domingo, setembro 04, 2011

Gilberto Dimenstein

Rio ou São Paulo? Bobagem
Leio na última edição da revista "The Economist" um artigo intitulado "Rio ou São Paulo?", retratando um clima de disputa entre as duas cidades aos o olhos de investidores estrangeiros. Depois de longa estagnação, o Rio voltaria a atrair empresas, disputando investimentos. Isso suscita o ambiente, ultrapassado, de disputa entre as duas cidades. É uma bobagem.

Sou paulistano e considero uma das melhores notícias do Brasil a recuperação do Rio que, em muito aspectos, tem revelado uma visão mais avançada do que a cidade de São Paulo. Basta ver, por exemplo, o polo tecnológico focado no petróleo e a agência criada para atrair negócios, entre outras inovações.
A melhoria do Rio é ótima para o Brasil e melhor ainda para São Paulo. Afinal, são mais negócios que se abrem para a cidade de São Paulo. São economias complementares. São Paulo tende a ser um dos polos mundiais da economia criativa pela combinação do ensino superior, dos recursos e por atrair o capital humano mais sofisticado do país. Podia ser muito, mas muito mais, se os poderes públicos se articulassem mais e gerassem um clima mais favorável à inovação como Londres, Nova York, Boston, São Francisco, Barcelona ou Berlin.
Quando (e se) criarem uma linha de trem de alta velocidade, as duas cidades serão quase apenas uma cidade.
Portanto, quanto melhor o Rio, melhor São Paulo. O resto é bobagem provinciana.
Fonte: folha online 03/09/2011

Nenhum comentário: