O que é o Coquetel-molotov?
É uma bomba de fabricação caseira. O nome foi dado pelos russos durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, os soviéticos tentavam expulsar o exército alemão dos territórios ocupados lutando com armamentos domésticos. Então, homenagearam o presidente do Conselho de Ministros da URSS, Viacheslav Molotov, dando nome à bomba.
Também existe a versão japonesa do Coquetel-Molotov:
" Versão japonesa do coquetel molotov, desenvolvido pelos finlandeses na guerra de 1940. Havia dois tipos, uma era uma garrafa normal de cerveja com uma espoleta de impacto com uma trave de segurança colocada numa rolha especial. Um outro modelo, mais simples, tinha uma cápsula incendiária presa por correias à garrafa, o conteúdo sendo incendiado quando os dois elementos – combustível e agente incendiário – entravam em contato depois da garrafa quebrar. Ambos os desenhos eram problemáticos e, como todos os coquetéis molotov, armas de uso desesperado. "
Outras versões, são de que a origem é finlandesa, usada para conter a invasão russa
" O coquetel-molotov é uma bomba de fabricação caseira. Ela foi desenvolvida pelos finlandeses em 1939 para ser utilizada contra o exército russo. Na época, a Rússia havia quebrado um pacto de não-agressão e invadido a Finlândia. A combinação de gasolina, ácido sulfúrico e cloreto de potássio foi batizada com o nome do presidente de Conselho de Ministros da União Soviética, Viacheslav Molotov, um dos principais responsáveis pelo rompimento do acordo. Os finlandeses costumavam dizer: "Que venham os russos, vamos servir coquetéis para Molotov".
Na wikipedia, está assim
" ...O coquetel molotov (em Portugal cocktail molotov) é uma arma incediária derivada do petróleo bruto. É uma arma química geralmente utilizada em protestos e guerrilhas urbanas. Sua composição mais eficiente é de um quarto de ácido sulfúrico com três quartos de gasolina comum, podendo até destruir alguns tipos de blindagem. Sua denominação deriva do nome do diplomata russo Vyacheslav Mikhailovich Molotov, cujo nome foi ironicamente atribuído a esta arma química pelos finlandeses à época da invasão soviética de seu país. "
Pacto Molotov-Ribbentrop
O pacto Molotov-Ribbentrop, também conhecido como pacto Germânico-Soviético ou pacto Hitler-Stalin, foi um tratado de não-agressão, estabelecido às vésperas da Segunda Guerra Mundial (1939-45), entre a Alemanha Nazista e a União Soviética.
Assinado em Moscou (23 de agosto de1939), pelo Ministro do Exterior Soviético Vyacheslav Molotov e o Ministro do Exterior da Alemanha Nazista Joachim von Ribbentrop, em linhas gerais estabelecia que a União Soviética não reagiria a uma agressão alemã à Polônia e que, em contrapartida, a Alemanha apoiaria uma invasão soviética à Finlândia, entre outras concessões.
Este novo facto nas relações internacionais alarmou a comunidade das nações, não só porque os nazistas eram inimigos dos comunistas, mas também porque, secretamente, objetivava a divisão dos estados da Finlândia, Estonia, Letonia, Lituânia, Polônia e Romênia segundo as esferas de interesses de ambas as partes.
O acordo valeu até a Operação Barbarrosa de 22 de junho de 1941, quando a Alemanha Nazista invadiu aUnião Soviética.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário