sábado, dezembro 06, 2008

História- A Revolução Russa V


A Revolução de Outubro de 1917


O governo Kerenski não consegue se manter, isolado das principais facções em luta.Da Finlândia, onde se havia exilado, Lenin coordenou os preparativos para aprofundara revolução.

Os bolcheviques ingressam em massa nos sovietes e Trotsky é eleito presidente do soviete de Petrogrado. A Guarda Vermelha, uma milícia popular, foi criada nas fábricas para ser o braço armado dos bolcheviques. Lênin entra clandestinamente na Rússia e convence o comando bolchevique a encampar a idéia de revolução.

A resistência de Kerenski é debelada e no dia 25 de outubro os bolcheviques triunfam. Parte da guarnição militar e dos marinheiros da frota do Báltico se juntou aos guardas vermelhos. Tomamo Palácio de Inverno do czar. Kerenski foge da Rússia. Os bolcheviques, largamente majoritáriosno Congresso dos Sovietes, tomam o poder em 7 de novembro de 1917. É criado um Conselho dos Comissários do Povo, presidido por Lênin. Leon Trotsky assume o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Josef Stálin o das Nacionalidades (Interior). A Revolução Russa é vitoriosa einstala o primeiro Estado socialista do mundo.

A Revolução de Outubro triunfou: os bolcheviques derrubaram o governo de Kerenski eefetivaram o poder dos sovietes dirigidos pelo partido bolchevista, desde então denominado de comunista. Como conseqüência da vitória bolchevique teve início uma era de Terror, com o fuzilamento sumário de milhares de pessoas. O czar Nicolau II e sua família são executados pelos bolcheviques.

O processo revolucionário já não pode mais ser contido,as dissidências são esmagadas e a ameaça dacontra-revolução afastada.

O novo governo, presidido por Lenin, adotou umasérie de reformas radicais, baseadas no marxismo e executadas por meio da ditadura dos sovietes.Os objetivos dos comunistas não eram apenas derrubar o governo provisório: Procuram criar uma nova sociedade, baseada no socialismo. Nacionaliza as terras que eram de propriedade da nobreza e da igreja e cede aos camponeseso direito exclusivo de sua exploração.

O controle das fábricas é transferido aos operários, os estabelecimentos industriais sãoexpropriados pelo governo e os bancos nacionalizados. Moscou passa a ser a capital do país.A propriedade privada dos meios de produção (terras, minas, fábricas) foi abolida.Em março de 1918 , o governo soviético bolchevique assinou, em separado, finalmente, a Pazde Brest-Litovsk com a Alemanha. Aceitando perder a Polônia, a Ucrânia, a Finlândiae os países bálticos.



Fonte: http://www.eduquenet.net/

Nenhum comentário: