domingo, março 15, 2009

Arcebispo emérito da PB defende o uso da camisinha- 15/03/2009


José Maria Pires (foto) é arcebispo emérito da Paraíba. Comandou a Arquidiocese do Estado por arrastadas três décadas.
Hoje, aposentado, Dom José Maria faz aniversário de 90 anos. O tempo temperou-lhe a alma.
O raciocínio do velho arcebispo já se autoconcede a prática do vôo livre fora dos limites estritos da doutrina da Igreja.
Ouvido pela repórter Alexsandra Tavares, Dom José Maria referiu-se à camisinha como um mal menor diante da gravidez irresponsável:

"O uso do preservativo é algo que merece reflexão. O sexo existe e deve ser usado de acordo com sua finalidade, de aproximar as pessoas, sem destruição da vida...”
“...Na doutrina bíblica a vida tem de ser preservada sempre. Mas se você vai fazer algo errado, que pelo menos proteja a outra pessoa para se evitar um mal maior".
As palavras iluminadas de Dom José Maria chegam no vácuo de uma polêmica.
Envolve o deputado federal e padre Luiz Couto (PT-PB) e o atual Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto.
Em entrevista, o deputado-padre bulira em temas caros à Igreja. “Defendo o uso da camisinha como uma questão de saúde pública”, dissera, por exemplo, Luiz Couto.
Dom Aldo di Cillo cassou-lhe, em 25 de fevereiro, as ordens sacerdotais, privando-o de celebrar missas, batizados, casamentos ou qualquer outra atividade própria de um padre.
O mandachuva da Arquidiocese da Paraíba exigiu de Luiz Couto uma "retratação explícita". Algo que restituísse as “orientações doutrinais, éticas e morais” da Igreja.
Cabe a pergunta: a mão de ferro de Dom Aldo di Cillo pesará também sobre a cabeça do arcebispo emérito José Maria Pires?

Fonte: Blog do Josias de Souza ( Folha online)

Nenhum comentário: