sábado, dezembro 06, 2008

História- A Revolução Russa X


A Composição Partidária

A eclosão e os efeitos da Primeira Guerra Mundial em 1914 demonstrou a incompetência da cortee da aristocracia russa, desmascarando a falsa ordem constitucional. Durante a guerra, a economia russa desmoronou. Especuladores obtinham grandes lucros, enquanto a maioria da população passava por necessidades. A inflação corroia os salários, empresas faliam. Os soldados russos,mal armados e mal preparados, morriam aos milhares nas frentes de combate e muitoscomeçaram a desertar.

Os operários organizaram greves, manifestações e passeatas. Os social-democratas (POSDR), partido de oposição, participaram ativamente do movimento contra a guerra e o regime. Devido a uma série de divergências internas, o partido acabou por se dividir em duas facções:Os bolcheviques (palavra que significa "maioria"), dirigidos por Lenin; Defendiam a revolução imediata conduzida pelos operários e camponeses, liquidando de vez com o capitalismo liberal.Os mencheviques, a "minoria", Achava que não deveria acabar com o capitalismo e simreforma-lo. Após, então, viria a revolução conduzida pelos burgueses com o apoio de camponesese operários. Esse partido teria, mais tarde, um simpatizante e futura liderança, Alexander Kerenski.

Outro partido surgido no início do século XX foi o Partido Constitucional democrata (cadete) que representava a burguesia liberal moderada e pretendiam implantar uma monarquia constitucional. No campo surgiu o PSR, Partido socialista russo, de tendência anarquista e que defendia asidéias de Bakunin, líder revolucionário russo de esquerda. Eram radicais, pretendiam acabarcom a monarquia e suprimir qualquer tipo de autoridade.


Nenhum comentário: