quarta-feira, junho 14, 2006

Lucia Hipolito

Um país virado do avesso
(Por Lucia Hippolito)

O Brasil é um país tão surpreendente, que parece estar sempre do avesso.

A Seleção é pentacampeã, a melhor do mundo, com os melhores e mais caros jogadores do mundo. Mas só consegue ganhar de um a zero da Croácia.

O ataque da Seleção é tão espetacular, que é conhecido como o “quadrado mágico”. Mas os destaques do jogo contra a Croácia foram três homens da defesa: o goleiro Dida, Juan e Lúcio, que bateram um bolão.

Assim também na política. O presidente Lula comanda um governo meio ineficiente, meio apático, que não consegue (ou não quer) implementar medidas fundamentais para tirar o país de um certo atoleiro institucional, regulatório e de infra-estrutura.

Mas a última pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem mostra que aumentou a aprovação do governo, aumentou a confiança na condução do governo pelo presidente Lula e aumentou também a popularidade do presidente.

Ah, sim, e aumentou também a probabilidade de Lula ser reeleito em primeiro turno.

O partido do presidente, o PT, é prá lá de polêmico. Ocupou o governo, aparelhou a máquina pública, tem vários de seus membros envolvidos até a testa no escândalo do mensalão, denunciados pelo procurador-geral da República por formação de quadrilha e por fazer parte de uma “sofisticada conspiração” para se perpetuar no poder. Algumas das figuras-chave do PT estão, inclusive, denunciadas como chefes da quadrilha.

Pois em São Paulo, onde estão concentrados os principais deputados mensaleiros, a maioria deles no PT, em vez de negar legenda para esses mensaleiros, o partido decidiu que eles e outros envolvidos em escândalos vão fazer parte da chapa para disputar o cargo de deputado federal.

Estão lá os mensaleiros João Paulo Cunha, Professor Luizinho e José Mentor. Estão ainda José Genoíno (ex-presidente do partido, envolvido nas estripulias da dupla Delúbio-Marcos Valério), Antonio Palocci (ex-ministro, envolvido em estripulias próprias quando era prefeito de Ribeirão Preto e, recentemente, por comandar a violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo) e Angela Guadagnin (ex-prefeita de São José do Campos, primeira prefeitura a freqüentar os escândalos de arrecadação de fundos para o PT e, recentemente, dançarina no plenário da Câmara, quando da absolvição de um mensaleiro).

É ou não é uma chapa “do barulho”, como se dizia antigamente?
Por essas e outras é que o Brasil nos dá a sensação de estar sempre do avesso. Neste país pode acontecer de tudo. Inclusive, não acontecer nada.

Nenhum comentário: