quinta-feira, dezembro 11, 2008

Campanhas do Governo

Nova Polêmica em campanhas do governo
Não todos, mas alguns devem se lembrar da campanha do “três” promovida, há alguns meses, pelo Banco do Brasil: uma proposta para que você fizesse, diariamente, ações em prol do meio ambiente. Até aí tudo bem, já que a sustentabilidade é um dos temas mais atuais e discutidos em todo o mundo. Mas, no vídeo, o número 3 era constantemente repetido, vinculado como garantia de segurança e a solução para todos os problemas. Na época, estavamos no auge do debate sobre um terceiro mandato para o presidente Luíz Inácio. A propaganda dizia: “em todo lugar que você vir esse número, vai saber que ali existe uma forma de você tomar uma decisão para cuidar do planeta, das pessoas e do país em que a gente vive: três”.
A psicologia chama de mensagem subliminar informações dificilmente percebidas e aparentemente não importantes, mas que são absorvidas e influenciam diretamente o inconsciente coletivo. Essa publicidade, financiada com recurso público, foi alvo de diversas críticas pela imprensa, pela oposição e pela própria população. O bombardeio à repetição sucessiva do “três” fez com que o Banco do Brasil retirasse do ar a propaganda com a promessa de explicações, que nunca foram dadas.
Neste mês de Dezembro, a mesma empresa de propaganda Master lançou uma nova peça para a campanha do “enta”, que estimula a terceira idade a utilizar o preservativo. Ótimo incentivo e, mais uma vez, um assunto muito atual. Entretanto, no final do vídeo, um dos velhinhos recebe uma ligação da “presidenta”, o que pode ser interpretado como uma referência a Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil e principal nome para a sucessão de Lula.
Mais uma vez, com a utilização do dinheiro público, uma campanha publicitária do governo divulga – ou pelo menos sugere – um terceiro mandato para o governo petista, que no início de sua história lutava por idoneidade na gestão dos recursos públicos, transparência política e democracia.
Acredito que quando as críticas começarem a aparecer sobre a campanha do “enta”, novamente dirão que tudo é mera coincidência e prometerão justificativas, até a propaganda sair do ar, quando já tiver sido assistida pela população, que, como sempre, se lamENTA, aguENTA e sustENTA essa gestão fraudulENTA.

Fonte: www.sedentario.org

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