quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Pesquisa revela uso de leite em afrescos de Giotto


Rastros de proteínas de leite de vaca foram encontrados em fragmentos de afrescos pintados há mais de sete séculos pelos italianos Giotto e Cimabue para decorar a Basílica Superior de São Francisco de Assis.

A descoberta foi revelada em Roma durante um seminário sobre evolução biológica organizado pela Academia Linceana, segundo a qual o leite era utilizado como base para as pinturas.
"Trabalhamos em colaboração com a Universidade de Perugia, que deixou os fragmentos à nossa disposição", disse Pietro Pucci, do departamento de química orgânica e bioquímica da Universidade Federico 2º de Nápoles.
Pucci disse também que as pesquisas "foram feitas por meio de técnicas não invasivas para estudar a composição das substâncias utilizadas para preparar a base dos afrescos ou colar as sutis lâminas de ouro utilizadas para as auréolas" das obras. "Assim, detectamos as proteínas de leite", afirmou.
Localizada em Assis --na região italiana da Úmbria-- a parte superior do monumental complexo franciscano simboliza a gloria e é parada obrigatória para peregrinos e turistas.
No local, são encontradas obras como "A Vida de São Francisco de Assis" de Giotto di Bondone (1267-1337), pintor e arquiteto italiano, considerado um dos primeiros a deixar conceitos da pintura medieval.

Fonte: Folha online

Nenhum comentário: