segunda-feira, maio 29, 2006

Brasil! Mostra sua cara.

Weggis está Brasil
Depois de o caminhão da Nike ser arrombado e ter utensílios roubados, uma série de furtos foi registrada em Weggis. Durante o treino da Seleção Brasileira, nesta sexta-feira, dois laptops e uma máquina fotográfica digital foram roubadas no centro de imprensa do complexo esportivo. Um dos computadores portáteis era do fotógrafo André Feltes, do jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Quando ele chegou à sala de imprensa para enviar o material que havia preparado no campo, não encontrou seu equipamento. O mesmo aconteceu com o jornalista Zé Gonzalez, do Lance. Depois de acompanhar da tribuna a atividade comandada por Carlos Alberto Parreira, ele desceu para escrever suas matérias e percebeu que o computador não estava mais lá.
A câmera fotográfica digital do Terra também foi furtada. O equipamento estava em uma das mesas do centro de imprensa. Na última segunda-feira, o jornalista Gregório Marin caminhava pela passarela montada no complexo quando foi abraçado por um brasileiro, que disse estar emocionado por ver um compatriota. Ele teve sua carteira, com mil euros e dois cartões de crédito, roubada.
Na pequena Weggis, que conta com apenas 4.001 habitantes, existe apenas um posto policial que abre duas vezes por semana. Durante a passagem da Seleção pelo local, oficiais da cidade vizinha Lucerna foram enviados como reforço.
Segurança na cidade não é prioridade. E não é prioridade porque simplesmente não há motivos para tal. O melhor retrato desta outra realidade é a delegacia desta pequena cidade suíça, aos pés dos Alpes, por exemplo, que abre apenas duas vezes por semana.
Nos demais dias da semana, as ocorrências devem ser feitas através de um pequeno formulário. A ficha, que fica em um balcão ao lado da porta de entrada, deve ser colocada dentro da caixa de correio do prédio depois de preenchida com a reclamação ou sugestão e um telefone de contato.
Uma das últimas "ocorrências" foi a da moradora Josefina Kapelli, que encontrou uma bicicleta no quintal de sua casa. Imaginou ser roubada e acionou a polícia, preocupada.
Na cidade, a média de ocorrências graves, entenda-se roubos, é de uma por mês. Os delitos são cometidos em sua maioria por visitantes da cidade de cerca de 4 mil habitantes.
É... Weggis está Brasil.

Fonte:viniciusfactum.blogspot.com

Nenhum comentário: