A União Nacional dos Estudantes está cada vez mais parecida com o governo. A semelhança foi tonificada com o reingresso do PMDB na Executiva da entidade.
Ausente da UNE havia duas décadas, o PMDB terá agora um assento no colegiado presidido por Daniel Iliescu (PCdoB), recém-eleito mandachuva dos estudantes.
Membro da Juventude do PMDB, Mark Souza representará o partido na direção da UNE. A novidade foi celebrada em cerimônia realizada na sede do partido, em Brasília.
Presidente interino do PMDB, o senador Valdir Raupp (na foto) soltou fogos:
“O PMDB além de ter uma aliança sólida com o PT e com o governo, tem uma aliança profunda com o povo brasileiro e, em especial, com os jovens do nosso país.”
Presente, Daniel Iliescu, o comunista que preside a UNE, disse que o PMDB é uma “referência” para os jovens. Como assim?
No dizer de Iliescu, o PMDB liderou a luta pela redemocratização do país e ajudou nas “conquistas sociais” obtidas mais recentemente.
Absteve-se de dizer que esse PMDB das lutas democráticas começou a morrer ao admitir em seus quadros, em 1985, o ex-Arena José Sarney, dando-lhe biografia seminova.
O velho PMDB sumiu de vez em 1992. Foi sugado pelas águas frias do mar de Angra dos Reis, a bordo do helicóptero que levava Ulysses Guimarães, jamais resgatado.
Tomado pelas palavras, o jovem Iliescu fala do PMDB do passado de olho do ex-PMDB do presente:
“Temos certeza de que esta agremiação partidária irá fortalecer muito a gestão da UNE junto ao Poder Público.” Ah, bom.
Representante da direção do PCdoB na cerimônia de Brasília, André Tokarski também evocou o passado para justificar o presente:
“Nós no sentimos muito à vontade aqui na sede do PMDB”, discursou Tokarski.
“Na década de 1980, no período de exceção, compusemos esses movimentos e consideremos que esse partido é fundamental para a democracia…”
“…É um grande serviço para a UNE que a Juventude do PMDB integre a Executiva da entidade e isso mostra a pluralidade da instituição…”
“As forças progressistas precisam se unir, essa ampla coalização de forças pode dar contribuições fundamentais para a UNE e para o país.” Hummmm!
Fonte: Blog do Josias de Souza
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário