sábado, dezembro 06, 2008

Historia- A Revolução Russa IV


Conseqüências da Revolução Russa

Ao tomar o poder, os bolcheviques fizeram inúmeras reformas, entretanto, o sistema adotadopela revolução não apresentou bons resultados. A fome e a miséria continuavam atormentandoa população russa. Internamente, os contra-revolucionários continuam tentando retornar aopoder auxiliados pelas potências estrangeiras. principalmente européias, que tentavam desestabilizar o regime soviético, considerando-o uma ameaça para a sociedade capitalista burguesa liberal.

A ameaça de uma vitória dos contra-revolucionários leva o governo a tomar medidas deexceção para reduzir a fome e modernizar o país. A indústria recebe estímulos para aumentar a produção, com a adoção de métodos de racionalização do trabalho. Técnicos estrangeiros são contratados para auxiliar a recuperação do parque industrial. O Estado confisca o trigo e torna sua produção monopólio estatal. A terra dos kulaks, médios proprietários rurais, é dividida e os camponeses pobres estabelecem governos locais para reunir o trigo excedente e administrarsua circulação e consumo.

A má vontade da antiga camada dominante; os camponeses que demonstravamresistência em entregar sua produção ao governo; os trabalhadores e soldados desanimadosdiante das dificuldades a população descontente com os problemas de produção e abastecimento, os operários insurgindo contra o governo e outras rebeliões internas, fizeram com que Lenin, em 1921, com a Revolução consolidada, instituísse a NEP (Nova Política Econômica), uma volta ao capitalismo de Estado, como solução para vencer o impasse econômico. E diz a famosa frase: 'É preciso dar dois passos para trás para depois voltar a avançar'.

O objetivo é planejar a economia e a sociedade. Logo é permitida a criação deempresas privadas, como a manufatura e o comércio em pequena escala.A liberdade salarial e a de comércio exterior são retomadas sob a supervisãodo Estado.

Os camponeses são obrigados a pagar taxas, em espécie, e são autorizados os empréstimos externos, como os negociados com a Inglaterra e a Alemanha.

Em 1924 é criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) com a adoção de nova Constituição. A criação de uma União é a fórmula encontrada pelos bolcheviques para conseguir manter unidos nacionalidades, etnias e territórios que pouco têm em comum.

Segundo a Constituição de 1924, as repúblicas têm autonomia, proposta que nunca saiu do papel. O poder é mantido por alguns líderes do Comitê Central por intermédio do Partido Comunista.


Nenhum comentário: