terça-feira, fevereiro 24, 2009

Viradouro fala de preservação do ambiente e homenageia a Bahia

Com o enredo "Vira, Bahia, Pura Energia", a Viradouro homenageia o Estado da Bahia que, segundo o enredo da escola, herdou da cultura africana a preocupação com o ambiente. A escola de samba, que fecha os desfiles do Grupo Especial do Rio, iniciou a apresentação às 4h55 desta terça-feira.
A escola vai contar com cerca de 4.000 componentes para apresentar o enredo, que se divide em 38 alas e oito carros alegóricos que vão associar os orixás com diferentes elementos da natureza. "Iansã corresponde aos ventos, Oxum é a água doce e Nanã se relaciona a lama", afirma o carnavalesco da Viradouro, Milton Cunha.
Para ele, a preocupação da cultura africana com a natureza precede a busca das sociedades modernas por meios de minimizar os impactos ambientais. "A África sempre disse 'respeite os oceanos', 'respeite o vento', então eu acho que quando o homem moderno criar represas ou cataventos gigantes para gerar energia é a morada de oxum na modernidade", disse Cunha.
Desfile
Para representar essa relação entre as políticas de conservação ambiental e os orixás, a escola de samba leva no abre-alas Oxalá abrindo os braços para a Marques da Sapucaí e revela o etanol, um dos projetos brasileiros de biocombustível.
O enredo também lembra o protocolo de Kyoto e a usina de Candeias, onde foi perfurado o primeiro poço de petróleo pela Petrobrás, há cerca de 60 anos.
A reciclagem também é lembrada em uma das alegorias e no samba enredo da escola com a mensagem: "Do bagaço nasce um tesouro; o lixo se veste de luxo, reluz em ouro".
Para encerrar a apresentação da Viradouro, a escola traz uma alegoria sobre o mito de Xangô e Iansã, de que do beijo dos dois é produzido o trovão e consequentemente a chuva. Segundo o carnavalesco, esse último carro tem o objetivo de garantir que não falte água no sertão nordestino, com a chuva produzida pelo beijo do casal.
Durante todo o desfile, as cores de destaque serão o vermelho e o branco por corresponderem às cores da escola de samba.
Além da Viradouro, desfilaram nesta segunda noite do Grupo Especial do Rio Porto da Pedra, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira.
Na primeira noite desfilaram Império Serrano, Grande Rio, Vila Isabel, Mocidade Independente, Beija-Flor e Unidos da Tijuca.
Fonte: Folha online

Nenhum comentário: