1. A agência de noticias AFP captou o momento em que Hugo Chávez coordenava, desde seu escritório, a operação que conduziu Zelaya a Honduras, penetrando no espaço aéreo hondurenho. Mais que se ver na foto Chávez apontando a tela de seu televisor Panasonic e aplaudindo a façanha transmitida ao vivo pela cadeia Telesur da Venezuela, experts em temas de segurança chamaram a atenção para o que estava escrito no quadro de fórmica, que o objetivo era provocar um massacre. A mensagem textual de Chávez diz: "051345JUL09 Enjambre de abejas africanas, Tribuna Presidencial, heridos por picadas y desesperación de las personas".
2. Para o analista Mario Berrios, este é um código militar. 051345JUL09 é o que na doutrina militar se denomina grupo-data-hora: dia (05), mês (julho), ano (2009) e a hora (1:45 da tarde), que foi precisamente a hora em que a manifestação estava confrontando a polícia, nas imediações de Camosa, sendo insuficientes os anéis de segurança para retê-los e impedir a aproximação ao aeroporto de Toncontin.
3. “Enjambre (enxame) de abejas africanas” se refere a força popular. “Tribuna Presidencial” é o lugar onde se daria a reinstalação de Zelaya no poder. A frase “heridos por picadas” é a parte mais grave da mensagem e da operação de Chávez. Denota que o objetivo era induzir uma resposta violenta das forçar armadas e policiais, de forma a provocar feridos e que disparassem a queima roupa na busca de mártires. “Desesperacion de las personas” significa que a estratégia final era provocar um estado de ingovernabilidade entre mortos e feridos.
Fonte: Ex-blog de Cesar maia 09/07/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário