quarta-feira, novembro 12, 2008

Curtas

‘PAC da Segurança’ é um fracasso

A 48 dias do final do ano, o governo Lula aplicou irrisórios 21% dos R$ 1,4 bilhão previstos no Orçamento de 2008 para o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), lançado com pompa em agosto de 2007 no Planalto como o “PAC da Segurança”. A idéia foi do ministro Tarso Genro (Justiça), que depositou no programa a chance de viabilizar sua candidatura a presidente. Ambos os projetos fracassaram.

PSDB pede investigação sobre ações da PF e da Abin na Satiagraha

O PSDB vai ingressar com um pedido de investigação no Ministério Público Federal sobre as atividades da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência durante a Operação Satiagraha. No requerimento que será encaminhado ao MPF, o partido afirma que “houve conduta ilícita” dos agentes públicos e pede uma investigação para esclarecer o funcionamento dos serviços de inteligência do governo na condução de escutas telefônicas. O objetivo é apurar, além da execução das escutas, a disputa interna entre a PF e a Abin em torno da Satiagraha. Os tucanos também defendem que as autoridades dos dois órgãos prestem novos depoimentos à CPI dos Grampos. O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), confirmou as intenções do partido.

Adeus, Milan

Ontem o presidente Lula pôs seus gélidos pés no caminho do Milan: na Itália, foi recepcionado por craques brasileiros do time. Adeus, título.

Jango será indenizado no sábado

Durante a Conferência Nacional dos Advogados, em Natal (RN), sábado (15), aniversário da República, a Comissão Itinerante de Anistia deve aprovar a concessão de indenização post mortem para João Goulart. A questão é histórica: a comissão apreciará o primeiro pedido de um ex-presidente. O processo é patrocinado pelos advogados Gilmar Stello e Osmar Paixão, representantes da viúva, d. Maria Tereza, e da família.

Supremo mantém infidelidade partidária

O Supremo Tribunal Federal decidiu manter a resolução do Tribunal Superior Eleitoral sobre fidelidade partidária: nove dios onze ministros votaram a favor e apenas dois contra a resolução. O julgamento na Suprema Corte durou pouco mais de duas horas. Para o TSE, deputados federais e estaduais e vereadores que mudaram de partido depois de 27 de março de 2007, e senadores, após 16 de outubro do mesmo ano, podem ser obrigados a devolver os mandatos para os partidos que os elegeram. Só foram contrários à resolução do TSE os ministros Eros Grau e Marco Aurélio Mello.


Citação infeliz

Causou calafrios a citação do jurista alemão Carl Schmitt pelo juiz Fausto de Sanctis, ao afirmar que a Constituição é só um papel e que os valores “somos nós”. Está no Google: o nazista Schmitt foi do Partido Nacional-Socialista e morreu muitos anos após Adolf Hitler. E nunca se retratou.

Dinheiro vivo

A compra da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil enfrenta um impasse: o desconfiado governador José Serra quer dinheiro vivo, à vista. O BB propõe uma troca de ações e parcelar em três anos a parte em dinheiro.

Barbado de molho

Lula acompanha com especial interesse a crise na indústria automobilística. Do jeito que a coisa vai, em 2010 vai ser difícil conseguir emprego para torneiro mecânico desempregado.

Pensando bem...

...depois do Bolsa-família para os pobres, nasce o "Bolsa Fom-fom" para as ricas montadoras de automóveis.

Nenhum comentário: