sábado, dezembro 24, 2011

PT explora onda de indignados para ganhar filiados- 09/12/2011

Blog adianta os 12 comerciais da sigla neste mês na TV...

...só Lula e Dilma aparecem nas gravações de 30 segundos.
O PT exibe 12 comerciais curtos (11 de 30 segundos e 1 de 1 minuto) em rede nacional em 10, 22, 24 e 27.dez.2011. Em cada um desses dias, o partido exibirá, em média, 10 comerciais de 30 segundos. Em horário nobre. Trata-se de uma campanha equivalente à de grandes marcas de produtos comerciais. É quase impossível alguém que assista televisão não se deparar com, pelo menos, um desses filmes.

Essas propagandas partidárias são levadas ao ar com dinheiro público. É uma facilidade disponível para todas as agremiações políticas. As TVs ganham isenção fiscal para exibi-las.
A estratégia do PT é combinar duas situações da atual conjuntura e tirar proveito disso: 1) a boa avaliação dos governos de Lula e de Dilma Rousseff e 2) a possível motivação que protestos como a Primavera Árabe e o Occupy Wall Street produziram nos jovens brasileiros –em geral desinteressados por política.
Os petistas enxergam uma demanda não atendida no mercado. Brasileiros estariam querendo agir, participar. Mas não saberiam como. É a esses que essa bateria de comerciais se dirige.
Produzidos e dirigidos por João Santana, marqueteiro responsável pelas campanhas de reeleição de Lula (2006) e da eleição de Dilma (2010), os comerciais pretendem funcionar como uma janela de entrada para novos associados ao PT.
A mensagem martelada nos vídeos é: “Filie-se ao PT e continue mobilizando o Brasil”.
Em um dos vídeos, Lula e Dilma aparecem juntos. Pesquisas usadas para orientar os petistas indicam que o ex-presidente continua com boa imagem, Dilma está com alta popularidade e não surgiu ainda nenhum sinal de antagonismo entre os públicos de ambos.
Ou seja, a imagem de Dilma continua acoplada à de Lula, mas em certa medida já ganhou vida própria e obteve apoio de setores da chamada nova classe média, em geral mais refratária ao ex-presidente.
Na hora de pedir aos brasileiros que participem mais da política é Lula o garoto propaganda. Eis sua fala mais direta:
“O problema de quem não gosta de política é que é sempre governado por quem gosta. Por isso eu digo sempre para a juventude. Não adianta você achar que todo político não presta. Não adianta você negar política. Porque o político perfeito de que você precisa... Quem sabe não esteja dentro de mim, dentro da presidenta Dilma, ou dentro de qualquer outro político? Que esteja dento de você? Então, participe. Faça da política a sua arma para mudar o seu país”.
Lula e Dilma na TV

Além do vídeo ao lado de Dilma, Lula aparece sozinho em outro. Está ainda com barba e cabelo (gravou antes de raspá-los por causa do tratamento para combater um câncer de laringe).
Dilma protagoniza 3 propagandas. Em todas, começa dizendo que “o governo Lula mostrou o caminho”. Segue falando sobre programas que começaram no governo passado e continuam no seu –como PAC e Minha Casa, Minha Vida– e programas que ela mesma lançou –como o das pessoas com deficiência.
Os outros vídeos são protagonizados por atores. Um mostra só jovens. Dizem ter votado em Lula e Dilma nas eleições passadas e que pretendem eles próprios entrar na política, exibindo tablets e celulares.
Outro filme não mostra pessoas. Só frases escritas na tela: “Você vai conhecer agora a pessoa que vai acabar com a corrupção, que vai acabar com a violência, que vai mudar totalmente a saúde pública no Brasil. Sabe quem é essa pessoa? Você. Por que em lugar de só criticar, você não entra na política? E faz política no partido que está perto de fazer tudo isso? Filie-se ao PT e continue mobilizando o Brasil . www.pt.org.br.”
Nos comerciais do PT há atores negros, brancos, crianças, jovens e pessoas idosas. Em alguns é utilizado um recurso de computação gráfica conhecido como neon, que dá a impressão de uma luz percorrendo a tela, criando desenhos e a imagem de um estrela, o símbolo da legenda.
Em todos os 12 comerciais, os únicos políticos que aparecem são Lula e Dilma. Uma diferença em relação a outras legendas, que usam deputados, senadores e governadores em seus filmes.
Com essa campanha o PT espera turbinar ainda mais a tendência que já existiu em 2010. A legenda foi a que mais cresceu em nº de filiados. Perde apenas para o recém criado PSD, de Gilberto Kassab.
O PSB, 2º colocado em nº de novos filiados, registrou quase metade das adesões recebidas pelo PT. O PSDB, principal adversário dos petistas, aparece em 6º lugar nesse ranking. Já o DEM, outro partido de oposição, perdeu filiados e ficou menor.
Abaixo, ranking dos partidos brasileiros de acordo com a variação no nº de filiados de nov.2010 a out.2011.
Fonte: Blog do Fernando Rodrigues

Nenhum comentário: