Datafolha 1 – Tudo bem com Lula até aqui
O alarido já começou a chegar nos comentários: “E agora? O que você vai dizer?” Ora, que a aprovação de Lula saltou para 70% (ver abaixo). O Datafolha é um instituto sério. Se a aprovação a Lula me preocupasse, não escreveria o que escrevo, não teria publicado o livro que publiquei. É evidente que o Apedeuta vai comemorar publicamente e tal. Mas tem motivos para se preocupar. E por isso fez aquele discurso absurdo ontem (ver posts acima). Vejam os números do Datafolha: é a economia que sustenta a sua aprovação. Sim, a economia, que cobrou de Lula que ele não a atrapalhasse. E, justiça se lhe faça, ele obedeceu. O melhor Lula foi o que escolheu não mudar. Embora tenha chamado todos os louros para si. Mas isso é história velha. E também é história velha esse índice de aprovação.
“Ah, quer dizer, então, que vai cair?” Vamos ver. Nada menos de 78% dos brasileiros acreditam que 2009 será melhor do que 2008. E o fato é que, bem, 2009 será bem pior do que 2008 para a grande maioria das pessoas. “Que dizer que Lula vai despencar?” Despencar não vai. A crise vai demorar um pouco para chegar aos muito pobres. Mas já começa a atingir as camadas médias.
Lula tenta se descolar desesperadamente da crise — já que era mentira que o Brasil estava descolado dela — porque sabe que a sua aprovação está ancorada no crescimento econômico, que, reitero, só cobrava dele que não atrapalhasse.
Os índices de aprovação revelados pelo Datafolha indicam que o governo foi bem-sucedido no esforço de atribuir à intervenção de Lula os benefícios do crescimento. E, acredito, a população continua a acreditar que ele pode dar uma resposta para a crise. Capitalizou a bonança, a lógica é que arque com uma parte dos malefícios da recessão mundial. Lula olha no retrovisor e sorri satisfeito. O problema é o que vem pela frente.
Fonte: blog do Reinaldo Azevedo (veja online)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário