domingo, junho 18, 2006
As trapalhadas abertas da america latina
Morales ameaça ir às ‘armas’ contra o ‘império’
A pretexto de festejar o 78º aniversário de nascimento de Che Guevara, o presidente Evo Morales (Bolívia) viajou à localidade de La Higuera, onde o guerrilheiro lendário foi executado, em 1967. Em discurso, Morales disse estar disposto a ir às “armas” para defender o seu país, a Venezuela e Cuba de eventuais ataques do “império” norte-americano.
Segundo Morales, diferentemente do que ocorria à época de Che, “agora não são os povos que levantam as armas contra o império. O que estamos vendo é que o império é que levanta as armas contra os povos”. E bravateou: “Se o fizerem em Cuba, Venezuela ou Bolívia, estamos dispostos a enfrentar e a defender também com armas a pátria e os recursos naturais e outras transformações sócias”.
Referindo-se ao seu próprio triunfo nas urnas e à ação do presidente venezuelano Hugo Chávez, Morales lembrou que, há dez anos, previra que, em pouco tempo, haveria “muitas Cubas na América Latina”. Ele completou: “Se antes quase todos os países estavam submetidos a um império, a um modelo econômico, agora estamos em outros tempos, em tempos de mudança, em tempos de liberação.”
Morales fez troça de expressão cunhada pelo presidente George Bush, dos EUA. Em alternativa ao “eixo do mal” propôs que se passe a falar em “eixo da humanidade”. Em seguida agradeceu a ajuda que Cuba e Venezuela vêm prestando à Bolívia ns áreas de educação e saúde.
De resto, o presidente boliviano informou que estará em Havana no próximo dia 13 de agosto, para os festejos do aniversário de 80 anos de Fidel Castro. Levará um presente especial para o companheiro-ditador: um pastel feito à base de folhas de coca.
A essa altura, Bush há de estar tremendo. Às voltas com a ameaça atômica do Irã, o “império” terá agora de preparar-se para o eventual embate com as “armas” da Bolívia. Era só o que faltava.
Num ponto o companheiro-índio tem razão. Não há propriamente um “eixo do mal” na América Latina. A trinca Chávez-Fidel-Morales constitui no máximo um eixo do humor. Não fosse pela má qualidade das piadas, rivalizaria com outra trinca: Moe, Larry e Curly.
Fonte: blog do josias de souza
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário