de telecomunicação, “de modo a promover e proteger a diversidade cultural brasileira”.
Além disso, é defendido a ampliação do investimento das redes de radiodifusão públicas para que se tornem alternativas às redes privadas.
Quanto às concessões, o partido defende que sejam “vedadas” às outorgas de radiodifusão a políticos e ocupantes de cargos públicos.
Na resolução aprovada hoje, o PT volta desqualificar parte da mídia.
"O jornalismo marrom de certos veículos, que às vezes chega a práticas ilegais, deve ser responsabilizado toda vez que falsear os fatos ou distorcer as informações para caluniar, injuriar ou difamar”.
Em outro momento, o partido acusa a mídia e da oposição de investirem “incessantemente na divisão da base”.
“O PT deve repelir com firmeza as manobras da mídia conservadora e da oposição de promover uma espécie de criminalização generalizada da conduta da base de sustentação do governo”.
No documento também trata das alianças das próximas eleições de 2012. Nele estão vetadas as coligações com os partidos PSDB, DEM e PPS.
Sobre o novo partido PSD, que deve sair do papel nos próximos dias, o PT deve manter o diálogo aberto.
Menos em São Paulo, onde o prefeito Gilberto Kassab, idealizador do PSD, é um dos principais adversários do partido.
Com relação à paridade entre os sexos, também ficou definido que 50% das direções ficarão com as mulheres e os outros 50% com os homens.
Além disso, 20% do comando dos partidos nos estados devem ser compostos por jovens até 29 anos. Uma emenda que previa o estabelecimento de cota de 20% para negros foi derrotada.
Fonte: Blog do Noblat
O ex-ministro e ex-deputado é acusado pela revista Veja de conspirar contra o governo.
“Houve uma grande saudação por parte do presidente Lula na abertura do congresso. Até o momento não se apresentou nenhuma moção nesse sentido por se entender que as manifestações do primeiro dia eram mais que uma moção”, ressaltou o presidente do PT, Rui Falcão.
Na abertura do IV Congresso do partido, realizada na última sexta-feira (2), em Brasília, Lula criticou parte da mídia.
“Não é possível as pessoas construírem as mentiras que quiserem construir e a gente é que tem que depois explicar para a sociedade brasileira”, ressaltou o ex-presidente na ocasião.
Na tarde de hoje (4), último dia do Congresso, o PT aprovou moção que trata da regulamentação da mídia.
No texto, o partido afirma que é necessário fortalecer o papel regulador do Estado no setor de telecomunicação, “de modo a promover e proteger a diversidade cultural brasileira”.
Além disso, é defendido a ampliação do investimento das redes de radiodifusão públicas para que se tornem alternativas às redes privadas.
Quanto às concessões, o partido defende que sejam “vedadas” às outorgas de radiodifusão a políticos e ocupantes de cargos públicos.
Na resolução aprovada hoje, o PT volta desqualificar parte da mídia.
"O jornalismo marrom de certos veículos, que às vezes chega a práticas ilegais, deve ser responsabilizado toda vez que falsear os fatos ou distorcer as informações para caluniar, injuriar ou difamar”.
Em outro momento, o partido acusa a mídia e da oposição de investirem “incessantemente na divisão da base”.
“O PT deve repelir com firmeza as manobras da mídia conservadora e da oposição de promover uma espécie de criminalização generalizada da conduta da base de sustentação do governo”.
No documento também trata das alianças das próximas eleições de 2012. Nele estão vetadas as coligações com os partidos PSDB, DEM e PPS.
Sobre o novo partido PSD, que deve sair do papel nos próximos dias, o PT deve manter o diálogo aberto.
Menos em São Paulo, onde o prefeito Gilberto Kassab, idealizador do PSD, é um dos principais adversários do partido.
Com relação à paridade entre os sexos, também ficou definido que 50% das direções ficarão com as mulheres e os outros 50% com os homens.
Além disso, 20% do comando dos partidos nos estados devem ser compostos por jovens até 29 anos. Uma emenda que previa o estabelecimento de cota de 20% para negros foi derrotada.
Fonte: Blog do Noblat
É pra rir ou pra chorar?
"Combater a corrupção é um compromisso inarredável do PT"
Resolução aprovada no 4º Congresso do PT
Fonte: Blog do Noblat em 04/09/2011
Resolução aprovada no 4º Congresso do PT
Fonte: Blog do Noblat em 04/09/2011
Gilberto Dimenstein
Rio ou São Paulo? Bobagem
Leio na última edição da revista "The Economist" um artigo intitulado "Rio ou São Paulo?", retratando um clima de disputa entre as duas cidades aos o olhos de investidores estrangeiros. Depois de longa estagnação, o Rio voltaria a atrair empresas, disputando investimentos. Isso suscita o ambiente, ultrapassado, de disputa entre as duas cidades. É uma bobagem.
Sou paulistano e considero uma das melhores notícias do Brasil a recuperação do Rio que, em muito aspectos, tem revelado uma visão mais avançada do que a cidade de São Paulo. Basta ver, por exemplo, o polo tecnológico focado no petróleo e a agência criada para atrair negócios, entre outras inovações.
A melhoria do Rio é ótima para o Brasil e melhor ainda para São Paulo. Afinal, são mais negócios que se abrem para a cidade de São Paulo. São economias complementares. São Paulo tende a ser um dos polos mundiais da economia criativa pela combinação do ensino superior, dos recursos e por atrair o capital humano mais sofisticado do país. Podia ser muito, mas muito mais, se os poderes públicos se articulassem mais e gerassem um clima mais favorável à inovação como Londres, Nova York, Boston, São Francisco, Barcelona ou Berlin.
Quando (e se) criarem uma linha de trem de alta velocidade, as duas cidades serão quase apenas uma cidade.
Portanto, quanto melhor o Rio, melhor São Paulo. O resto é bobagem provinciana.
Fonte: folha online 03/09/2011
Leio na última edição da revista "The Economist" um artigo intitulado "Rio ou São Paulo?", retratando um clima de disputa entre as duas cidades aos o olhos de investidores estrangeiros. Depois de longa estagnação, o Rio voltaria a atrair empresas, disputando investimentos. Isso suscita o ambiente, ultrapassado, de disputa entre as duas cidades. É uma bobagem.
Sou paulistano e considero uma das melhores notícias do Brasil a recuperação do Rio que, em muito aspectos, tem revelado uma visão mais avançada do que a cidade de São Paulo. Basta ver, por exemplo, o polo tecnológico focado no petróleo e a agência criada para atrair negócios, entre outras inovações.
A melhoria do Rio é ótima para o Brasil e melhor ainda para São Paulo. Afinal, são mais negócios que se abrem para a cidade de São Paulo. São economias complementares. São Paulo tende a ser um dos polos mundiais da economia criativa pela combinação do ensino superior, dos recursos e por atrair o capital humano mais sofisticado do país. Podia ser muito, mas muito mais, se os poderes públicos se articulassem mais e gerassem um clima mais favorável à inovação como Londres, Nova York, Boston, São Francisco, Barcelona ou Berlin.
Quando (e se) criarem uma linha de trem de alta velocidade, as duas cidades serão quase apenas uma cidade.
Portanto, quanto melhor o Rio, melhor São Paulo. O resto é bobagem provinciana.
Fonte: folha online 03/09/2011
Com Brasil, Rússia defende funcionários do antigo governo líbio
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse neste domingo que os integrantes do antigo governo da Líbia deveriam participar do processo de criação do novo governo e reconciliação do país.
As declarações foram feitas ao lado do chanceler brasileiro, Antonio Patriota, que visita a Rússia.
Brasil e Rússia tem interesses em contratos de exploração de petróleo e obras de infraestrutura na Líbia. A manutenção dos funcionários do antigo governo nos cargos podem ajudar para que esses contratos já firmados não sejam rompidos.
Os contratos da Petrobras e de construtoras brasileiras no país somam bilhões de reais. A Petrobras explorava petróleo na costa líbia quando a guerra civil levou a petroleira brasileira a suspender as operações.
A Rússia também tinha bilhões de dólares em contratos de armamentos, energia e construções com o governo do ditador líbio Muammar Gaddafi.
"Essas forças políticas, étnicas e tribais que representam as antigas lideranças do governo líbio deveriam ser parte do processo de reconciliação nacional", disse Lavrov, segundo a agência de notícias Interfax, ao lado de Patriota.
Moscou convidou os integrantes do CNT (Conselho Nacional de Trasição) para discutir com a Rússia esses contratos. Segundo Lavrov, o convite foi recebido com interesse pelos rebeldes.
A Rússia declarou recomnhecer o CNT como autoridade legítima da Líbia na quinta-feira (1 de setembro).
SÍRIA
Segundo o chanceler russo, os Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se opõe a que se repita na Síria o cenário de massacre que ocorreu na Líbia.
"Se dependesse dos Brics, não se repetiria o que ocorreu na Líbia. Propomos ao Conselho de Segurança da ONU que exija com firmeza de todas as partes envolvidas no conflito que os Direitos Humanos sejam respeitados e que comecem a dialogar", disse o ministro russo.
Fonte: folha online
As declarações foram feitas ao lado do chanceler brasileiro, Antonio Patriota, que visita a Rússia.
Brasil e Rússia tem interesses em contratos de exploração de petróleo e obras de infraestrutura na Líbia. A manutenção dos funcionários do antigo governo nos cargos podem ajudar para que esses contratos já firmados não sejam rompidos.
Os contratos da Petrobras e de construtoras brasileiras no país somam bilhões de reais. A Petrobras explorava petróleo na costa líbia quando a guerra civil levou a petroleira brasileira a suspender as operações.
A Rússia também tinha bilhões de dólares em contratos de armamentos, energia e construções com o governo do ditador líbio Muammar Gaddafi.
"Essas forças políticas, étnicas e tribais que representam as antigas lideranças do governo líbio deveriam ser parte do processo de reconciliação nacional", disse Lavrov, segundo a agência de notícias Interfax, ao lado de Patriota.
Moscou convidou os integrantes do CNT (Conselho Nacional de Trasição) para discutir com a Rússia esses contratos. Segundo Lavrov, o convite foi recebido com interesse pelos rebeldes.
A Rússia declarou recomnhecer o CNT como autoridade legítima da Líbia na quinta-feira (1 de setembro).
SÍRIA
Segundo o chanceler russo, os Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se opõe a que se repita na Síria o cenário de massacre que ocorreu na Líbia.
"Se dependesse dos Brics, não se repetiria o que ocorreu na Líbia. Propomos ao Conselho de Segurança da ONU que exija com firmeza de todas as partes envolvidas no conflito que os Direitos Humanos sejam respeitados e que comecem a dialogar", disse o ministro russo.
Fonte: folha online
Rebeldes líbios identificam paradeiro de Gaddafi, diz TV
Forças do CNT (Conselho Nacional de Transição) da Líbia identificaram o paradeiro do ditador Muammar Gaddafi, informou um correspondente da TV Al Jazeera neste domingo.
O repórter citou o chefe do conselho militar em Trípoli, Abdul Hakim Belhadj, mas a Al Jazeera não identificou a localização.
As forças rebeldes líbias se preparam para entrar nas próximas horas na cidade de Bani Walid, uma das três ainda consideradas redutos do antigo regime, em que leais a Gaddafi ainda resistem. O ditador poderia estar escondido neste em um desses redutos, com seu filho Saif al Islam.
Os rebeldes deram prazo até as 10h da manhã (horário local, 5h de Brasília) para que a bandeira rebelde seja içada na cidade. Caso contrário, entrarão à força.
Segundo disse à agência Efe o comandante Alis Mohammed, das forças especiais de Trípoli, não foram registrados combates nas últimas 24 horas, embora tenha havido alguns confrontos armados em algumas áreas da cidade.
O comandante Alis disse que não sabia quantos seguidores do ditador poderiam haver na cidade, embora se estime que seriam várias dezenas de mercenários contratados por Gaddafi em outros países.
Segundo informações da agência Efe, às portas da cidade o clima é de calma, com os milicianos montados nos carros militares e com as armas preparadas à espera de receber uma ordem.
FILHO
Saif al Islam, filho de Gaddafi, tem viajado pelos arredores de Trípoli, reunindo-se com líderes tribais e preparando uma retomada da capital líbia, disse seu porta-voz nesta sexta-feira.
Numa conversa telefônica com a Reuters, dizendo falar de "um subúrbio ao sul de Trípoli", Moussa Ibrahim disse que o CNT não terá condições de governar o país depois de ter expulsado Gaddafi da capital, na semana passada, e sugeriu que os governos ocidentais deveriam negociar com o líder deposto.
Ele também apontou "a ironia" no fato de a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ter se aliado a um combatente islâmico que já teve contatos com a Al Qaeda, e que agora estaria no comando militar de Trípoli.
Num tom tranquilo, o porta-voz não quis dizer com precisão onde estava, mas foi um número da Líbia que apareceu no identificador de chamadas do repórter.
"Eu me desloco bastante e não tenho conexão à Internet no momento", disse ele. "Na verdade", prosseguiu, "ainda ontem (quinta-feira) estive com o senhor Saif al Islam num trajeto circundando Trípoli pelo sul."
Saif, que estudou em Londres e foi considerado durante anos o herdeiro mais provável de Gaddafi, se reuniu com líderes tribais e outros apoiadores, segundo o porta-voz.
"Ainda estamos muito fortes", afirmou ele, sem dizer tampouco qual era o paradeiro de Gaddafi, foragido desde que as forças rebeldes entraram em Trípoli e na prática acabaram com o seus 42 anos de regime.
Fonte: folha online 04/09/2011
O repórter citou o chefe do conselho militar em Trípoli, Abdul Hakim Belhadj, mas a Al Jazeera não identificou a localização.
As forças rebeldes líbias se preparam para entrar nas próximas horas na cidade de Bani Walid, uma das três ainda consideradas redutos do antigo regime, em que leais a Gaddafi ainda resistem. O ditador poderia estar escondido neste em um desses redutos, com seu filho Saif al Islam.
Os rebeldes deram prazo até as 10h da manhã (horário local, 5h de Brasília) para que a bandeira rebelde seja içada na cidade. Caso contrário, entrarão à força.
Segundo disse à agência Efe o comandante Alis Mohammed, das forças especiais de Trípoli, não foram registrados combates nas últimas 24 horas, embora tenha havido alguns confrontos armados em algumas áreas da cidade.
O comandante Alis disse que não sabia quantos seguidores do ditador poderiam haver na cidade, embora se estime que seriam várias dezenas de mercenários contratados por Gaddafi em outros países.
Segundo informações da agência Efe, às portas da cidade o clima é de calma, com os milicianos montados nos carros militares e com as armas preparadas à espera de receber uma ordem.
FILHO
Saif al Islam, filho de Gaddafi, tem viajado pelos arredores de Trípoli, reunindo-se com líderes tribais e preparando uma retomada da capital líbia, disse seu porta-voz nesta sexta-feira.
Numa conversa telefônica com a Reuters, dizendo falar de "um subúrbio ao sul de Trípoli", Moussa Ibrahim disse que o CNT não terá condições de governar o país depois de ter expulsado Gaddafi da capital, na semana passada, e sugeriu que os governos ocidentais deveriam negociar com o líder deposto.
Ele também apontou "a ironia" no fato de a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ter se aliado a um combatente islâmico que já teve contatos com a Al Qaeda, e que agora estaria no comando militar de Trípoli.
Num tom tranquilo, o porta-voz não quis dizer com precisão onde estava, mas foi um número da Líbia que apareceu no identificador de chamadas do repórter.
"Eu me desloco bastante e não tenho conexão à Internet no momento", disse ele. "Na verdade", prosseguiu, "ainda ontem (quinta-feira) estive com o senhor Saif al Islam num trajeto circundando Trípoli pelo sul."
Saif, que estudou em Londres e foi considerado durante anos o herdeiro mais provável de Gaddafi, se reuniu com líderes tribais e outros apoiadores, segundo o porta-voz.
"Ainda estamos muito fortes", afirmou ele, sem dizer tampouco qual era o paradeiro de Gaddafi, foragido desde que as forças rebeldes entraram em Trípoli e na prática acabaram com o seus 42 anos de regime.
Fonte: folha online 04/09/2011
Procurado
Cartaz de Gaddafi "procurado vivo ou morto" foi publicado em jornal em Trípoli na sexta-feira
Fonte: folha onloine 04/09/2011
Fonte: folha onloine 04/09/2011
Assinar:
Postagens (Atom)
























