Um suposto agente da CIA (agência de inteligência americana), detido em Teerã, é um americano de origem iraniana, noticiou a TV pública iraniana este domingo, em um programa em que o jovem aparece confessando que tinha como missão se infiltrar no ministério da Inteligência.
A emissora o identificou como Amir Mirza Hekmati, nascido no Arizona. Segundo a fonte, ele se alistou no exército americano em 2001 e recebeu formação de serviço secreto durante uma década.
De acordo com a TV, Hekmati foi enviado à base americana de Bagram, no Afeganistão, onde teve acesso a documentos secretos dos serviços de inteligência americanos.
Em seguida, viajou para Teerã para tentar ganhar a confiança dos iranianos e se fazer passar por uma valiosa fonte de informação.
"O plano (deles) era primeiro sacrificar informações úteis, dá-las (aos iranianos) para deixar que o ministério de Inteligência determinasse que se tratava de um bom material para que fizessem contato comigo", disse o jovem, falando um farsi fluente.
Mas as "redes iranianas que vigiam as atividades de Bagram" descobriram sua existência e frustraram a operação, segundo o programa.
A emissora de TV mostrou um carteira de identificação, segundo a qual Hekmati está sob contrato do exército.
Fonte: folha online
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário