segunda-feira, dezembro 18, 2006

Josias de Souza


Para imigrante boliviano, Brasil é espécie de EUA

Juan Manuel, o bebê da foto, é filho Beatriz Apaza, uma imigrante ilegal boliviana. Veio ao mundo em 13 de novembro, ajudado pela equipe médica do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, de São Paulo. E foi às página da revista Piauí pelas mãos de Vanessa Barbara.

A história do pequeno Juan é mesmo bárbara. O menino pende da árvore genealógica de uma das milhares de famílias que deixam a Bolívia para tentar a sorte no Brasil. Buscam prosperidade. Encontram um cotidiano de barbaridades que inclui do trabalho escravo à moradia insalubre.

Mal comparando, o Brasil tornou-se uma espécie de América do Norte da Bolívia. Os compatriotas de Evo Morales vêm buscar aqui o mesmo que legiões de ilegais brasileiros procuram nos EUA. Normalmente, não acham. Mas vêem-se sem condições de retornar à pátria. E vão ficando.

O signatário do blog recomenda vivamente a leitura da bárbara reportagem de Bárbara. Aliás, recomenda-se também uma passada d’olhos pelas páginas de Piauí. A revista é, ela própria, uma recém nascida. Tem periodicidade mensal. Está no segundo número. Torce-se para que tenha vida longa. Deseja-se o mesmo para o pequeno Juan.

Fonte: olha online

Nenhum comentário: