sábado, novembro 29, 2008

Vinicius Torres Freire- O Racismo de LUla 3

26/11/2008
O racismo de Lula, 3

A respeito do comentário sobre o tipo de debate público que Lula promove, gostaria de lembrar uma crítica semelhante, feita logo no início do governo Lula. É breve, um comentário publicado em jornal, e de nenhum modo serve para justificar ou fundamentar o escrito nos posts "O racismo de Lula". É de Paulo Arantes, professor de filosofia da USP, que na campanha de 2002 fez parte de um grupo que se encontrava com Lula. Arantes depois se desencantou com o PT e passou a ficar mais próximo do PSOL. Logo, não é "tucano", "bushista", "paulista elitista", membro da Opus Dei etc etc, como tantos disseram, em comentários, a respeito do autor deste blog (que aliás é carioca, ateu, preferia Obama a McCain, não é tucano etc). Mas lamentou de modo semelhante um traço da discurseira de Lula.
De um trecho da reportagem publicada na Folha, em 08 de junho de 2003, a respeito do debate "O Pensamento Crítico no Brasil de Lula":
"O professor de filosofia criticou ainda a forma de discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que chamou de "espetáculo" das analogias e metáforas.

"Se eu fosse fazer uma crítica direta ao presidente, diria que isso é a coisa mais execrável que existe. Esse congelamento, essa imbecilização da opinião pública, tratada como débeis mentais, na base desses provérbios congeladores e imbecilizadores."
Vinicius Torres Freire:colunista da Folha, onde está desde 1991. Foi Secretário de Redação do jornal, editor de Dinheiro, editor de Opinião, correspondente em Paris, editor de Ciência e editor de Educação
fonte: folha online

Nenhum comentário: