Karl Marx
O exilado Karl já não era tão jovem. Aos 44 anos, nunca havia tido um emprego regular nem sustentado sua familia (mulher e seis filhos) com suor de seu rosto
Pressionado pelos amigos e parentes cansados de atender a seus apelos por mais dinheiro -- "Você deveria é acumular algum capital em vez só escrever sobre ele", recomendou a mãe --, Karl por fim aceitou a idéia de procurar emprego e candidatou-se a um posto administrativo numa companhia ferroviária britânica. O curioso é que ele, embora doutor em filosofia pela Universidade de Bonn, não foi admitido no cargo, sob alegação de que sua caligrafia era indecifrável. Os amigos e parentes estranharam aquele inesperado revés no concurso, porém não cortaram a mesada. O mundo perdeu um burocrata, mas ganhou (cinco anos mais tarde) Das Kapital.
Afora a atividade intermitente de Marx como jornalista freelance para o New York Daily Tribune (cerca de quinhentos artigos ao todo, embora pelo menos 125 deles escritos de fato por Engels). sua única "tentativa" de obter um emprego estável, como funcionário de uma companhia ferroviária londrina, ocorreu em setembro de 1862 (ver Mehring, Karl Marx, pp. 44-9, e johnson, Intellectuals, p.74). Desde os tempos de jovem universitário em Berlim os apertos financeiros de Marx -- e os pedidos de ajuda -- foram nota constante em sua vida. A considerável herança deixada pelo pai foi dissipada em panfletos e levantes populares; a herança da mãe ( que no final da vida cortou o auxilio) foi antecipada na forma de empréstimos e gasta mesmo antes de ser recebida. Em 1850, a familia de Marx chegou a ser despejada pelo não-pagamento de aluguel. Em carta a Engels, dez anos mais tarde ele ironizou: "Não creio que alguma vez alguém tenha escrito sobre dinheiro com tanta falta dele". Curiosamente, numa redação que fez ao concluir o ensino médio, Marx, com dezessete anos, já intuía seu futuro: "A natureza do homem torna possível para ele alcançar sua realização somente por meio do trabalho para a perfeição e o bem estar da sociedade. Se alguém trabalha apenas para si mesmo, pode talvez tornar-se um acadêmico de fama, um poeta renomado, mas jamais um homem completo e genuinamente grande. ("Reflections of a Youth on Choosing an Occupation, p. 39).
Fonte: Politica- Aime quotidien
Um comentário:
Find freelancers, freelance jobs, and freelance projects with Freelancer European Community
freelancers.googet.eu
Postar um comentário